maio 22, 2014

O GOVERNO MONTORO & O SUPER HELICÓPTERO SIKORSKY

O GOVERNO MONTORO & O SUPER HELICÓPTERO SIKORSKY


O Governo de Franco Montoro (1983/1986) representou uma grande reconquista democrática dos paulistas: após 20 anos, ainda no Regime Militar, os governadores dos estados voltaram a ser eleitos pelo povo. Foi a Grande Vitória da Oposição que contou com as mais expressivas participações da “intelligentzia paulista”!

E exatamente por ter contado com a “vanguarda intelectual” de São Paulo, Montoro pode fazer um governo democrático e moderno, no mais diversos setores de atuação do Estado. Especificamente, vamos ter como cenário as empresas energéticas paulistas, para as quais o governador Montoro contou com os professores José Goldemberg e Jacques Marcovitch na presidências das empresas energéticas (ambos exerceram a Reitoria da USP – Universidade de São Paulo).

VIAJANDO NO TEMPO:
 30 ANOS DEPOIS...

Recebi, nesta semana, um pedido de amizade no Facebook de um amigo e colega de trabalho na CESP. Fiquei surpreso. Não esperava esse reencontro, mesmo que virtual. Há mais de 25 anos não tinha contato e nem encontrava esse amigo. Esse reencontro me levou a uma “viagem no tempo”... Há dias rememorando aquele período, talvez um dos mais importantes em minha carreira profissional. Tenho muito orgulho de ter atuado e de ter podido participar, de forma efetiva, desse importante e vitorioso período da história política paulista.

No ano de 1983, pertenci à equipe do prof. José Goldemberg/Jacques Marcovitch durante o governo inovador de Franco Montoro. Pertenci à Coordenadoria de Gestão Empresarial da Presidência da Energia de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás), tendo como coordenador, Jovelino de Carvalho Mineiro. À época, a ENERGIA DE SÃO PAULO era a maior empresa da América do Sul, à frente da Petrobrás. Participei da elaboração do projeto jurídico da Presidência Unificada das empresas de energia paulistas.





Devido ao bom desempenho da gestão do prof. Goldemberg à frente da Energia São Paulo, em 1983. o coordenador da Gestão Empresarial foi convidado para participar, em 1984, da reestruturação do Setor de Publicidade do Governo Estadual. Tive a oportunidade de também participar dessa tarefa com prazo determinado. Antes mesmo do final de 1984 já estávamos de volta à CESP.


Convidado, em 1985, assumi o Departamento Administrativo da CESP, responsável pela administração dos imóveis (da capital e do interior) da empresa e das frotas de veículos (utilitários, carros, caminhões) de aviões e de helicópteros , além das áreas de serviços técnicos e manutenção.

Durante o ano de 1985, representando a CESP, participei juntamente com o Ten.Coronel Mário José de Almeida Pernambuco e do Major Antonio Moreira Soares de Azevedo (da Chefia da Casa Militar do Governo do Estado), da compra na Inglaterra (Chester), do Jato Executivo Bae 146 da British Aerospace, destinado ao uso do governador do estado, substituindo 5 aeronave de pequeno porte e de muitos anos de uso.

Também em 1985, novamente pela CESP e na companhia dos mesmos representantes da Casa Militar, seguimos para os Estados Unidos (Jupiter/Flórida), mais especificamente para a fábrica da SIKORSKY AIRCRAFT EXPORT CORPORATION, onde foi efetuada a compra do HELICÓPTERO SIKORSKY S-76 (o conhecido TROVÃO AZUL), nº de série 76-00171, da UNITED TECNOLOGIES INTERNACIONAL INC. O helicóptero era para uso do governador e de sua equipe de governo.






SIKORSKY – E O PRIMEIRO HELICÓPTERO MONORROTOR

Ele é reconhecido e festejado nos Estados Unidos como um herói nacional: Igor Ivanovich Sikorsky!
Nasceu em Kiev/Ucrânia em 25/05/1889 e faleceu em Easton/EUA em 26/10/1972.



O primeiro voo de um helicíptero monorrotor foi realizado por Sikorsky em 13/05/1940.



Naturalizado americano, Sikorsky dedicou-se à aviação: concebeu o primeiro avião quadrimotor e desenvolveu os primeiros hidroaviões de casco para a Pan American Airwais, em 1930. E liderou, em 1940, o desenvolvimento do helicóptero VS-300, com as configurações que se tornaram usuais: um rotor principal e um rotor vertical anti-torque, na cauda.








Sikorky ficou como o responsável pela fabricação em série de helicópteros. Hoje, a Fábrica Sikorsky representa a tecnologia de ponta na fabricação de helicópteros. Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade do século XX, sendo que somente em 1942, com projeto de Sikorsky, teve início a produção em larga escala, com 131 aeronaves construídas.

Nas fotos, pode-se ver a equipe paulista nos EUA e o Helicóptero SIKORSKY:



Advogado Delmanto, Ten. Coronel Pernambuco , 
Major Azevedo eo piloto José Antonio



clique nas imagens para ampliá-las





12 comentários:

Delmanto disse...

E eu me permiti essa “viagem no tempo”, para resgatar importante momento profissional que vivi. Foi um período intenso. No governo democrático de Franco Montoro, a luta pela Diretas Já, a volta do país à Democracia. Época de reconstrução da cidadania. Com muito orgulho, eu estava lá.
Valeu!

Anônimo disse...

Fernando Blasi (Facebook):
História de vidas. É sempre fascinante. Não importa o tempo decorrido!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Bons tempos... Armando Moraes Delmanto, quando participarmos de governos tinha o significado de missão... que cumpríamos com seriedade e abnegação ... podia e acredito que existiam os mal intencionados mas...era a exceção !!! Bons tempos !!!

Delmanto disse...

Obrigado, Moruzzi. Você acompanhou bem essa época e também teve missões públicas muito bem cumpridas. Grande abraço

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Dr Armando Moraes Delmanto, o GOVERNADOR FRANCO MONTORO FOI O MELHOR GOVERNADOR QUE CONHECI.

Delmanto disse...

Foi um DEMOCRATA CRISTÃO. Professor de Direito e Homem Público íntegro!

Anônimo disse...

Jane Moraes (Facebook):
TENHO SAUDADES DA ELETROBRAS, INAUGUREI O SERVÇO MEDICO E TINHA O MARIO BERHING ( PRESIDENTE) QUE ERA UM PAI. DEPOIS VEIO ANTONIO CARLOS MAGALAHAES AI DANOU-SE

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
Montoro foi um grande governador e seu secretário da fazenda foi Serra, né Armando? Eles sanearam as finanças do Estado.Lembro-me de quanto minha tia, que trabalhava na Secretaria da Fazenda, admirava essa dupla.

Delmanto disse...

O Montoro teve excelente desempenho na área econômica. O seu Secretário da Fazenda era João Sayad e o José Serra era Secretário do Planejamento. Bons tempos aqueles. Valeu. Grande abraço

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (Facebook):
Que incrível Delmanto, me lembro dessa viagem para, não lembro bem se foi a compra ou inspeção do Sikorski...foi a Londres não? tem outras fotos? Também tenho muito orgulho de ter trabalhado com Montoro e sua assessoria...ele foi, de longe, o melhor governador que nosso Estado teve, e, de fato, foi excelente para os professores, que hoje amargam uma situação de penúria...ele deu 5 referências a eles! abraços

Delmanto disse...

Essa viagem foi para os Estados Unidos. Para a Inglaterra foi uns 2 meses antes, sempre acompanhado da Chefia da Casa Militar do Montoro.
Sempre é difícil falar sobre algo em que se está envolvido como participante. Mas as lembranças voltaram forte e esse período foi muito gratificante profissionalmente para mim.
Valeu.
Grande abraço e bom (chuvoso) final de semana

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (Facebook):
Oi Delmanto, vi o seu post com a foto de sua viagem para a aquisição do Sikorski, e fiz um comentário na sua página...incrível mesmo, você também me fez lembrar daquele tempo fantástico, do Governo Montoro, e que grandes avanços foram feitos neste nosso Estado...o maior orgulho, também, de ter participado daquela equipe!

Postar um comentário