fevereiro 04, 2014

Tuminha ou Tumão ?!?

Tuminha ou Tumão ?!?

charge de Paulo Caruso no programa Roda Viva da TV Cultura
Entrevista de Romeu Tuma Jr no Roda Viva/ SENSACIONAL/ veja aqui
Grave, Gravíssimo! A entrevista de Romeu Tuma Jr., ex-secretário nacional da justiça no governo Lula, e profissional há 35 anos na área criminal, trouxe fatos que incriminam o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e seu “braço direito”, o ministro da secretaria geral da presidência da república (no governo Lula e no governo Dilma), Gilberto Carvalho.



Fiquei surpreso com essa entrevista.
Romeu Tuma Jr. é um profissional capacitado, antenado e “domina" todos os assuntos que foram relatados no seu livro “Assassinato de Reputações”. A oposição (sempre falha) e mesmo a base aliada deveriam analisar com muita atenção o que foi dito ontem no programa Roda Viva , da TV Cultura.

O assassinato de Celso Daniel

Na entrevista de Tuma Jr., ficou claro que seu distanciamento do governo estava “preso” ao assassinato de Celso Daniel, quando Tuma Jr. era o delegado que estava com o caso até o mesmo ser requisitado para DHPP. Portanto, detinha pleno conhecimento do assassinato EM SEUS MÍNIMOS DETALHES... Tuma Jr. diz que Gilberto Carvalho lhe confessou, entre lágrimas, que “ele tinha ido até a família de Celso Daniel para esclarecer que Celso Daniel era honesto e que o dinheiro era para financiar o partido e que ele mesmo o entregava a José Dirceu”...
ministros Miriam Belchior e Gilberto Carvalho

Ora, o Gilberto Carvalho era secretário de governo de Celso Daniel, seu “homem de confiança” e a atual ministra Miriam Belchior era ex-esposa de Celso Daniel ( casada por 10 anos) e ocupava também uma secretaria da prefeitura de Santo André.
Estranho, muito estranho!


RESUMINDO: o prefeito de Santo André era o COORDENADOR da campanha de Lula à presidência da República. Era o encarregado de desviar dinheiro para que o PT tivesse estrutura para uma campanha presidencial. Ele foi morto. O PT nunca mais “toca” no assunto. Esquece de Celso Daniel e...no entanto...desde a “primeira hora”, coloca 2 ex-secretários de Celso Daniel com "CADEIRAS FIXAS” na estrutura da presidência da República... Gilberto Carvalho como Ministro da Secretária Geral da Presidência e Miriam Belchior como Ministra do Planejamento...
Isso é estranho. Muito estranho!!!


E agora?!? O Tuminha (como é chamado pelos petistas) é mesmo Tuminha ou um tremendo TUMÃO?!? Um Tumão capaz de ter dados DEFINITIVAMENTE comprometedores sobre Lula, Gilberto Carvalho e outros petistas de “alto coturno”!  Um Tumão capaz de balançar as estruturas dessa nossa DEMOCRACIA MEIA-SOLA?!:
Tumão deixou claro que vivemos em um ESTADO POLICIAL! Isso é grave. E sem o devido controle sobre as ações da Polícia Federal!!! Ele próprio se declara vítima desse ESTADO POLICIAL! Nem na época do Regime Militar era assim, segundo o ex-secretário nacional da justiça (por 3 anos e meio) do governo Lula.

A matéria da “Tribuna na Internet, do conceituado jornalista/editorialista Carlos Newton, precisa ser lida com redobrada atenção:


“Tuma Jr. Balança a República, confirma que Lula era informante do DOPS e diz que possui provas sobre todas as denúncias.

Carlos Newton


O programa Roda Viva começou morno, mas foi enquentando no decorrer do período, até começar a cozinhar o PT, Lula, Gilberto Carvalho, Dilma Rousseff e companhia limitada. No final, a panela de pressão estava realmente fervendo, e o ex-secretário nacional de Justiça e ex-delegado federal Romeu Tuma Jr. aproveitou para anunciar que está escrevendo o segundo livro da série “Assassinato de Reputações”.
Entre os entrevistadores, dois estavam a favor dele – o apresentador Augusto Nunes e o colunista Ricardo Setti, do site da Veja. Os demais estavam flagrantemente tentando demolir Tuma Jr., que pesa uns 120 quilos e é duro na queda. Os jornalistas Mário Cesar Carvalho, da Folha, Eugenio Bucci e Fernando Barros, ambos do Estadão, e a historiadora Cristine Prestes tentaram fustigar o entrevistado, mas ele absorveu bem os golpes e respondeu de forma irrefutável as perguntas, portando-se com muita firmeza.
No início, o programa foi uma chateação, porque o entrevistado só se preocupava em explicar a montagem das acusações contra ele no episódio da chamada máfia chinesa. E tanto fez que acabou demonstrando que realmente foi vítima de uma armação. No final, Tuma Jr. conseguiu fazer um estrago na reputação de muitos petistas, especialmente Gilberto Carvalho e Lula.
NINGUÉM PROCESSA…
O programa começou com o apresentador Augusto Nunes afirmando que Tuma Jr., no livro, faz pesadas acusações contra importantes autoridades brasileiras. E perguntou se o ex-delegado já está sendo processado por alguém que tenha sido alvo de suas denúncias.
Tuma Jr. respondeu que até agora ninguém o processou. “O que houve é que fizeram ameaças a mim e a minha família, mas processo mesmo ninguém abriu”, assinalou, explicando que nenhum dos acusados deve processá-lo porque isso daria margem à abertura de uma investigação judicial, na qual ele poderia apresentar provas da veracidade de suas denúncias.
Em seguida, Mário César Carvalho lembrou o caso da máfia chinesa, e Tuma Jr. passou a explicar esse episódio, que foi o grande motivo para a preparação do livro, destinado a reparar os danos à sua imagem de homem público.
O segundo entrevistador, Ricardo Setti, puxou o assunto do assassinato de Celso Daniel, mas Tuma Jr. continuou falando sobre a armação que fizeram contra ele, grampeando seus telefonemas durante dois anos e depois vazando para a imprensa seu suposto envolvimento com criminosos.
“No único grampo divulgado, eu apareço falando com o denunciante do caso, mas fizeram parecer na imprensa que eu estava me comunicando com algum integrante de uma quadrilha”, explicou, dizendo que não existia a tal máfia chinesa, nunca abriram inquérito contra ele e o depoimento que prestou à Polícia de São Paulo simplesmente sumiu.
ESTADO POLICIAL
O entrevistado seguinte, Eugenio Bucci, perguntou sobre as irregularidades na Polícia Federal denunciadas no livro. Tuma Jr. então confirmou as acusações, dizendo que o Brasil está vivendo num Estado policial, que não pode continuar. Disse que a Polícia Federal está “instrumentalizada” pelo governo e tem extrapolado suas obrigações, ao usar seus serviços de inteligência com objetivos partidários, para prejudicar adversários políticos.
Logo depois, Fernando Barros perguntou sobre o caixa 2 da prefeitura de Santo André e o envolvimento do ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República. Indagou se Tuma Jr. tem provas das acusações.
O ex-delegado confirmou rapidamente as denúncias, dizendo que Carvalho era mesmo o encarregado de recolher a propina. E voltou a se defender das acusações sobre a tal máfia chinesa.
A entrevistadora Cristine Prestes insistiu em indagar se Tuma Jr. tem provas, pois isso não ficara claro na resposta anterior dele a Fernando Barros. Para variar, o entrevistado continuou dando mais detalhes sobre a armação feita a propósito da máfia chinesa e disse que pediu para ser investigado na Comissão de Ética do Planalto, onde foi considerado inocente por unanimidade. Por fim, a respeito das provas, disse apenas que apresentará os documentos assim que alguém ousar processá-lo.
CENTRAL DE DOSSIÊS
Depois do intervalo, Augusto Nunes indagou se a “central de dossiês” denunciada no livro continua funcionando.
“Bem, não estou mais lá, mas acredito que ainda estejam fazendo isso, porque continuam realizando investigações irregulares através do Serviço de Inteligência da Polícia Federal”, comentou. Disse que, na época em que constatou essas distorções, chegou a alertar o ministro da Justiça Tarso Genro, que lhe respondeu que isso era normal.
O ex-delegado disse então que Polícia federal está instrumentalizada pelo governo e tem usado poderes de polícia judiciária, fazendo inquéritos sigilosos, sem dar acesso aos advogados das pessoas investigadas e agindo movida por interesses político-partidários.
GRAMPO NO SUPREMO
Em seguida, Mário Cesar Carvalho tentou desmentir Tuma Jr. sobre o grampo no Supremo contra Gilmar Mendes e outros ministros. Disse ter entrevistado o agente da Polícia Federal citado no livro, que lhe negou ter ido a Brasília atuar no STF. A essa altura do programa, parecia que pela primeira vez algum dos entrevistadores enfim conseguira derrubar uma das acusações do ex-secretário nacional de Justiça.
Mas Tuma Jr. se saiu bem. Confirmou que houve mesmo os grampos no Supremo e disse que o agente da Polícia Federal mentiu ao ser entrevistado por Carvalho. Para provar, exibiu um documento de requisição de passagem para Brasília em nome do tal agente. Depois, assinalou que a Polícia Federal grampeou não somente os telefones fixos do Supremo, como também os celulares dos ministros.
CASO CELSO DANIEL
Aí o programa esquentou de vez, porque Tuma Jr. então se alongou sobre assassinato de Celso Daniel em 2002, quando era prefeito de Santo André e coordenava a campanha de Lula.
O ex-delegado disse ter feito fotos do cadáver de Celso Daniel, mostrando que ele sofrera tortura, porque havia marcas nas costas. Assinalou ter conseguido desvendar o crime e até fez um acordo de delação premiada com o suposto assassino, mas no dia seguinte ele foi morto na cadeia, antes de prestar depoimento.
“Depois disso, fui afastado do caso, sob alegação de que o inquérito seria conduzido por uma delegacia especializada”, ironizou.
E confirmou que o hoje ministro Gilberto Carvalho era o encarregado de receber a propina da Caixa 2 da Prefeitura de Santo André, dizendo que isso lhe foi revelado pessoalmente por Carvalho, em 2010, e o ministro chorou ao lhe fazer tal confissão.
ACUSAÇÕES A LULA
No final vieram as acusações ao ex-presidente Lula, que eram aguardadas desde o início do programa. Tuma Jr. disse que foi nomeado para a Secretaria Nacional de Justiça na cota pessoal de Lula, a quem conhecera como líder sindical no regime militar, quando trabalhava no DOPS e Lula era informante e muito ligado ao seu pai, o então delegado Romeu Tuma, que depois entrou na política e virou senador.
Garantiu que Lula sempre foi próximo aos militares e citou um episódio ocorrido numa reunião, quando a advogada Terezinha Zerbini, fundadora do Movimento Social pela Anistia, defendia os direitos de militantes metalúrgicas perseguidas pelos militares e Lula cassou-lhe a palavra.
Disse que as fotos de Lula sendo preso mostram bem sua ligação com os militares e com o DOPS, porque registram que o então líder sindical foi conduzido no banco de trás da viatura policial, sentando junto à janela, com o vidro aberto e fumando, uma situação inadmissível se ele fosse um preso qualquer.
Assinalou que Lula passou muitas informações aos policiais e disse que tudo está bem documentado, porque os arquivos do DOPS foram preservados. “Lula tem muitas revelações a fazer”, ironizou Tuma Jr., desafiando: “Abram os arquivos do DOPS! Abram os arquivos!”.
Depois, falou também sobre o caso Rosegate, que envolve a namorada secreta de Lula, Rosemary Noronha, e comentou que a Polícia Federal ficou mal no episódio, que teria “capítulos hollywoodianos”. E por fim, disse que está escrevendo o segundo livro, dando a entender que os documentos serão publicados nesta próxima edição.”
Lula indo para a prisão

(Tribuna da Imprensa” – 04/02/2014)

14 comentários:

Delmanto disse...

Ufa!
Não é fácil dar uma visão geral do que foi a entrevista do ex-secretário nacional da justiça (governo Lula), o Dr Romeu Tuma Jr. Foi uma verdadeira “BOMBA”!
O Lula e o Gilberto Carvalho e o PT estão DEFINITIVAMENTE comprometidos com as declarações de Tumão (e ele diz que tem prova de tudo!) que como profissional da área criminal e formado na escola de seu pai, Romeu Tuma, precisa e deve ser respeitado. Não falaria “abobrinha”, não colocaria o nome Tuma – construído por anos e anos de atuação de seu pai, Romeu Tuma, em governos da época do Regime Militar e em governos da Nova República!!!
Vamos aguardar os acontecimentos.
Essa “BOMBA” poderá ser, definitivamente, a peça principal para o “desmonte” dessa tomada fisiológica do poder pelo PT. Muita incompetência e muito amadorismo. Mas, com certeza, muita “gula”... Foram com muita “sede ao pote” e, despreparados (vide a condenação de toda a cúpula petista no Mensalão!) estão enfiando o pé na lama”, literalmente...
É isso.

Anônimo disse...

Sérgio Viana (Facebook): Só de ver a diferença de tratamento da imprensa sobre o livro do tuminha e o livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr. já dá pra ter um diagnóstico do quanto convém e da firmeza da índole.
Em ano de eleição, nada mal para um futuro candidato a deputado federal, que até então vivia na sombra do pai.

Anônimo disse...

Sérgio Viana (Facebook):Recomendo duas análises feitas pelo Observatório da Imprensa:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/.../o_novo_heroi...

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/.../_ed777_tuma...

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook); ".E por aí vai. Já Amaury Ribeiro Jr. foi indiciado pela Polícia Federal por quatro crimes: violação de sigilo fiscal, corrupção ativa, uso de documentos falsos e oferta de vantagem a testemunha, tendo participado, como membro da equipe de campanha da candidata do PT, de atos contra o adversário tucano.
O livro, portanto, continua sendo parte da sua atividade como propagandista da campanha petista, e evidentemente tem pouca credibilidade na origem."
Leia a íntegra em A ficção do Amaury Merval Pereira, O Globo

Delmanto disse...

Não é possível perder o foco. O FOCO É A CORRUPÇÃO E A BANDIDAGEM! Não interessa se é do PT ou do PSDB. Este Blog tem atuado no combate aos “malfeitos” que maculam esta Terra de Santa Cruz.
No post “ Privataria = Privatização + Pirataria Malandra? E Agora, José?!?”
(http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2011/12/privataria-privatizacao-pirataria.html)
Facalizamos as atuações do PSDB denunciadas no Livro “ A Privataria Tucana”. Acompanhamos todo o desenrolar do MENSALÃO. E estamos dando os detalhes dessas acusações gravíssimas do Romeu Tuma Jr. São acusações que remontam ao início da ascensão do PT ao poder.
É isso.

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Seu blog é independente Armando , porisso compartilho-o muitas vezes... colei parte do artigo do Amaury ... pq desconheço...se o outro Amaury ...citado pelo seu amigo , retrucou aquele conteúdo ... no entanto, acho que o seu, em especial...é a tribuna de debates ideal... pois livre de partidarismo... abraços e continue assim ... afinal isso é vivência plena da democracia...quer queiram... quer nao queiram!!!!

Anônimo disse...

Sérgio Viana (Facebook): Por favor, sem ignorância por ideologias partidárias. Os processos contra o jornalista Amaury Ribeiro Jr. são movidos justamente por aqueles a quem ele acusa e ao contrário do livro do Tuminha, o de Ribeiro é baseado em documentos e não em vida pessoal. Com todo respeito Antonio, meus comentários foram feitos a fim de analisarmos o comportamento da imprensa e a criação do debate sobre esse personagem com interesses políticos, o Tuminha. Como jornalista, quis erguer essa questão referente a IMPRENSA. Se puder releia os comentários e veja que esse é o foco. No terceiro, inclusive, minhas recomendações são do Observatório da Imprensa, um órgão independente, do qual todos os profissionais da comunicação tem orgulho e demonstram muito respeito. É um espaço para discussão muito rico, não importa de que partido é, o foco é a postura da mídia, do jornalismo. Se Ribeiro Jr é culpado ou não de alguma coisa que vc citou, se Tuminha é só um candidato a deputado federal precisando armar um curral ou não... não posso afirmar ou negar. Mas que o tratamento da mídia é altamente dicotômico, é impossível negar. Sem tucanos, sem petralhas, sem manipulação de propaganda. Por favor, alimente um debate saudável, não se cegue por, seja qual for, ideologia. Abraços.

Delmanto disse...

O FOCO :
1) Gilberto Carvalho era quem pegava as propinas” e levava para o PT , entregando ao José Dirceu?
2) O prefeito Celso Daniel era o coordenador da campanha do Lula além de ser prefeito de Santo André?
3) Desde que chegou à presidência da república, o PT tem dado espaço “cadeira cativa” para o Gilberto Carvalho e para a ex-esposa de Celso Daniel?
4) O Ministério da Justiça forjava “dossies” contra os adversários do PT, até contra Dona Ruth Cardoso?
5) Alguém do PT já processou o Romeu Tuma Jr. Pelas graves denúncias que fez em seu livro “Assassinato de Reputações? Se são inocentes, porque ninguém se manifestou?
6) O prefeito Celso Daniel percebeu que além de mandarem dinheiro para o PT, muitos dos da “thurma” estavam embolsando o dinheiro?
7) Era para ser um sequestro para assustar o Celso Daniel, deu errado, e ele morreu, é isso? E nunca ninguém apurou esse crime?
8) Os irmãos de Celso Daniel estão vivendo na Europa pois estão “jurados de morte” aqui no Brasil por quererem elucidar o assassinato de Celso Daniel?
9) O PT sempre atacou o banqueiro Daniel Dantas, Mas, segundo prova mostrada por Tuma Jr, o PT recebeu i milhão e quinhentos mil reais do banqueiro Dantas para a campanha de Dilma Rousseff (2010) e, desde então, parou de atacá-lo?!?
10) A cúpula toda do PT (José Dirceu, ex-presidente do PT e ex-Chefe da Casa Civil; José Genoino, ex-presidente do PT; e Delúbio Soares, es-Tesoureiro do Pt; e João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados pelo PT) foi CONDENADA À PRISÃO por CORRUPÇÃO ATIVA, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E LAVAGEM DE DINHEIRO?

Anônimo disse...

O PT gosta de viver o mundo das fantasias: o José Genoino é um “bom homem”, só foi condenado por corrupção ativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro e (milagre), as contribuições dos “correligionários” quase chegou a um milhão, vejam como Genoino é querido: o José Dirceu, guerrilheiro formado em Cuba, voltou ao Brasil e passou a viver como um cidadão qualquer (com outro nome) no Paraná, não foi para a luta armada e quando foi “defenestrado” do Puder, ao invés de ir a Cuba ou para a Venezuela, foi para a Ilha da Sardenha onde só vão os milionários e onde o ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi tem uma Vila, e quando voltou ao Brasil, passou a dar “consultorias” no Hotel onde, depois, ia ser empregado por 20 mil reais e, antes de tudo, caprichou no implante de um topete, afinal “guerrilheiro de francaria”, precisa pelo menos ser “zé bonitinho”; e por aí vamos sem limites nos exemplos, dando destaque ao próprio Lula (informante do DOPS), hoje milionário, com viagens “proibidas” com sua amante Rose, que em uma das viagens levou 25 milhões de euros para serem depositados em uma conta em Portugal...
Tá certo isso, Terta?
Esses petistas não enganam mais ninguém. E nas eleições de 2014 vão “comer o pão que o diabo amassou”...
Dona Dilma ou sua regra 3, a Marina Silva vão ver o que é bom para a tosse!
Estou enojado!
Camburão neles!
Petralhas fajutos!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook);
Sem querer mas.... polemizando caro Sérgio Viana...entrei no face do Bruno Barros Barreira... em face do seu inteligente artigo ventilado no conceituado Observatório de Imprensa...sinceramente nao vi alí nada de neutralidade!!! pelo contrário....

Anônimo disse...

É isso mesmo: é preciso ter FOCO e não fugir da discussão desses crimes cometidos pelo PT. Mas para mostrar a grande malandragem do PT com sua “ideologia” e mostrando como o PT TRAIU seus seguidores e desprezou o SOCIALISMO, acaba de ser divulgado que os Bancos nunca tiveram tanto lucro como em 2013, principalmente o Banco Itaú, tão “amiguinho” dos petistas. No governo neoliberal do PT ( e não governo socialista) novos milionários estão surgindo, como Antonio Palocci, Lula, José Dirceu e tantos “cumpanheiros”. E sempre a mesma desculpa: estamos “desapropriando a burguesia”... Mentira! Estão é ficando milionários...Cambada de corruptos! Petralhas malandros! Bandidagem do PT!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): li e reli vários artigos no conceituado Observatório da Imprensa ... e, desculpe....senti ali ...plagiando seu amigo Sérgio "tratamento dicotômico" . Na verdade... é raro articulista imparcial... o que na minha compreensão não macula o jornalista ... desonesto ... é fingir-se imparcial ... com objetivos nítidos de cooptação ...

Anônimo disse...

Sérgio Viana (Facebook): Acho pontos interessantes a questionar, mas prova não vi nada.. só uma entrevista, onde o entrevistado responde o que bem quer. Questionar as acusações dele ou a os acusados é uma escolha que convém ao ponto de vista de cada um.

Anônimo disse...

Sérgio Viana (Facebook): não há imparcialidade em qualquer jornalismo.
E quando lemos alguma coisa que vai contra uma opinião que já formamos tendemos a encontrar essa dicotomia.

Postar um comentário