outubro 17, 2013

Beth Carvalho: A Poderosa está de volta!

Beth Carvalho
Virada

Beth Carvalho

O que adianta eu trabalhar demais, se o que eu ganho é pouco,
se cada dia eu vou mais pra trás, nessa vida levando soco,
e quem tem muito tá querendo mais, e quem não tem tá no sufoco,
vamos lá rapaziada, tá na hora da virada vamos dar o troco.
Vamos botar lenha nesse fogo, vamos virar esse jogo que é jogo de carta marcada
o nosso time não está no degredo vamos à luta sem medo que é hora do tudo ou nada.


Após longos meses de ausência, a cantora Beth Carvalho está de volta, para a alegria de todos os amantes do bom samba e da boa MPB. Considerada a MADRINHA DO SAMBA pela quantidade de “afilhados” que tem, como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, só para citar os mais destacados...
Beth Carvalho trouxe para o Brasil conhecer o verdadeiro pagode do samba, com o ”Fundo de Quintal” que ela descobriu, integrou e divulgou para todo o Brasil. Nelson Cavaquinho e Cartola são os exemplos de como uma cantora com “olho clínico” pode descobrir valores e levá-los ao conhecimento de todo o Brasil.

Músicas ficaram como “marca registrada” de Beth Carvalho: “O Mundo é um Moinho”, “As Rosas não Falam”, “Saco de Feijão”, “Coisinha do Pai”(sucesso interplanetário),”Folhas Secas”, “Goiabada Cascão”, “Camarão que dorme a onda leva”, entre tantas outras que receberam a interpretação personalíssima de Beth Carvalho. Gosto de todas e já usei em campanha política a música “Virada”. É realmente poderosa essa Beth Carvalho.

E agora está de volta: amanhã (dia 18), no HSBC Brasil, estará lançando o seu mais recente trabalho, “Nosso Samba tá na Rua”, com músicas inéditas e, pela amostragem, serão grandes sucessos. A notícia abaixo mostra, em detalhes, a festejada volta de Beth Carvalho:

Beth Carvalho retorna aos palcos

Em 2011, Beth havia lançado “Nosso Samba Tá na Rua”, chegou a fazer shows para promover o álbum até que, no fim do ano, cancelou os demais compromissos devido a dores nas costas. Ela passou por uma cirurgia na coluna, procedimento realizado com a inclusão de dez parafusos na altura da lombar.
Foi uma recuperação lenta. Quando estava prestes a receber alta, houve uma inflamação ao redor do cateter, por onde ela recebia a medicação. Acabou internada na CTI com infecção pulmonar. “Um susto daqueles, com algo que não tinha nada a ver com o problema na coluna. Tanto que, três dias depois de sair da CTI, recebi alta, já estava ótima”.
Beth ainda caminha com dificuldade, devido a uma artrose no fêmur. Algo que considera “desagradável”, mas que ela “dá um jeito”.
O longo período de internação causou mudanças na rotina de médicos e enfermeiros. No quarto do hospital, Beth tinha sempre um cavaquinho e um violão.
“Teve samba todo dia”, diz a cantora, sorridente. Chegou até mesmo a improvisar um estúdio de gravação no local. “Gravei uma faixa para um disco com músicas de dona Ivone Lara e outra para a Lu.”
A sobrinha Lu Carvalho cresceu acompanhando as rodas de samba da família. Participou como backing vocal dos shows da tia e agora lança seu primeiro disco.
“Cheguei no hospital com meu produtor musical, um microfone, um fone e um computador. E ficou maravilhoso o resultado”, diz Lu.
De acordo com a sobrinha, ao ser interrompida por enfermeiros, Beth chegou a reclamar: “Será que não posso gravar uma música em paz nesse hospital?”
Nessa apresentação Beth Carvalho combina o repertório de “Nosso Samba Tá na Rua” com outros sucessos de sua carreira. “Coração Feliz” (de Adilson Bispo, Marquinho PQD e Gerson do Vale), faixa que deu nome ao disco da cantora lançado em 1984, entrou no roteiro.
“Essa música fez muito sucesso, mas acabou esquecida com o lançamento de meus outros discos. Há muito tempo não cantava”, diz.
Já as sempre lembradas “Andança” e “Vou Festejar”, Beth vai tentar evitar: “Não estão no roteiro. Só se for no bis. Não queria cantar as coisas óbvias, mas é difícil porque todo mundo sempre pede essas”.

Beth Carvalho traduz seu estado de espírito ao cantarolar um trecho de “Minha Festa”, de Nelson Cavaquinho, música de abertura do show que vem apresentando pelo Brasil e chega a São Paulo em outubro, no HSBC Brasil. Ontem ela estreou essa apresentação no Rio.
“Organizaste uma festa em mim/ É por isso que eu canto assim”. Ela justifica a escolha: “Essa é a minha festa. O show é uma celebração da minha volta.”
É um momento significativo para a cantora. Em julho, Beth retomou a vida no apartamento em São Conrado, de frente para o mar, na zona sul carioca. Voltou para casa após um ano e um mês internada em um hospital.
(“O Diário de Mogi”, 16/10/2013)



5 comentários:

Delmanto disse...

Esse é o verdadeiro Brasil: feliz, positivo, disposto para a luta mesmo diante de tanta canalhice e de tanta corrupção. É o espírito da “virada” que mobiliza a todos, sempre... Romântica e inimitável, Beth Carvalho é realmente a PODEROSA!
Vamos relembrá-la e vamos acompanhar esse novo lançamento de Beth Carvalho, com músicas inéditas e lindas e com a participação de “novos afilhados (as).
É isso!

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela) NOSSA ARMANDO , QUE NOTICIA TÃO BOA QUE VOCÊ ME DEU ...É A MINHA FAVORITA NO SAMBA ...ME ALEGROU MUITÍSSIMO .BENVINDA SEJA ESSA RAINHA OUTRA VEZ ...ABRAZOTE

Anônimo disse...

Jane Moraes (Facebook) sempre curti mto

Anônimo disse...

Olhem que beleza...É puro romantismo:
“Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim”
Essa música “imortal” do Cartola vira enacantamento na voz de Beth Carvalho.
Isso é muito bom... (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Meu d’us! Cartola + Beth Carvalho é para ouvir ajoelhada...kkkkkk
Vejam estes verso:
“Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó...”
Fui...
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário