janeiro 02, 2014

Educação no Brasil: Na Lanterna do Mundo!

Educação no Brasil: Na Lanterna do Mundo!

O Brasil NÃO apresenta avanços na EDUCAÇÃO há 13 anos!
Na avaliação internacional de EDUCAÇÃO realizada pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico que analisa o desempenho de 65 países (desde 2000), o Brasil ficou em 58º lugar! É UMA VERGONHA!

REPETIMOS: Há 13 Anos NÃO avançamos em EDUCAÇÃO!

A maciça propaganda oficial do governo “cantando loas” na EDUCAÇÃO não corresponde a verdade. É preciso que atentemos para essa análise técnica, pois o Brasil pode estar perdendo o BONDE DA HISTÓRIA perante as demais Nações. A matéria abaixo, da revista ÉPOCA é chocante! Nos posts linkados, já havÍamos alertado para a necessidade de um CHOQUE DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA!


Educação: Choque de Gestão!/ leia aqui
Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro!/ leia aqui
Choque de Gestão na Educação! É Urgente!/ leia aqui
Educação Integral: Caminho Único!/ leia aqui
Educação errada = Escola fajuta!/ leia aqui

“A conta do fracasso na educação
Um estudo exclusivo mostra que apenas 8% dos alunos brasileiros terminam o ensino fundamental com conhecimentos adequados tanto em português quanto em matemática
CAMILA GUIMARÃES

O Brasil passou por mais um vexame nos resultados do Pisa, a avaliação internacional de educação feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A prova tri-anual, que avalia os conhecimentos de leitura, matemática e ciência de alunos de 15 e 16 anos, mede e compara o desempenho de 65 países. O Brasil, que participa desde 2000, ficou em 58º lugar. Não registra avanço significativo há 13 anos. Em comparação com países da América Latina, como Chile e México, perdemos em domínio das disciplinas e em equidade (alunos pobres aprendem e avançam menos que os ricos). Em relação aos países mais ricos, a diferença é gritante. Quase 70% dos alunos brasileiros não sabem o mínimo de matemática, em comparação com 8% de Cingapura, 9% da Coreia, 25% dos Estados Unidos e 24% da Espanha.”

“Se o resultado parece ruim, fica ainda pior quando se avalia quantos alunos sabem tanto matemática quanto português. Esse levantamento foi feito com exclusividade para ÉPOCA pela Fundação Lemann, ONG especializada em educação. O estudo mapeou mais de 5 mil municípios e avaliou quantos alunos da rede pública sabem tanto português quanto matemática em níveis adequados. Segundo o levantamento, apenas 23% de todos os alunos do 5º ano sabem o que deveriam, ao mesmo tempo, nas duas disciplinas. No 9º ano, quando estão a um passo do ensino médio, essa proporção é de apenas 8%. Apenas 35 cidades cumprem a missão de ensinar o mínimo em ambas as áreas para 70% ou mais do total de seus alunos do 5º ano. No 9º ano, nenhuma.”
“Esse desequilíbrio no ensino brasileiro também aparece na comparação internacional. Segundo a avaliação da Fundação Lemann, a partir dos dados da OCDE, apenas 8,1% do total de alunos brasileiros que fizeram o Pisa em 2012 tem aprendizado adequado nas três disciplinas avaliadas: português, matemática e ciência. É menos do que México (9,7%), Uruguai (13,5%), Chile (18%) e Turquia (27,7%). Os países considerados avançados em educação têm proporções bem diferentes: Polônia e Canadá, 57%; Coreia, 68%; Finlândia, 60,6...”
(revista “ÉPOCA”, 26/12/2013)


10 comentários:

Anônimo disse...

Como pode ser vencedor um povo que não come o suficiente e que não vai à escola? Como podem, os jovens brasileiros, levarem adiante o ideal do Brasil progressista, se não tem cultura, educação e nem emprego??? É preciso que os nossos governantes optem por um investimento maciço na educação. Educação em tempo integral: o aluno entra pela manhã, tem as aulas, almoça, tem a hora de lazer, tem auxílio pedagógico na feitura das tarefas escolares, tem a hora da prática de esporte, tem o lanche da tarde, hora de estudo e...pronto! Está sendo formado o CIDADÃO BRASILEIRO! Essa é minha opinião como professor e como cidadão consciente. Obrigado.
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O esforço governamental que a Índia está fazendo é exemplar. Segue um pouco o esforço igual e até mais completo feito há anos pela Coréia do Sul...É O ÚNICO CAMINHO!
Só com esse esforço oficial, inclusive utilizando esses instrumentos tecnológicos como “BENS DE USO DA HUMANIDADE”, é que se viabilizará o grande salto a LIBERTAR o país do atraso e da miséria cultural!
É isso: BENS DE USO DA HUMANIDADE!
A propriedade industrial NÃO pode APRISIONAR conquistas tecnológicas e IMPEDIR o acesso de milhões de seres humanos ao desenvolvimento e ao progresso. E não se trata de ganho comercial! Não é comércio. Não é utilizar o conhecimento alheio para usufruir ganhos materiais.
Com a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO, através das redes sociais, o PLANETA TERRA está se transformando, realmente, em uma ALDEIA GLOBAL.
E NÃO é justo se privar desse avanço tecnológico, representado por essas conquistas tecnológicas digitais, uma tão grande massa de cidadãos no mundo todo.
Independentemente do que está ocorrendo na Índia, que rapidamente passou a fabricar seus “iPads genéricos”, o Brasil precisa, PELO MENOS, partir para um ousado PLANO EDUCACIONAL para o país como um todo, valorizando a educação e investindo pesado em sua infra-estrutura!
E nem citamos a CHINA, que há muito tempo produz de tudo sem dar atenção ou satisfação a ninguém!
Sem um verdadeiro CHOQUE DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO, o Brasil não conseguirá fazer um proveito efetivo para a sua população, aproveitando o momento especial que vive economicamente.
Vamos ACORDAR!
ATENÇÃO, BRASIL!!!

Anônimo disse...

Delmanto, o que o chineses estão fazendo é uma revolução total!
Na educação, também. Num esforço concentrado dos governantes, hoje tem mais chineses falando inglês do que americanos. É piada? Não é, não! Segundo dados do governo chinês, são cerca de 350 milhões de chineses que aprenderam e dominam o inglês...Pra quê? Ora, para ingressar e dominar o universo comercial e cultural do mundo ocidental. O pessoal não está para brincadeira, não. Enquanto no Brasil – desde o início da chamada Nova República – o exercício do Poder é feito sem a preocupação com um Plano de Metas ou um Planejamento Governamental, lá, na CHINA, estão fazendo acontecer JÁ!
Quando o Plano Real nos possibilitou a eleição de uma pessoa capaz como Fernando Henrique o que aconteceu? Ele quebrou uma norma constitucional e de nossa tradição jurídica: APROVOU A REELEIÇÃO! Ele teria que ter feito a reforma fiscal e tributária para aperfeiçoar o Plano Real e numa postura de estadista, teria que ter feito a REFORMA POLÍTICA. No entanto, desde a posse passou a trabalhar pela reeleição num trabalho junto ao Congresso Nacional que, dizem os especialistas, foi o embrião dos “MENSALÕES” que viriam por aí!
A nossa esperança é que o Brasil deixe de ser o centro de notícias de enriquecimento repentino... E nem se fale mais de FAXINAS!!!
Não se brinca impunemente com o futuro de uma Nação!
A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO está deixando as DITADURAS da Ásia e da África com os dias contados e, na Europa, com o movimento dos INDIGNADOS está levando a bandeira da boa gestão e da sustentabilidade do desenvolvimento dos respectivos países, com a garantia de emprego para a sua juventude, como um alerta urgente para os governantes...
É preciso ficar atento. As DEMOCRACIAS-MEIA-SOLA da América Latina que fiquem atentas porque a aparente calma dos respectivos povos apenas esconde o vulcão de cidadania que virá por aí. E o Brasil – com certeza! – não estará fora dessa higienização política!
Então, a utilização de iPads, oficiais ou piratas, passa a ser uma DECISÃO DE GOVERNO, representando a VONTADE POLÍTICA de um país que se não CORRER, ficará, definitivamente, para trás!!!
O BRASIL PRECISA DE CHOQUE DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO!
Queremos o nosso iPad Genérico!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

É PRECISO DAR UM RUMO ÀS REIVINDICAÇÕES GENÉRICAS. Os protestos nas manifestações precisam ser concentrados na EDUCAÇÃO. É o caminho para a LIBERTAÇÃO VERDADEIRA DO BRASIL! E é URGENTE URGENTÍSSIMO!!!
Vamos convocar os INDIGNADOS brasileiros e concentrar POSITIVAMENTE as manifestações na EDUCAÇÃO! EDUCAÇÃO, JÁ! (haroldo.leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

A educação no Brasil teve dois brasileiros, verdadeiros ESTADISTAS, que foram o governador paulista, Armando de Salles Oliveira e o idealizador da UNB – Universidade de Brasília – Darcy Ribeiro! Essa é uma grande verdade. São brasileiros exemplares. Darcy Ribeiro é da esquerda e o Governador Armando de Salles Oliveira é da direita?!? Claro que não! Os dois são somente GRANDES BRASILEIROS! E estamos conversados. É disso que o Brasil precisa e é isso o que o Brasil quer! Ponto e basta!

Anônimo disse...

Ana Maria Winckler Audi (Facebook): Sem comentários

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):compartilhou sua foto.
2 de janeiro
e nós continuamos la,
no fim da fila ...

Anônimo disse...

Carlos Teixeira Pinto (Facebook):
O povão sabe disso ? Duvidooooo . ABRAÇO Armando .

Anônimo disse...

Ademir Audi (Facebook):
Sem valorização de nossos professores, a nota que o Brasil recebe é o reflexo do fracasso escolar; sem políticas, programas ou estratégias, ou algo mais às escuras...rsrs... Abraços Armandinho!

Anônimo disse...

Maria De Lourdes Fumis (Facebook):
Que triste realidade!

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