junho 15, 2014

Tatu-bola (MASCOTE DA COPA) pede Socorro !

Tatu-bola
 (MASCOTE DA COPA)

 Pede Socorro !

José Alves de Siqueira/Estadão

A FIFA, segundo reportagem do “Estadão” ("Tatu-bola custa menos que mascote", de Lyvia Rocha/Paulo Favero, de16/06/2014), usou o argumento de “utilizar um animal amaeaçado como mascote, mas não deu nada em troca. Isso não é ético.”

O TATU-BOLA, com tamanho de uma bola de futsal, pesa 1kg em média, sendo fácil de ser capturado; ele se enrola quando é ameaçado o que facilita a sua captura. Segundo a reportagem, “em dez anos, houve uma redução de 30% da população”, e faz a previsão negativa: “do jeito que está, o tatu-bola não vai sobreviver mais 50 anos.”


O MASCOTE (tatu-bola estilizado) é vendido por R$ 59,90 e o TATU-BOLA – animal em extinção! – é capturado e vendido a R$ 50,00 ! Mais barato que o mascote que tem recorde de vendas!!!

A FIFA PRECISA DAR AJUDA À SALVAÇÃO DO TATU-BOLA!

A ASSOCIAÇÃO CAATINGA ESPERA UM PLANO DA FIFA/CBF QUE AJUDE A PRESERVAÇÃO DO TATU-BOLA!!!

ABAIXO, A PESQUISA QUE FIZEMOS SOBRE A ESCOLHA DO TATU-BOLA:


Idealizado pela Associação Caatinga (que já registrou os direitos autorais), uma ONG que defende o tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014, tem tudo para dar certo. Já é, inclusive, o preferido. O sucesso da campanha iniciada em 02 de fevereiro/2012, pela internet, recebeu apoio total de blogs, das redes sociais e de outros meios de comunicação. É sucesso!
E o sucesso se comprovou, com o apoio explícito da colunista da “Folha”, a conhecida Mônica Bergamo, que destacou ser a proposta do tatu-bola a favorita do Comitê Organizador da Copa.
IMPORTANTE: “Espécie 100% nacional e ameaçada de extinção, o tatu-bola é o animal favorito da maior parte do comitê organizador da Copa de 2014 para o posto de mascote do Mundial no Brasil. Os concorrentes foram o jacaré e um felino, provavelmente a onça. O charme do tatu seria poder se transformar em uma bola de futebol”, destaca a colunista da “Folha”.

E esse charme do tatu se transformando em bola já foi tema para a Disney que fez, em 1943, um desenho com Mickey e Pluto interagindo com o tatu-bola. O vídeo é imperdível! Pode ser encontrado no Youtube.


O nosso Maurício de Souza também já idealizou o “Pelezinho”, em 1978 para ser o mascote de uma Copa do Mundo. Essa criação de Maurício de Souza foi sucesso junto à criançada e não deixa de ser uma ótima sugestão. Tem também o Saci, muito popular no Brasil todo, mas sendo originária da Argentina, perderia a principal condição para ser o símbolo da Copa: não é brasileiro!
(Blog do Ricardo Noblat/ Charge do Chico Caruso)
E os preparativos para a Copa foram bem, tendo o presidente da FIFA se reunido com autoridades brasileiras e quando disse satisfeito com o quadro preparatório para a Copa. Em encontro com a presidenta Dilma RousseffJosé Blatter deixou claro que os desentendimentos ficaram no passado. Com a presença de PELÉ – o Embaixador da COPA! – a conversa fluiu alegre e positiva. Essa reunião e a vinda de Blatter ao Brasil, foi uma iniciativa de Pelé.
Tantos erros no preparo da Copa deve-se à "estranha" ausência de Pelé, desprestigiado pelo Governo Federal.
TATU-BOLA CORRE RISCO DE EXTINÇÃO!!!
A escolha do tatu-bola para símbolo da Copa de 14, serviria e muito para alavancar uma campanha nacional por sua preservação e – muito mais importante! – mobilizar o governo federal para que faça uma atuação positiva nas regiões em que vivem os tatus-bolas para que a população tenha outras opções para suprir a própria subsistência.
 NÃO é por prazer que são caçados os tatus-bolas e, SIM, por absoluta necessidade (FOME) da população!!!

NADA FOI FEITO !!!
Ainda é o grande momento da presidenta Dilma agir rápido para a preservação do tatu-bola!!!

3 comentários:

Delmanto disse...

É impressionante a perspicácia de Walt Disney na caça de talentos e de temas para seus desenhos, invariavelmente, sucessos absolutos. Em 1943, quando a maioria dos que estão com a missão de escolher o SÍMBOLO da COPA DO MUNDO DE 1914, ainda nem tinha nascido, já fazia sucesso o “olho criador” de Disney.
E o TATU-BOLA faz por merecer esse sucesso. Sendo 100% nacional, ele é interessante, vira bola e é muito simpático!
No momento é o preferido, MAS mesmo que não seja o escolhido, a sua simples lembrança já ajudou muito na divulgação de suas características únicas e, PRINCIPALMENTE, para o PERIGO EMINENTE DE SUA EXTINÇÃO!!!
E ele é caçado NÃO por maldade da população, MAS, SIM, para matar a fome desses brasileiros que habitam nas regiões mais áridas. TAREFA URGENTE para o Governo Federal!
Vamos promover e utilizar o TATU-BOLA, mas, ANTES, vamos EVITAR a sua extinção e mobilizar os órgãos governamentais para que realizem, na região, uma ação PERMANENTE de auxílio básico à população local e, PRINCIPALMENTE, que faça uma campanha educativa pela PRESERVAÇÃO DO TATU-BOLA!

Anônimo disse...

Delmanto, o Pelé deixou claro em sua entrevista o esforço e o “jogo de cintura” que teve que ter para levar o relacionamento Governo Brasileiro X FIFA a bom termo. O secretário da FIFA “pisou” na bola ao fazer aquela declaração, MAS os integrantes do Governo Brasileiro, desde a época do trapalhão ministro Orlando Silva que saiu a “toque-de-caixa”, temos agora o ministro Aldo Rebelo (também do jurássico PCdoB) e grande amigo do “agro-negócio”...rsrsrs E o PELÉ atuou como “bombeiro”, salvando a garantia da Copa para 2014 no Brasil. Aliás, foi para isso que a presidente Dilma o nomeou como EMBAIXADOR DA COPA!
Vamos torcer para que, daqui pra frente, tudo corra bem! Chega de conffusão e má gestão!
(p.gomes@yahoo,com.br)

Anônimo disse...

Muito legal a indicação do tatu-bola. Quem não viu e brincou com essa preciosidade na infância? E o desenho do Walt Disney! Que perfeição! Ele captou perfeitamente a mensagem...rsrsrs Valeu, Delmanto. Abs. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário