março 04, 2014

Papa fala palavrão sem querer no Vaticano!

Papa fala palavrão sem querer no Vaticano!


O Papa Francisco, argentino e mesmo dominando bem o italiano, cometeu um erro de pronúncia durante sua benção semanal no Vaticano, em Roma. O Papa pronunciou um palavrão, com uma audiência de milhões de pessoas, mas, logo em seguida, se corrigiu.
No entanto, logo depois, a gafe foi parar na internet e o vídeo foi postado no Youtube, ganhando milhões de acessos em todo o mundo.

A palavra dita pelo Papa, em italiano, foi “cazzo” - gíria popular para o órgão sexual masculino, muito usada na Itália.

Em seu sermão, o Papa, de 77 anos, estava pedindo uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. Falando a partir da janela de seu apartamento no Palácio Apostólico do Vaticano, ele disse: "É meu desejo que todos os cidadãos do país se esforcem para superar mal-entendidos e construir juntos o futuro da nação”.
"Eu faço um apelo urgente à comunidade internacional para apoiar todas as iniciativas em nome do diálogo e da harmonia”, acrescentou o pontífice.

"Um coração cheio de vontade de posse é um coração vazio de Deus. Para isso, Jesus muitas vezes castigou os ricos porque o risco para eles procurarem segurança na riqueza deste mundo é alto. Neste ‘cazzo’, neste caso, a providência de Deus torna-se visível como gesto de solidariedade", completou o Papa.

Apesar do erro, comum para pessoas que falam vários idiomas, o deslize papal deixou a todos surpresos. Seu estilo acessível o levou a ser nomeado pela revista TIME como “Pessoa do Ano”, no final de fevereiro.
Um porta-voz do Vaticano não quis comentar o deslize.



Bocatatu é a Vó / leia aqui

A então primeira-dama do Brasil, Rosane Collor de Mello, em entrevista, mandou um abraço à população de Botucatu/SP e, desacostumada, pronunciou “BOCATATU”. Foi uma "grita geral", mas fizemos o artigo “Bocatatu é a Vó” que serviu para colocar o erro de pronúncia em seu devido lugar. Até o consagrado escritor mineiro, Otto Lara Resende, com a repercussão do caso, escreveu o artigo “Boca, tatu, siri”, na Folha de São Paulo (reproduzido no link “Bocatatu é a Vó”).



Lembro-me, também, de uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em plena campanha pelas “DIRETAS, JÁ!”, com a presença do deputado federal Dante de Oliveira, autor da emenda das eleições diretas, o então governador de São Paulo, FRANCO MONTORO, finalizando com empolgação o seu discurso, prestou suas homenagens “à postura democrática e à oportunidade da emenda de DANTE ALIGHIERI...”
É isso.
Coisas que acontecem...

Papa Francisco, Franco Montoro, Rosane Collor, Erros de pronúncia, Cazzo, Dante Alighieri, Bocatatu

11 comentários:

Delmanto disse...

Do alto de seu carisma, com sua simpatia aceita por cristãos e não cristãos, o Papa Francisco “escorregou” na pronúncia e disse um palavrão. Coisas que acontecem...
Mas aproveitando que os holofotes do mundo todo estão voltados para o Papa Francisco, vamos aproveitar e dar destaque para a sua última e polêmica declaração “não podemos deixar os divorciados longe de Deus...”
Esse Papa é realmente um revolucionário. A Igreja Católica estará, em pouco tempo, totalmente adaptada à atual realidade mundial e, com certeza, estará mais junto de seu rebanho, falando uma linguagem de amor e sendo o abrigo efetivo para todos os cristãos.

Anônimo disse...

A Rose Collor era uma primeira-dama elegante e bonita. Mal sabia que apóspoucos anos seria descartada pelo ex-poderoso Collor de Mello. Como soe acontecer, trocou-a por uma mais nova e graças à tecnologia da fertilização “in vitro”, virou papai de gêmeos.
É a vida... até das celebridades...
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O saudoso ex-governador Franco Montoro, idealizador e fundador do PSDB/Tucano (hoje, com certeza, teria graves e sérias restrições ao comportamento de líderes e do próprio partido) era useiro em trocar nomes... Essa de trocar o nome do dep. Dante de Oliveira pelo de Dante Alighieri apenas repercutiu mais... Mas Montoro – democrata exemplar! – ficaria como exemplo para as gerações futuras exatamente por sua formação democrata-cristã. Durante seu governo realizador e revolucionário em termos administrativos, NÃO ocorreram denúncias como as que estão, agora, maculando a imagem dos tucanos...É pena...
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Está perdoado!
há ± 1 hora · Curtir · 1

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook):
tbém acho está perdoado!

Anônimo disse...

Dalila Albuquerque (Facebook):
Que fria! Imagine o desconforto dele!

Anônimo disse...

Olha, Delmanto, acho que no fundo, no fundo, com todo o respeito, o papa queria dizer isso mesmo:
CAZZO!!! CAZZO!!! CAZZO!!!
Afinal Sua Santidade – o Papa Sorriso! – recebeu há menos de dois meses esse “anão de jardim” que é o Putin. O papa, na ocasião, não deu um sorriso e foi formal o tempo todo, ou seja, ele sabe quem é quem...
Esse “rato/anão/branco” não fazia parte da cúpula do Partido Comunista Russo. Ele era chefe do “SNI”, da “CIA” da Rússia. Então sabia os maiores segredos de todos os dirigentes soviéticos...E chegou no comando. É considerado intelectualmente medíocre, chamado na Rússia de NAZISTA VERMELHO por seus métodos que lembram Hitler. Na comunidade internacional é o “amiguinho” de Berlusconi e participava das festas “Bunga-Bunga” promovidas pelo ex-premier italiano.
É CAZZO MESMO!!!!!!!!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela):
pobrecito cualquiere se euivoca .. está perdonado

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Existem tantas pessoas que nunca emitem palavrão e fazem o mal por pensamentos... Equívoco nos deixa à vontade para entendermos que a possibilidade de gafes são mais comuns do que pensamos... Pelo menos há uma notícia que gera discussão boa!

Anônimo disse...

Delmanto, já que comentaram que o Papa pode ter pensado mesmo em dizer CAZZO, pela pessoa (Putin) envolvida no conflito da Ucrânia, acho que o Franco Montoro, mesmo sendo “esquecidinho”, quis dizer Dante Alighieri numa lembrança da “Divina Comédia”, querendo dizer que a emenda das DIRETAS JÁ livraria o Brasil do INFERNO da Ditadura Militar...kkkk
É preciso sempre buscar a interpretação das coisas...kkkkk
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.

Ródrio comentou a notícia Papa fala palavrão sem querer no Vaticano!.

Comentário:
El Papa se deslizó... kkkk. Se fosse um cidadão comum não daria repercussão nenhuma. Boa terça, amigo.

Postar um comentário