julho 30, 2014

Poder Judiciário: Homenageado pela Academia de Letras e pela Câmara Municipal de Botucatu.

Poder Judiciário: Homenageado pela Academia de Letras e pela Câmara Municipal de Botucatu.


Com a entrega do título de Cidadão Botucatuense, pela Câmara Municipal e com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito pela Academia Botucatuense de Letras, no dia 1º de agosto/2014, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini, a cidade de Botucatu procura destacar a JUSTIÇA e a CULTURA PAULISTA. Membro da Academia Paulista de Letras, o Desembargador e Acadêmico José Renato Nalini já presidiu a APL. O título de Cidadão Botucatuenseaprovado por unanimidade! – foi uma iniciativa do vereador Lelo Pagani.

Em abril, ao agradecermos a presteza com que o presidente do Tribunal de Justiça atuou ao atender a solicitação para a colocação da placa com o nome do “Desembargador Alcides de Almeida Ferrari” no prédio novo do Fórum da Comarca de Botucatu, que leva o nome desse ilustre botucatuense, escrevíamos no post:

“Quando há o surgimento, na esfera pública, de uma liderança de destaque, qualificada e...objetiva e de interação positiva com a população é preciso comemorar e AGRADECER.” E esse homem público exemplar é JOSÉ RENATO NALINI.

Obrigado Desembargador José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo!!!/ leia aqui

E a cidade de Botucatu tem sabido marcar a sua presença na cultura paulista.



Academia Botucatuense de Letras comemora 40 Anos – Registro Histórico!/ leia aqui

A ABL na sua instalação, em 1973, tinha como três Patronos vivosraridade nas academiasilustres botucatuenses: um de coração e opção (Alceu Maynard Araújo) e dois nascidos na cidade (Francisco Marins e Hernâni Donato). Alceu foi o pioneiro, seguido por Marins e Donato no ingresso na Academia Paulista de Letras.








clique nas imagens para ampliá-las


Em 1998, no limiar do novo século, o jornal mais antigo da cidade, “A Gazeta de Botucatu”, publicava em edição especial a homenagem que fazia à tradição cultural da cidade. Com o título pomposo de “Botucatu: Berço da Cultura”, destacando os seus intelectuais:


“BOTUCATU: BERÇO DA CULTURA!

Em 1998, o jornal "A GAZETA DE BOTUCATU" - o decano dos jornais locais - comemorava naquele ano seu 40º aniversário. Como fazia todos os anos no aniversário da cidade (14 de abril), publicava sempre um Suplemento Especial.


clique na imagem para ampliá-la

Já havia abordado a Industrialização, a Justiça e, dessa vez, fazia matéria sobre a importância da CULTURA para o desenvolvimento da cidade. Com o título "BOTUCATU: BERÇO DA CULTURA", mostrou a importância das conquistas educacionais para a cidade, culminando com a criação da FCMBB - Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Agronomia e Zootecnia e Enfermagem), hoje parte integrante da UNESP.



clique na imagem para ampliá-la


O Suplemento Especial mantinha a tradição do jornalismo interiorano ao ilustrar a capa a "bico de pena", pela competência artística do Mestre Vinício (prof. Benedito Vinício Aloise). Em seu trabalho, Vinício procurou desenhar o perfil de 6 escritores botucatuenses, que tinham divulgado a nossa cidade através de suas obras publicadas. Assim, o jornal destacou Sebastião de Almeida Pinto (1), Alcides Nogueira (2), Armando Delmanto (3), Agostinho Minicucci (4), Francisco Marins (5) e Hernâni Donato (6).”


PRIVILÉGIO CULTURAL

As circunstâncias levaram Botucatu a ter três de seus filhos na APL, sendo que o acadêmico Francisco Marins presidiu a APL, secretariado por Hernâni Donato e, hoje, é seu presidente emérito. Essas mesmas circunstâncias deram a Botucatu o privilégio de receber a 1ª Sessão Plenária da Academia Paulista de Letras no interior do Estado: realizada solenemente em conjunto com a Academia Botucatuense de Letras – ABL, no ano de 2001.




Um dos saudosos acadêmicos da ABL, Dom Antonio Maria Mucciolo – Arcebispo Emérito de Botucatu! – foi um grande empreendedor ao fundar a REDE VIDA DE TELEVISÃO!

Dom Antonio Maria Muciollo: construindo catedrais e...uma TELEVISÃO!/ leia aqui

Da mesma forma, o privilégio de Botucatu em receber a primeira Pinacoteca do interior de Estado, que será inaugurada em 2015, no antigo prédio do Fórum de Botucatu, projeto de Ramos de Azevedo.

Matarazzo amplia Cultura Paulista!/ leia aqui


“Príncipe dos Poetas”


E o “Príncipe dos Poetas”, o Acadêmico Paulo Bomfim, prestou a homenagem definitiva a Botucatu com sua carta histórica:


(revista PEABIRU Nº 27. MARÇO/ABRIL DE 2009)
clique na imagem para ampliá-la

E com a POESIA dedicada à Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas:


(REVISTA PEABIRU Nº 27, MARÇO/ABRIL DE 2009)

Com todos esses registros históricos é que Botucatu recebe, com muita honra, o Chefe do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, na Sala de Juri do Fórum. Em Sessão Solene presidida pelo Juiz/Diretor do Fórum, pelo Vereador Ednei Carreira, presidente do Poder Legislativo Municipal e pelo presidente da Academia Botucatuense de Letras ABL, Acadêmico Antonio Evaldo Klar.

Salve, Desembargador JOSÉ RENATO NALINI!
Salve, CIDADÃO BOTUCATUENSE!

6 comentários:

Delmanto disse...

O post é dedicado ao intelectual José Renato Nalini, ex-presidente da Academia Paulista de Letras, escritor, blogueiro, enfim, um valoroso integrante da “intelligentsia paulista”.
O Desembargador José Renato Nalini, Chefe do Poder Judiciário Paulista receberá, com certeza, inúmeras solicitações referentes ao aprimoramento necessário ao Novo Fórum de Botucatu: FÓRUM “DESEMBARGADOR ALCIDES DE ALMEIDA FERRARI”.
Fizemos a apresentação cultural da cidade de Botucatu através dos tempos e do destaque de seus intelectuais, especialmente na Academia Paulista de Letras. E a cópia do jornal “Vanguarda de Botucatu”, traz o registro da posse dos dois botucatuenses que assumiram o comando da APL, Francisco Marins na presidência e Hernâni Donato na secretaria geral da Academia Paulista.
Fizemos o registro da primeira Sessão da APL fora de sua sede, na capital: em conjunto com a ABL – Academia Botucatuense de Letras foi realizada a Sessão Solene conjunta, com a presença dos Acadêmicos da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras, Miguel Reale, Lygia Fagundes Telles e João de Scantimburgo.
Esse encontro cultural máximo que foi o encontro entre a APL e a ABL, em noite comemorativa realizada no Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci”, faz parte da Memória Histórica e Cultural de Botucatu.
Assim, saudamos o Desembargador e Acadêmico JOSÉ RENATO NALINI: seja bem-vindo a Botucatu!

Anônimo disse...

Foram os eventos-históricos-culturais de Botucatu: o primeiro, na instalação da Academia Botucatuense de Letras – ABL, em 1973, quando tivemos a presença dos Acadêmicos de Botucatu na APL, Alceu Maynard de Araújo, Francisco Ferrari Marins e Hernâni Donato, além do Acadêmico César Salgado, oficialmente representando a APL; o segundo, na Sessão Magna, realizada em 2001, entre a Academia Paulista e a Botucatuense de Letras, com a presença maciça dos Acadêmicos Paulistas em sua primeira reunião formal fora da capital.
Nas duas ocasiões restou a certeza da frase que iria impactar toda a cidade, consolidando todo o apreço que temos pela cultura e pela tradição literária: BOTUCATU – MORADA DA INTELIGÊNCIA!
Em 1973, a frase foi proferida pelo Acadêmico César Salgado; em 2001, a mesma frase foi destacada pelo então decano da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira de Letras: o prof. Miguel Reale!
(do Editorial da revista PEABIRU nº 28, novembro/dezembro de 2009)

Anônimo disse...

Norka Beatriz (facebook):
Amore ponha o seu link de seu blog senão vai direto no outro que Vc esta apresentando.

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facewbook):
Norka Beatriz, mas é este o objetivo. Compartilhar o blog do Dr Armando Moraes Delmanto, meu amigo.

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Edil Gomes, veja que matéria maravilhosa!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
José Renato Nalini, seu prestígio nos é raro. Parabéns!

Postar um comentário