junho 17, 2015

Paraisópolis de Alcides Nogueira é o PERFIL do PAULISTA!

Paraisópolis de Alcides Nogueira é o PERFIL do PAULISTA!


Diria mais: é o PERFIL do BRASILEIRO!
Sim, porque o paulista é a somatória dos que formaram a Nação Brasileira: os descendentes europeus, os descendentes indígenas e os descendentes do negros africanos. É a amálgama da raça brasileira.



PARAISÓPOLIS conseguiu “captar” com maestria o contraste da sociedade brasileira. Nenhuma outra novela soube captar com tanta perfeição essa diferença real do povo brasileiro...E foram tantas as novelas  ambientadas nas favelas cariocas. As fotos da Favela Paraisópolis ao lado dos edifícios luxuosos do Morumbi, tendo em cada andar uma piscina são de uma cruel realidade social.





E ALCIDES NOGUEIRA soube “retratar” esse perfil social que PARAISÓPOLIS  apresenta. Por isso mesmo é que ganhou o Prêmio EMMY, em 2012. À época fizemos o post “Alcides Nogueira ganha o Prêmio Emmy: o Oscar da Televisão”.

Paraisópolis de Alcides Nogueira é o PERFIL do PAULISTA!


Mas o autor de premiadas peças teatrais já emplacou mais de dez novelas globais! Mas o seu grande mérito tem sido o “retratar o perfil dos paulistas" e, por consequência, dos brasileiros. 

Nas novelas “Força de um Desejo” e “Um Só Coração”, a primeira em parceria com Gilberto Braga e, a segunda, em parceria com Maria Adelaide Amaral, Alcides soube traçar as principais características dos paulistas.

A mini série “Um Só Coração” bateu todos os recordes de audiência. Foi uma justa homenagem prestada aos 450 Anos de São Paulo. Retrata com competência e profissionalismo a evolução histórica da cidade. Desde a Semana de Arte Moderna de 1922, passando pelas Revoluções de 1924, 1930 e a grande epopeia de 1932. Foi tal o sucesso que resultou na edição do livro “SÃO PAULO”.



Em “Força de Um Desejo”, Alcides procurou mostrar “o país de um momento histórico crucial. O Segundo Império já começava a enfrentar grandes crises. Imersa na crueldade de uma guerra desigual com o Paraguai, que resultou em um verdadeiro genocídio, a aristocracia era obrigada a abrir os olhos para os horrores da escravidão, da desigualdade social, para os preconceitos morais...
Todos sabem o que aconteceu. Finda a Guerra, o movimento pela Abolição cresceu fortemente, e, quando a escravidão terminou, o Segundo Império sucumbiu...”



E Alcides mostrou onde buscou sua inspiração: “Procurei mostrar meu carinho pela cidade dando o nome de SANTANA à vila onde tudo acontecia. O nome da padroeira de BOTUCATU e madrinha de minha avó Amélia Paes de Almeida Pinto Conceição. Também muitos fatos e costumes ligados à aristocracia cafeeira entraram no folhetim trazidos pelo que aprendi com meu pai, SEBASTIÃO DE ALMEIDA PINTO, e outros historiadores botucatuenses, como Hernâni Donato, Francisco Marins e Armando Delmanto. Minha família, tanto pelo lado paterno quanto pelo materno, perde-se nas brumas dos quinhentos anos...Escrever sobre barões, sinhazinhas, grandes damas, coquetes, escravos, moradores de uma pequena vila do interior foi como revisitar um mundo que me é muito conhecido. Posso amar ou odiar alguns de seus valores, mas não posso ignorá-los. Fazem parte daquilo que sou, que somos. Fazem parte da estrutura do brasileiro. E, para sorte minha, muito do que queria não estava somente nas pesquisas, mas na herança de parentes e famílias amigas. Foi emocionante abrir essa caixinha mágica que me transportou – e espero que a todos os espectadores – a um mundo que ainda precisa ser mais esmiuçado, para que possamos entender a amálgama de nossa raça”.
Esse é Alcides Nogueira!
A revista cultural PEABIRU registrou esse trabalho de Alcides Nogueira:



Um dramaturgo botucatuense se destacando na mídia televisiva com muito brilhantismo.
PARAISÓPOLIS ficará na memória da televisão brasileira por retratar o perfil do paulista e do brasileiro com extrema realidade. Trabalho de gênio.
Salve, Alcides!
Grande abraço!
Sucesso!


26 comentários:

Delmanto disse...

O sucesso de ALCIDES NOGUEIRA não é por acaso. Em PARAISÓPOLIS, ele mostra toda a força criativa que tem. Esse dramaturgo botucatuense já fora o grande vencedor do “Oscar da Televisão”, o Prêmio EMMY, em 2012: http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2012/11/alcides-nogueira-ganha-o-premio-emmy-o.html

Alcides Nogueira disse...

Queridíssimo Armandinho, quando um escritor se vê sem palavras, a coisa é grave... É o que acontece comigo agora, lendo o seu post. Você sempre esteve ao meu lado, ensinando, dando força, estimulando... sem contar os laços de afeto que unem as nossas famílias! Só consigo dizer um simples, mas totalmente sincero, OBRIGADO! Que sai do coração! Tomara que a novela sirva para que o governo e os brasileiros olhem para as comunidades carentes com maior acuidade! Um grande abraço!

Anônimo disse...

Rosicler Barcelos Watkins (Facebook/California):
Gostei muito do seu texto. Parabéns ao Alcides Nogueira. Estou acompanhando Paraisopolis pela Globo Internacional e estou gostando muito.

Anônimo disse...

Shen Nogueira Pinto (Facebook):
Armando, gostei muito do seu texto! Abraços!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Anos que deixei de assistir novela ... passa tempo que nunca me agradou... mas conhecendo a isenção das críticas que tão bem elabora , aliada ... ao calor humano irradiado pelo autor da novela no seu tocante agradecimento , que você reproduziu em comentário acima e por mim curtido , com prazer ... pensarei com seriedade... em manter a TV ligada após o JN..

Anônimo disse...

Claudia Pedroso (Facebook):
Ele , realmente, é genial !

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Realmente esta novela veio para marcar.Parabens pela escolha da foto, Diz tudo

Anônimo disse...

Suzana Delmanto Facebook):
Grandes verdades devem ser divulgadas,você foi ótimo na sua colocação

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Faceboopk) compartilhou sua foto.
Acabei de ler e me emocionei muito!
Obrigada, Armandinho! (Armando Moraes Delmanto)

Anônimo disse...

Adeli Pedrassa Inheta (Facebook):
Uau.......linda homenagem.

Anônimo disse...

Maria Thereza Cunha Delgallo (Facebook):
Muito bem colocado!

Anônimo disse...

Lucinda Vanderli Bulzico Braus (Facebook):
Legal

Anônimo disse...

Isa Maria Campos Leite (Facebook):
uhuuuu ... aiaiai que orguioooo !

Anônimo disse...

Heloisa Pinto Marques (Facebook):
Armandinho:- Foi vc que encontrei em Cortina D"Ampezzo Qdo eu estAva esquiando no inverno europeu de 1968?

Anônimo disse...

• Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela):
• Hola Armandinho,eu que gosto das novela brasileira tenho muito pouca oportunidade de ve-las..Aqui na Venezuela já vi algumas ...Que bom que você relatou algumas coisas da última novela do nosso vizinho e amigo Alcides Nogueira assim eu fiquei por dentro dela .Felicito você por comentar essa obra e o Alcides por escrever. Felicitações para vocês e uma vez mais viva o grande Brasil...abração.!!!
Desculpa as duas palavras que estão no singular no meu comentário ...

Anônimo disse...

Nina Pedroso (Facebook):
Apesar de não assistir novelas, parabéns pelo texto, "como sempre", abraço.

Anônimo disse...

Marileusa Alvarez (Facebook):
Muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Lourenço Costa (Facebook):
Parabéns merecido Alcides Nogueira é féra

Anônimo disse...

Mara Nechar Gorni(Facebook):
Realmente Alcides Nogueira retrata muito bem S. paulo e seu texto Armando é adorável

Anônimo disse...

Maria Thereza Tortorella (Facebook):
um bj, ANA

Anônimo disse...

Maria Thereza Tortorella (Facebook):
FIQUEI TBM EMOCIONADA

Anônimo disse...

Suelly Correa (Facebook):
Que orgulho né amiga Ana.

Anônimo disse...

Andrea Morato (Facebook) compartilhou sua foto.
Adorei a crônica, Armando Moraes Delmanto!
Também sou uma fã orgulhosa do Tide, como ele bem sabe - Shen Nogueira Pinto.
Sucesso total, Tide cada vez mais dramaturgo Alcides Nogueira Pinto, literato de estirpe e cepa das melhores...com Dona lali e Doutor Sebastião de Almeida Pinto, inesquecíveis memórias do botucar cultural!

Anônimo disse...

Shen Nogueira Pinto (Facebook):
Andrea, vc me deixou emocionada! Bjs

Anônimo disse...

Andrea Morato (Facebook):
Ahhhhhhhhhhhhhhhh, Shen Nogueira Pinto, vcs é q tem me emocionado, me feito pessoa emocional, no decorrer da minha vida. Só momentos bons, desde seu pai, mãe, vc e seus irmãos, sobrinhos e, quiçá, mais n gerações. Fanzoca mesmo. E parente distante, pra aumentar inda mais o meu prazer. Agradeço. Beijocas.

Anônimo disse...


Maria Thereza Tortorella (Facebook):
Armando Moraes Delmanto, gostei da sua reportagem a respeito da novela, engrandecendio nosso amigo e Botucatuense Alcides Nogueira, mostrando um problema social grande e grave, inclusive varios preconceitos sociais

Postar um comentário