dezembro 03, 2014

E a TV surgia em Botucatu, com pioneirismo, coragem e muito sonho...

E a TV surgia em Botucatu, com pioneirismo, coragem e muito sonho...



Dessa história eu participei...Fiz o jornal “EM CIMA DA HORA”, com a Gisleine Gregório e o programa de entrevistas “MINHA CIDADE – MINHA GENTE”, por onde passou mais de 500 pessoas, era Botucatu desfilando pelas telas de sua primeira televisão...




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS



O empresário pioneiro foi ANTONIO AUGUSTO LANHOSO DE LIMA. À partir de 1992, com a TV da Rodoviária, de forma precária começava esse serviço importante de comunicação em Botucatu. Já em 1994, consegue a concessão para retransmitir a programação da TV EDUCATIVA DO RIO DE JANEIRO (FUNDAÇÃO ROQUETE PINTO): surgia  a TV SERRANA!

Esse empresário Lanhoso, como era conhecido, faleceu ontem em Botucatu, após enfrentar meses doente. Deixou dois filhos, Marcelo e Maurício Lanhoso de Lima (o primeiro Delegado Civil e o segundo Capitão da Polícia Militar), deixou noras e netos. Mas o Lanhoso não foi um aventureiro... Sempre ligado aos meios de comunicação desde a juventude. Lanhoso participara do início da programação da TV GLOBO (então TV Paulista), em São Paulo, atuando na primeira novela da emissora. Posteriormente, atuou em outras novelas e teve seu programa solo na televisão, ao mesmo tempo teve destacada atuação na direção de teatro, por muitos anos, nos Clubes Paulistano e Pinheiros, da capital paulista. Após atuação industrial no setor de móveis coloniais, deixou a capital de São Paulo e escolheu Botucatu como cidade ideal para sua família.

Eu pude presenciar a amizade fraternal que tinha com o ator global TARCÍSIO MEIRA, quando este esteve, em 1997/98, em visita a nossa cidade. Fui entrevistar o Tarcísio e a Glória Menezes no Teatro Municipal de Botucatu. E o Lanhoso e o Tarcísio rememoraram a experiência que tiveram na televisão... Foi um encontro importante para a TV que estava em seu início em Botucatu.







Mas o caminho para a implantação da TV de Botucatu não seria fácil. Lanhoso não recebera o apoio que esperava do Poder Municipal. O apoio dado pela prefeitura à redes de televisão que instalaram retransmissoras em Botucatu, como compra de equipamentos e construção do prédio, não aconteceu.

A FUNDAÇÃO LANHOSO DE LIMA (nome dado em homenagem a seu genitor que foi Desembargador de destaque na Magistratura Paulista) precisava colocar no ar a TVE – EDUCATIVA DO RIO e, para isso, precisava instalar, mesmo que provisoriamente, a sua torre e antena retransmissora.
A ajuda veio da Polícia Civil, através de seu Delegado Regional, Dr. Roberto de Mello Anibal, que autorizou a instalação da antena da TV SERRANA na área pertencente ao Distrito Policial então localizado no Jardim Paraíso, nas proximidades da Central das Torres de TVs.

Após algum tempo no Distrito Policial, a TV SERRANA localizou sua torre em uma casa pertencente ao empresário Lanhoso de Lima, nas proximidades da UNIFAC. A nova localização não possuía as condições ideais para abranger, com a imagem da TV, toda a área física da cidade. Já no ano de 1996, a TV SERRANA alugava uma casa nas proximidades da Central das Torres de TVs, no Jardim Paraíso, para a instalação provisória de sua torre. O local ainda não era de localização ideal e a pequena área só permitia a colocação de um poste para a antena retransmissora. A TV SERRANA continuava a não apresentar as condições ideais para retransmitir a excelente programação da TVE e nem para colocar no ar a sua programação local.

Mesmo assim, a TV SERRANA em um empenho da FUNDAÇÃO LANHOSO DE LIMA realizou e apresentou algumas programações produzidas em Botucatu: mas sem o apoio oficial, indispensável para uma TV EDUCATIVA, não conseguiu dar continuidade aos seus trabalhos. Nesse período, durante o ano de 1995, a TV SERRANA conseguira a permissão para se instalar onde já estavam instaladas, com explícito apoio oficial, todas as outras televisões comerciais.

No ano de 1997, a TV SERRANA partia para a sua definitiva consolidação. Sem nunca deixar de retransmitir a programação educativa e cultural da TVE, a FUNDAÇÃO LANHOSO DE LIMA partiu para um período de realizações. Já com o programa musical “MEU BRASIL, BRASILEIRO”, apresentado todos os domingos pela manhã, totalmente produzido em Botucatu, apresentado em seu início pelo cantor Benê Barros, posteriormente o próprio Lanhoso viria a ser seu apresentador.

Ao mesmo tempo em que iniciava a construção das obras para abrigar seus aparelhos na Central das Torres de TVs, com recursos exclusivamente próprios, a TV SERRANA dava início à sua programação própria diária (tinha 3 horas de programação local), através do telejornal “EM CIMA DA HORA”. Escolhendo para o início do telejornal o dia do aniversáriio da cidade de Botucatu – 14 de abril! – a TV SERRANA deu início à sua produção jornalística. 

Com sede em prédio pertencente ao seu Diretor, localizado na Vila dos Médicos, a TV SERRANA – a TV DE BOTUCATU! – TEM REALIZADO EFICIENTE TRABALHO, COM TODA A SUA PRODUÇÃO FEITA EM NOSSA CIDADE.



MARCO DIVISÓRIO

A programação local da TV SERRANA, de forma efetiva, representa um marco divisório na história da comunicação em nossa cidade. A HISTÓRIA DA IMPRENSA EM BOTUCATU terá dois períodos: ANTES  da televisão e DEPOIS da vinda da televisão para a cidade dos Bons Ares...

Nosso primeiro jornal “A GAZETA DE BOTUCATU”, surgia em 1876.

Nossa primeira rádio, a PRF-8, RÁDIO EMISSORA DE BOTUCATU, surgia em 1939.

Nossa primeira televisão – TV SERRANA – surgia no final de 1994 e, após três anos de muito empenho iniciou, em 1997, a sua consolidação com produção local variada e que procurou representar efetivamente a cidade de Botucatu e região.

OBS.: Este trabalho, atualizado, foi apresentado na Iª SEMANA CULTURAL DE BOTUCATU, em 1991.

A HISTÓRIA SE REPETE !

Hoje, Botucatu conta com a TV SERRANA, a TV ALPHA e, brevemente, contará com a TV CÂMARA. A História da Imprensa já passa a ter outro enfoque. Mas o HISTÓRICO DA TV SERRANA, acima apresentado, foi publicado na revista cultural PEABIRU, de maio/junho 97 – Ano I – Nº 03, com o título de “A IMPRENSA FALADA, ESCRITA E TELEVISADA EM BOTUCATU (págs. 51 a 57)



Mas ainda ontem, neste mesmo Blog do Delmanto, à respeito das resistências ao novo SHOPPING DE BOTUCATU, publicamos o post  “NATAL FELIZ + SHOPPING BOTUCATU!”, cujo trecho referente ao assunto publicamos abaixo:


"O SHOPPING DOS “MANOS”

Sempre tem os inimigos do progresso e do desenvolvimento. Sempre lembro que houve muita resistência quando da instalação da Luz Elétrica em Botucatu: quando instalou a luz elétrica em Botucatu, em 1905, os inimigos do Prefeito Nenê Cardoso (da família Cardoso de Almeida que implantou a Cia de Luz de Botucatu e, posteriormente, a transformou na CPFL, com sede em Campinas), reagiram...Bom, os inimigos do prefeito, os comerciantes e várias casas residenciais, ficaram por três anos, quatro anos, usando o antigo lampião a querosene. Não é brincadeira! Porque não era deles! Então, vimos o mesmo quando da instalação da Televisão em Botucatu. Na segunda metade dos anos 90. Ocorreu também esse fenômeno sociológico: a resistência dos contrários! Resistência a fazer publicidade na nova TV, a TV SERRANA!  Até que na virada do século, quando Botucatu já contava com outra tv – a TV ALPHA! – parece que já houve uma aceitação pacífica... É isso.
Então, os “inimigos” do novo shopping, estão denominando-o de “SHOPPING DOS “MANOS”! Não está certo...
Na capital, dependendo da localização temos a classificação dos shoppings: Classe A: Shopping Iguatemi, Shopping JK Iguatemi, Shopping Cidade Jardim, Shopping Páteo Higienópolis; Classe B: Shopping Plaza Paulista, Shopping Center Norte, Shopping Center Três, etc. Quer dizer, a localização do shopping sempre o leva a uma aceitação mais especial ou menos especial...
O SHOPPING DE BOTUCATU por estar localizado perto de bairros populares, como o Riviera e o Santa Elisa seria de fácil acesso aos jovens – denominados maldosamente de “manos”! – da região. Mas o shopping está tendo uma aceitação geral dos botucatuenses!
Não se justifica a alegação de que outros centros comerciais, em outras áreas mais nobres da cidade, terão um padrão melhor. Pode até ser, mas o pioneirismo do SHOPPING DE BOTUCATU o qualifica a ser um grande e bem sucedido centro comercial da cidade e de toda a região!"

FUNDAÇÃO LANHOSO DE LIMA

Com o falecimento ocorrido ontem do empresário ANTONIO AUGUSTO LANHOSO DE LIMA, apresentamos os nossos sentimentos à família enlutada.
Com certeza, Botucatu poderá contar com a TV SERRANA para o entretenimento de sua população, sempre com produção local. Foi uma vitória! 
É REGISTRO HISTÓRICO!


3 comentários:

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (FACEBOOK/PERNAMBUCO):
Li na íntegra a matéria, de excelente trabalho como em seu bojo trás o sacrifico da Fundação e seu idealizador em trazer a cidade serrana uma riqueza da comunicação em prol de todos

Delmanto disse...

É isso mesmo, Ney. Foi uma inestimável conquista para Botucatu!
A TV SERRANA foi pioneira. É REGISTRO HISTÓRICO!

Anônimo disse...

Bom dia Armando

Excelentes colocações. Parabéns.

Abraço

Klar (Antonio Evaldo Klar - Presidente da ABL - Academia Botucatuense de Letras)

Postar um comentário