junho 14, 2014

Homenagens e emoções no Sarau Acadêmico da ABL

Homenagens e emoções no Sarau Acadêmico da ABL

DIÁRIO DA SERRA, 14/06/2014

No último dia 06 de junho, na Câmara Municipal de Botucatu, perante uma presença maciça, a Academia de Letras, sob a presidência do Acadêmico Antonio Evaldo Klar e tendo a Acadêmica Maria Helena Blasi Trevisani como Mestre de Cerimônia, apresentou a palestra do Acadêmico José Celso Soares Vieira – Presidente Emérito da ABL! – que discorreu sobre a vida do famoso compositor ANGELINO DE OLIVEIRA. O Poder Legislativo estava representado pelo Vereador Lelo Pagani.



Os Acadêmicos José Celso Soares Vieira
 (Presidente  Emérito),
 Antonio Evaldo Klar (presidente), a homenageada
 e a Acadêmica Maria Helena Blasi Trevisani.

Angelino de Oliveira ficou consagrado por suas composições, especialmente “Tristezas do Jeca” e “Saudades de Botucatu” (canção oficial da cidade), na oportunidade, os músicos Rebeca Gryschek (vocalista), Rodrigo Pinheiro (guitarra) e José Cláudio (saxofone) apresentaram as músicas de Angelino com uma roupagem modernizada; a ABL também homenageou , como Membro Correspondente, o ingresso do jornalista e escritor Gesiel Theodoro da Silva Júnior, da cidade de Avaré; e fez a outorga do Diploma de Honra ao Mérito às Colunistas Sociais Adelina Guimarães e Enza Denadai.

Retratar a Sociedade é tarefa para bons profissionais

Assim, a homenagem prestada pela ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL para as duas Colunistas Sociais de Botucatu, revestiu-se de grande destaque. A ABL, com mais de 40 anos de existência, tem pautado suas atividades culturais sempre procurando enaltecer os segmentos de nossa sociedade.
A Coluna Social quando mesclada com informações úteis, registros de eventos culturais, destaque para ações positivas de cidadania é extremamente necessária e ajuda a compor o registro histórico de um povo, de uma comunidade.

Sempre achei o colunismo social uma tarefa para bons jornalistas. Claro que existem os “pegajosos”, os que buscam conquistar “benesses” dos poderosos, os meramente fisiológicos... Mas, repito: é tarefa para bons jornalistas.

E sem tirar e nem acrescentar! É o RETRATO, é o PERFIL DA SOCIEDADE!  E é preciso ser um bom jornalista e um cidadão consciente pra não se deixar levar pelos assédios diários de tantos carentes de destaques e de tantos “alpinistas sociais” que infestam as comunidades das grandes, das médias e das pequenas cidades...

Ainda no ano de 2013, a ABL prestou sua homenagem às revistas que circulam em Botucatu. Agora, a homenagem para Enza Denadai e Adelina Guimarães.

Coube a mim, a apresentação das Colunistas Sociais na homenagem que a Academia Botucatuense de Letras lhes prestou, com a entrega do DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO.

Enza Denadai iniciou sua carreira no ano de 1996 e tem vindo numa ascensão própria das pessoas empreendedoras. É uma vitoriosa.

A Adelina Guimarães, ligada a mim por laços de amizade e parentesco, é que foi uma descoberta especial. Sempre promovi, no jornalismo, a divulgação dos eventos e do “modus vivendi” da sociedade botucatuense. Afinal, é aí que se encontra o verdadeiro perfil da comunidade...

Desde 1970, com o jornal “VANGUARDA DE BOTUCATU”, iniciei a divulgação da sociedade local através do colunismo social. Juntamente com o Olavo de Figueiredo Pupo – o Zé Olavo! – lançamos a coluna “ACONTECÊNCIAS”. Pelo nome já dá para imaginar toda a criatividade dela. A primeira a assumir a coluna foi a Rita Pedroso, depois a sua irmã Claudia Pedroso e, completando o ciclo, a Totica Pedroso. Na sequência, veio a Andréia Morato no comando da coluna. Nessa época, as colunas sociais eram praticamente só de texto, a imprensa botucatuense trabalhava com a tipografia...


Com a transformação, em 1980, do “VANGUARDA” no “JORNAL DE BOTUCATU”, bi-semanário – agora já feito no linotipo, com maquinário vindo de Bauru - , continuou a Andréia Morato com uma nova coluna: CONSTELAÇÃO. Também nos primeiros anos do jornal, consegui a colaboração da Marlene Caminhoto, com sua coluna “ENTRE OUTRAS COISAS...”, que abordava as atividades da sociedade botucatuense. Os outros colunistas escreviam sobre temas específicos.


Em 2004, ao preparar o lançamento do “JORNAL DA CUESTA”, semanário moderno, colorido, impresso nas rotativas do JORNAL DA CIDADE, de Bauru, queria toda a última página bem colorida a desfilar a vida social com seus eventos mais importantes. Assim, sai à busca de alguém que reunisse as qualidades necessárias para aglutinar os mais diversos segmentos da sociedade e o carisma necessário para comandar esse importante setor jornalístico.


clique na imagem para ampliá-la

JORNAL DA CUESTA - 2004

Após ter tido tanto sucesso com as escolhas anteriores, que marcaram época na sociedade botucatuense, pensei na Adelina Guimarães e, de imediato, liguei para ela:

- Adelina, quero que você faça a Coluna Social do meu novo jornal.
- Mas eu não sou jornalista e nunca escrevi coluna para jornal ou revista...
- VOCÊ É, SIM, UMA COLUNISTA SOCIAL! 
Com dedicação e estudo, qualquer pessoa pode ser jornalista profissional, MAS para ser colunista social precisa ter o charme e o carisma para vencer!

Adelina: Você é uma Colunista Social!


clique na imagem para ampliá-la

Começou com a coluna “FOCUS” no JORNAL DA CUESTA e manteve a coluna “IMPRESSÕES” no DIÁRIO DA SERRA.  Hoje, exatos 10 anos depois, atuando nesse importante jornal da cidade com repercussão regional, a Adelina vem comprovando, semana a semana, que eu estava certo... Ela é uma competente Colunista Social e JÁ TEM SEU LUGAR NA HISTÓRIA DO JORNALISMO BOTUCATUENSE!

ADELINA: -  VOCÊ É UMA VENCEDORA!

Abaixo, o inteiro teor da apresentação que fiz às duas homenageadas:


Acadêmico Armando Moraes Delmanto
 durante sua fala


“Duas colunistas sociais recebem a homenagem da ABL – Academia Botucatuense de Letras:

ENZA GROTTERIA DENADAI
ADELINA GUIMARÁES

No ano passado, a ABL homenageou as revistas da cidade: Botucatu Especial, QG, Peabiru e Registrando. Exatamente pelo serviço inestimável que prestam à memória da cidade e a uma maior interação entre os cidadãos botucatuenses. Na ocasião, pude destacar a importância dessas revistas ao registrarem a vida da sociedade botucatuense, inclusive, com o destaque que davam aos eventos sociais. As revistas estavam apresentando o RETRATO da sociedade de Botucatu e os seus mais importantes acontecimentos.

E hoje, mais uma vez, a ABL procura dar o devido valor ao COLUNISMO SOCIAL que também registra fatos importantes e nos mostra os eventos sociais e familiares, destacando sempre o lado positivo da notícia e os aspectos que mais valorizam a cidade.

A ENZA DENADAI, casada com Carlos Denadai em 1972, teve os filhos Roberta, Carlos Marcelo e Bruna e os netos Pedro Denadai Delmanto (filho de Roberta e Paulo Coelho Delmanto) e Bruno Denadai Facco (filho de Bruna e Ricardo Zinsly Facco). ITALIANA de nascimento, Enza é filha Antonio Grotteria e Angela Carello Grotteria. A família veio de Staletti, província de Catanzaro, na Calábria, em 1963, vindo morar em Botucatu. Em Botucatu, estudou sempre no Colégio Santa Marcelina, onde se formou Professora e, também, fez o Curso Científico no IECA.

Desde cedo mostrou seus pendores para as artes plásticas, tendo cursado EDUCAÇÃO ARTÍSTICA na Faculdade de Artes Santa Marcelina de São Paulo, participando de várias exposições artísticas com trabalhos envolvendo várias técnicas: óleo sobre tela, aquarela e xilogravura. Em 1976, foi premiada no Salão Paulistano com a xilografia “Cidade de Ouro Preto”.

De 1972, data de seu casamento, até 1980, Enza residiu na Capital quando retornou a Botucatu, passando a lecionar Educação Artística no Colégio Santa Marcelina, onde permaneceu até 2012, lecionando também em escolas estaduais, no CEPRA e no SESI.

Em 1989, inaugura a “ENZA BOUTIQUE”, especializando-se em moda fashion e atuando como estilista, obtendo destaque em Botucatu e região.

Enza foi Diretora Social do Centro Brasil Itália, de Botucatu, por mais de 15 anos, além de ter uma atuação de destaque no Lions Clube de Botucatu Centro, por 10 anos, tendo Carlos Denadai exercido a presidência no ano leonístico 1999/2000.

No ano de 1996 inicia a sua carreira como colunista social no jornal “A Cidade”, assinando a coluna social “ZOOM”, onde permaneceu até 1999. Nesse período, manteve a coluna “ApparEnza in Moda”, na revista “Vitrine”, até 2000. A partir daí, veícula a “ApparEnza” no site “botucatuonline” por dois anos.

De 2000 a 2010, assina a coluna semanal “ApparEnza” no jornal “Diário da Serra” e publica essa coluna social na revista “QG”, até os dias atuais. À partir de 2010, publica sua coluna no semanário “Jornal Mais Botucatu”, tendo colaborado com o jornal “Universo Feminino” e, desde 2012 tem sua coluna “ApparEnza” publicada no jornal semanal “Acontece Botucatu”.

Empreendedora, Enza lançou, em 2010, a revista “ApparEnza – festas e eventos”, com destaque para os eventos “Mulheres de Sucesso” e “Homens de Sucesso”. Idealizou o “Almoço do Chapéu”, no qual todos devem comparecer de chapéu, sendo que a arrecadação sempre é destinada às instituições sociais da cidade.

É filiada à APACOS – Associação Paulista dos Colunistas Sociais e à FEBRACOS – Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, pertencendo à diretoria de ambas entidades.

ADELINA GUIMARÃES
Nascida em Botucatu, Adelina descende de portugueses por parte de seu pai, Mário Guimarães e de italianos por parte de sua mãe Ida Botti Simões Guimarães. Ambas famílias com destacada atuação cidadã na cidade de Botucatu.

Adelina formou-se em Pedagogia e Ciências Sociais, pela Instituição Toledo de Ensino e em Enfermagem pela Universidade Sagrado Coração de Jesus, tendo feito Especialização em Administração de Serviços de Enfermagem pela UNESP/Botucatu.

Exerceu o magistério na Fazenda Monte Alegre e no SESI de Botucatu. Adelina fez bonita carreira no HOSPITAL DAS CLÍNICAS da UNESP, desde 1967 até a sua aposentadoria no ano 2000, atuando como Auxiliar administrativa no Serviço Social; Auxiliar de Assistente Social; Enfermeira na Divisão de Enfermagem; Enfermeira Supervisora das Seções de Pronto Socorro, Clínica Médica e Seção de Controle de Infecção Hospitalar.

Adelina também administrou aulas e palestras para equipes de enfermagem, médicos, alunos da medicina. Organizou e ministrou cursos de Psicoprofilaxia de Parto junto às gestantes atendidas no Ambulatório de Obstetrícia e da Maternidade do Hospital das Clínicas.

Participou da organização de semanas de enfermagem, semanas de prevenção de infecção hospitalar entre outras. Participou de cursos, semanas e congressos no Brasil e no Exterior de assuntos ligados à sua área de atuação no Hospital das Clínicas.

Estreou como COLUNISTA SOCIAL no JORNAL DA CUESTA, em 2004, atendendo a um convite que lhe fiz como diretor do jornal. Adelina assinava a coluna FOCCUS. Posteriormente, passou a colaborar com o jornal DIÁRIO DA SERRA com a coluna IMPRESSÕES até hoje. A coluna é semanal com grande enfoque cultural.

Paralelamente à sua atuação jornalística, Adelina realizou diversas exposições de fotos em Botucatu, Pardinho, Sorocaba, São Paulo e Lisboa/Portugal. Em suas exposições, as suas temáticas giraram em torno de janelas, fachadas e cidades de Portugal; Flores do Cerrado e da Mata Atlântica e expressões urbanas sobre profissionais de ruas do Brasil e de outras cidades que visitou na América Latina e na Europa.

ADELINA  foi PREMIADA por 2 vezes no concorrido CONCURSO FOTOÁGUA, do MUSEU EPAL, em Lisboa, passando a fazer parte do acervo, tendo suas imagens em catálogos da instituição.
Recentemente, ADELINA passou a ser articulista da revista BOTUCATU ESPECIAL, com a coluna OLHAR ESPECIAL.

Adelina tem organizado eventos culturais em Botucatu, tendo idealizado e atuado na COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO “PORTUGAL PRESENTE EM BOTUCATU”, nas edições de 2007 e 2008, em parceria com a Secretaria de Cultura Municipal. Idealizadora e membro da COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOSTRA ITINERANTE “BOTUCATU CONTEMPORÂNEA”, coletiva de  fotos em homenagem a Botucatu e aos 50 anos da FACULDADE DE MEDICINA DA UNESP/BOTUCATU, em parceria com a Secretaria de Cultura de Botucatu.



9 comentários:

Delmanto disse...

Foi uma viagem no tempo...
O jornalismo no interior é uma experiência inesquecível. O jornal RETRATA, é o PERFIL DA SOCIEDADE. Mesmo com alguns excessos, o jornal traz o dia-a-dia da comunidade.
Ao prestar a homenagem da ABL às duas Colunistas Sociais, procurei enfocar o lado positivo e cidadão dessa atividade que requer muito charme e um carisma especial para o seu desempenho jornalístico.
E procurei fazer uma releitura da evolução da impressão gráfica no interior: indo da tipografia, passando pelo linotipo e chegando ao off-set e, hoje, praticamente marcando seu espaço na mídia virtual, através das redes sociais, dos blogs e dos sites.
Valeu!
Felicidades à Adelina e à Enza!
BOTUCATU AGRADECE!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva/Academia Botucatuense de Letras (Facebook):
Adelina Guimarães é Colunista Social de nível internacional e suas IMPRESSÕES enobrecem o jornal Diário da Serra, Botucatu. Parabéns!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva/Academia Botucatuense de Letras (Facebook):
Dr Armando Moraes Delmanto enaltece as pessoas e as entidades fazendo haver notícias maravilhosas registradas na mídia positiva.
Este escritor, jornalista, advogado e grande historiador merece ter um Programa de Televisão na REDEVIDA.

Delmanto disse...


Quanta gentileza, Carmem Lúcia.
Obrigado. É muito bom ter amizades como a sua. Valeu.
Juntos ainda faremos mais divulgação positiva da “intelligentzia botucatuense”!
Grande abraço e bom final de semana

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook)compartilhou sua foto.
Adelina Guimarães é Colunista Social de nível internacional e suas IMPRESSÕES enobrecem o jornal Diário da Serra, Botucatu. Parabéns!

Anônimo disse...

Maria Garcia (Facebook):
PARABÉNS.....

Anônimo disse...

Caro Armando
Obrigada pela homenagem carinhosa no seu blog. São tantas emoções que afloram, lembranças, tempos de vida, etc.
Tudo me agradou muito, muito mesmo.
Seguem duas fotos: a sua, como sempre muito bem, e uma minha com os acadêmicos da ABL, pois contemplei só a Enza com eles.
Se precisar alguma outra foto é só pedir. Fique á vontade.
Bom domingo, abração,
Adelina Guimarães (14/06/2014)

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Obrigada pela citação, Armando Moraes Delmanto! Seu jornal foi um marco importante na imprensa da cidade! Aliás, você sempre está na vanguarda! Tenho saudades de nossas atividades culturais e políticas e de toda a ousadia contestando o regime da ocasião em nossa juventude! Belas e sábias palavras suas sobre o colunismo social! Fui colunista em vários jornais de Botucatu e região e por muitos anos no nosso jornal A Cidade, onde assinei a coluna Zoom. Deixei o legado para o João Bosco e depois a Enza Denadai que me sucederam e depois se firmaram em vôos solos. A Glorinha Dinucci havia parado de escrever e era somente eu a retratar os acontecimentos sociais e políticos na cidade e fiz isso por duas décadas até me mudar para São Paulo. Parabéns por suas sempre pertinentes colocações!

Delmanto disse...

Marlene, obrigado por suas palavras sempre incentivadoras.
Muito boa lembrança. Hoje, Botucatu "toca", no jornalismo, o "Samba de uma nota só"...

Precisamos de mais jornais e mais jornalistas a retratar e a defender a cidade.
Grande abraço.

Postar um comentário