dezembro 08, 2014

Florbela Espanca

Florbela Espanca


Comemoramos 120 anos do nascimento (08 de dezembro) de FLORBELA ESPANCA e 84 anos de seu nascimento!

“O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que se não sente bem onde está, que tem saudades... sei lá de quê!”
Florbela Espanca

A grande e revolucionária poetisa portuguesa tem, aqui no Brasil, uma das maiores autoridades sobre sua obra e sua vida: MARIA LÚCIA DAL FARRA!
Hoje, Maria Lúcia Dal Farra é poetisa consagrada e - por merecimento! – PATRONA DA ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS. No início, honrou a ABL como MEMBRO CORRESPONDENTE.

Filha do Prof. Gastão Dal Farra e da Profa. Jesumina Domene Dal Farra, nasceu aos 14 de outubro de 1944. Concluiu seus estudos em Botucatu, inclusive em Música e Canto Orfeônico. Cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi professora assistente de Teoria Literária e Literatura Portuguesa do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Fez Curso de Canto Lírico, na capital. Estudou em Lisboa e em Paris. Em Sergipe, foi Professora Titular em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, chegando a exercer a Pró-Reitoria.



Na UNICAMP fez parte da pioneira e histórica equipe de ANTONIO CÂNDIDO, responsável pela fundação do Departamento de Teoria Literária (1975). Lançou, em 1994, o “Livro Auras” e, em 2002, o “Livro Possuídos”.

Especializou-se no estudo da literatura portuguesa e é considerada a maior especialista sobre literatura de Portugal, sendo famosos e elogiados os estudos e as publicações que fez sobre a poetisa FLORBELA ESPANCA, assim como os estudos sobre o poeta HERBERTO HELDER.
Mantendo e ampliando a ligação da intelligentsia botucatuense com os intelectuais e a literatura de Portugal, Maria Lúcia não só fez estudos literários e publicou livros sobre o assunto, mas tem tido uma participação muito efetiva como conferencista nas universidades portuguesas e como consultora literária tem participado de concursos e simpósios culturais.

O conceituado “Prêmio Portugal Telecom de Literatura – 2009” contou com a participação especial de Maria Lúcia Dal Farra como Curadora Especialista em Literatura Portuguesa e Africana. Em 2010, no mês de maio, nas comemorações do CENTENÁRIO DA REPÚBLICA PORTUGUESA, a Universidade de Lisboa realizou o “Colóquio: Literatura Portuguesa e a Construção do Futuro”. Entre os convidados, podemos destacar nomes como Cleonice Berardinelli, Carlos Reis, Maria Lúcia Dal Farra, Helder Macedo, Mario de Carvalho, Nuno Júdice, Gonçalo Tavares entre outros.

Na produção literária de Maria Lúcia, podemos destacar “O Narrador Ensimesmado – estudo dos romances de primeira pessoa de Vergílio Ferreira”; “A Alquimia da Linguagem – leitura cosmogonia poética de Herberto Helder”; “Florbela Espanca – Trocando Olhares”; “Florbela Espanca”; “Poemas de Florbela Espanca”; “Lira dos Vinte Anos de Álvares de Azevedo”. No prelo, “Correspondência de Florbela Espanca”(Lisboa, Circulo de Leitores).

BIOGRAFIA DE FLORBELA ESPANCA:

Florbela Espanca – biografia wikipedia/ leia aqui


6 comentários:

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook):
Armando Moraes Delmanto, Maria Lúcia adoraria ter visto em seu blog a matéria sobre a Rua Curuzu e ficaria orgulhosa pelo texto hoje publicado nesse post. Ela não tem facebook, mas darei um jeito de pô-la a par de seu blog.

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Gosto dela

Anônimo disse...

Vera Signorini (Facebook):
Belas poesias as de Florbela Espanca! Temos bom gosto,

Anônimo disse...

Silvia Maria Sant'Iago Martins (Facebook):
Também gosto !

Anônimo disse...

Isabel Cintra Nepomuceno (Facebook):
Tenho um amigo poeta, Álvaro Alves de Faria,de família portuguesa, que cita muito Florbela Espanca em seus videos na Jovem Pan; quando me mostrei interessada pela poeta, foi ele quem me indicou o livro de Maria Lúcia Dal Farra, sem saber que éramos da mesma cidade natal. Esse livro realmente é uma obra prima; lá estão toda sua vida e todo o amor de sua alma. Florbela é uma poeta que, para nós que amamos poesia, não pode deixar de ser lida.

Anônimo disse...

Carmem Lúcia Ebúrneo da Silva (Academia Botucatuense de Letras):
Comemorar aniversário é ser lembrada e ninguém lembra mais Florbela Espanca que Maria Lúcia Dal Farra.
Grande abraço e parabéns à homenagem feita pelo Dr Armando Delmanto.
Compartilho

Postar um comentário