A NOVA PRAÇA ANITA GARIBALDI
"Obrigado a todos que vieram prestigiar a inauguração da nova praça Anita Garibaldi.
Foi uma noite muito agradável e de muita emoção.
Completamente remodelada e mais acessível, a praça ficou muito linda!
Ficou muito legal a nova iluminação que valorizou e realçou ainda mais a beleza do conjunto de árvores que existiam na praça há mais de 50 anos.
Parabéns ao nosso Secretário de Obras - André Peres e a toda a sua equipe, um trabalho feito com muito carinho e bom gosto.
A participação dos membros da Igreja Nacional foi maravilhosa!"
A Prefeitura Municipal de Botucatu entregou à população uma nova e muito bem cuidada praça pública: A PRAÇA ANITA GARIBALDI. Espaço pequeno mas de grande importância por seu valor histórico e por representar um local de lazer e descanso em área densamente povoada e movimentada. Na oportunidade, o Prefeito João Cury postou a seguinte mensagem na internet:
Foi uma noite muito agradável e de muita emoção.
Completamente remodelada e mais acessível, a praça ficou muito linda!
Ficou muito legal a nova iluminação que valorizou e realçou ainda mais a beleza do conjunto de árvores que existiam na praça há mais de 50 anos.
Parabéns ao nosso Secretário de Obras - André Peres e a toda a sua equipe, um trabalho feito com muito carinho e bom gosto.
A participação dos membros da Igreja Nacional foi maravilhosa!"
No início de março, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, fizemos o seguinte comentário no post do dia 05 de março:
"A Administração Pública de Botucatu está - há várias gestões! – em falta com a Colônia Italiana de nossa cidade e sua História. Por iniciativa da Colônia Italiana de Botucatu, foi denominada de PRAÇA ANITA GARIBALDI, o logradouro situado entre a Avenida Floriano Peixoto e a Rua General Telles. Hoje, nem placa existe, foi destruído o monumento construído. Não há nada a registrar o nome daquela pequena praça que agora está com construções indevidas a comprometer o visual daquela área. Que o Prefeito faça a restauração da pracinha com a colocação de um busto da heroína de 2 Mundos! A restauração da Praça Rubião Jr (Jardim da Catedral) foi um sucesso. Vamos homenagear a mulher brasileira e a Colônia Italiana, deixando a PRAÇA ANITA GARIBALDI digna da tradição cultural de Botucatu. Até os Mapas da Cidade já NÃO citam a existência dessa praça; MAS, ela está lá à espera que o Poder Público lhe devolva a dignidade perdida...
6 de março de 2015 13:59"
6 de março de 2015 13:59"
Nada mais justo que façamos, hoje, o agradecimento formal pela realização urbanística do Poder Público. Sabemos que a prefeitura fez, tão somente, o cumprimento de sua atividade. Mas fez! E é sempre preciso que haja sempre o reconhecimento da atuação positiva voltada à comunidade.
Longe de nós acharmos que a reforma foi feita devido ao nosso posicionamento... Não. Com certeza, essa reforma e outras reformas de outras praças públicas já fazem parte da programação de obras da prefeitura. Portanto, o mérito é da prefeitura e da comunidade que esperava por esse trabalho há mais de 30 anos!
Os cumprimentos ao Prefeito Municipal, João Cury Neto e à toda equipe técnica que efetivou essa “transformação” em uma praça que estava descaracterizada.
Hoje, Botucatu já conta com as restaurações do Jardim da Catedral (Praça Rubião Jr.) e da Praça Anita Garibaldi. A Praça Coronel Moura (Jardim do Paratodos) e o Portal das Três Cruzes do Cemitério Municipal, com certeza, terão a atenção e a atuação técnica e criativa da prefeitura.
Valeu!
Abaixo, o inteiro teor do post de 05/03/2015, “Dia Internacional da Mulher & Anita Garibaldi”:
“HEROÍNA DE DOIS MUNDOS”
DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO!
Há mais de 150 Anos, ANITA GARIBALDI encanta o imaginário popular. Na Itália ou na América do Sul, essa “HEROÍNA DE DOIS MUNDOS”, é tema de poesias, romances, novelas e filmes, além de dar nome a ruas, monumentos e cidades. Assim, nada mais justo que homenageá-la no DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 DE MARÇO! Nada melhor do que buscar as origens desta mulher corajosa, guerreira, feminina e brasileira!
GUERRA DOS FARRAPOS
Anita uniu-se ao revolucionário exilado e herói italiano, Giuseppe Garibaldi. Garibaldi viera para o Brasil (1837) para ajudar a criação daRepública Rio-Grandense e ao tomar a cidade portuária de Laguna, transformando-a na primeira capital da República Juliana, veio a conhecer Anita. Daí para a frente, só a morte os separou...
Apaixonada por Garibaldi e encantada com os seus ideais democráticos e liberais, Anitaaprende a lutar com espadas e a manejar com competência as armas de fogo. Surgia, aos poucos, a guerreira corajosa que acompanharia o esposo em todos os combates.
A grande fuga
“Durante a Batalha de Curitibanos, o casal se separa, inadvertidamente, e Anita é capturada pelo exército imperial. Presa, os oficiais a informam de que Garibaldi morreu. Anita, que estava grávida, pede então que a deixem procurar o corpo de seu companheiro entre os mortos. Sem encontrá-lo, e suspeitando que estivesse vivo, ela se aproveita de um descuido dos soldados, salta sobre um cavalo e foge em meio aos disparos de seus perseguidores. Poucos quilômetros depois, depara-se com o rio Canoas e, sem hesitar, lança-se nas águas. A perseguição cessa, pois os soldados acreditam que ela esteja morta. Mas Anita passa à outra margem e vaga durante quatro dias pela mata, sem comer ou beber. Finalmente, reencontra os rebeldes e, na cidade de Vacaria, une-se novamente a Garibaldi. Poucos meses depois nasceria o primeiro filho dos quatro que tiveram.
Posteriormente, em 1841, Anita e Garibaldi seguiram para Montevidéu. A cidade estava sitiada pelas forças do argentino Juan Manuel de Rosas, que apoiava Manuel Oribe contra o ditador Fructuoso Rivera. O casal luta ao lado de Oribe. O sítio durou cerca de nove anos, ao fim dos quais Rivera foi derrotado na batalha de Arroyo Grande”.
Posteriormente, em 1841, Anita e Garibaldi seguiram para Montevidéu. A cidade estava sitiada pelas forças do argentino Juan Manuel de Rosas, que apoiava Manuel Oribe contra o ditador Fructuoso Rivera. O casal luta ao lado de Oribe. O sítio durou cerca de nove anos, ao fim dos quais Rivera foi derrotado na batalha de Arroyo Grande”.
Batalha de Gianicolo
“Anita e Garibaldi casaram-se em 26 de março de 1842, na paróquia de San Bernardino. Em1847, Garibaldi enviou Anita à Itália, como sua embaixadora, a fim de preparar o terreno para o grande retorno de seu marido, que, acompanhado de um exército de mil homens,pretendia desembarcar na Itália para lutar na primeira guerra da independência italiana, contra a Áustria.
Depois da chegada de Garibaldi, eles seguem para Roma, onde se proclama a República Romana. A cidade, contudo, é atacada por tropas franco-austríacas, e Anita, grávida do quinto filho, luta ao lado de Garibaldi na batalha de Gianicolo. Obrigados a bater em retirada, o casal foge acompanhado de um exército de quase quatro mil soldados. São perseguidos, contudo, por forças francesas, napolitanas e espanholas.
Durante a fuga, quando chegam a San Marino, que também havia se libertado dos austríacos,Garibaldi e Anita não aceitam o salvo-conduto oferecido pelo embaixador norte-americano e decidem prosseguir na fuga. Anita, entretanto, contrai febre tifóide e não resiste. Falece na fazenda Guiccioli, perto de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.
Obrigado a fugir para o exílio, que duraria dez anos, Garibaldi sequer pôde acompanhar o funeral da esposa.
Chamada de Heroína dos Dois Mundos, Anita está enterrada na colina de Gianicolo, em Roma, onde ambos são homenageados com estátuas eqüestres”
(Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional)
Giuseppe Garibaldi representa, com seu idealismo e com o papel histórico que desempenhou, um personagem grato aosbrasileiros, uruguaios, argentinos, e sobretudo aos italianos, seus conterrâneos, que tiveram em sua límpida espada a simbologia da unificação da Itália.
COLINA DE GIANICOLO
Neste local, onde descortina-se uma bela paisagem do centro da capital italiana, travou-se uma das mais heróicas batalhas pela instauração da República em Roma. Garibaldi manteve o ponto estratégico com apenas 15 mil soldados, contra 65 mil dos inimigos franceses. Registrou-se ali um dos mais sangrentos combates do longo período pela implantação da República. É conhecido oficialmente como "Passegiata del Gianicolo".
clique na imagem para aumentá-la
“A localização privilegiada já indica o carinho que os italianos dedicam há anos a Anita Garibaldi. Está no Gianícolo, numa das Sete Colinas de Roma, na Piazza Anita Garibaldi, a 100 metros de um gigantesco pedestal construído em cimento que abriga a legendária figura de Giuseppe Garibaldi.”(idem)
A TRAJETÓRIA DE GIUSEPPE GARIBALDI
A figura carismática de Giuseppe Garibaldi sempre esteve ligada à presença forte de Anita Garibaldi. Na retirada da Laguna, extenuado e abatido, Garibaldi não se deixou vencer pelo pessimismo. Com uma reação típica de sua bravura, o grande guerreiro deixou expressa a importância de Anita em sua vida:
“ À testa de alguns homens, resto de tantos combatentes que tinham, com justa razão, merecido o título de bravos, eu ia a cavalo. Orgulhoso do vivos, orgulhoso dos mortos... Ao meu lado, a mulher digna de toda a admiração. Que me importava, pois, não possuir senão o que tinha comigo? Que me importava servir uma República pobre, que não pagava ninguém e da qual, ainda que fosse rica, eu não teria aceitado coisa alguma?”
É muito importante relembrarmos que Giuseppe Garibaldi sempre participara das lutas políticas pela unificação da Itália. Pertenceu à “Jovem Itália”, uma sociedade secreta fundada (1831) por Giuseppe Mazzini, que se notabilizou em procurar atrair para a causa da unificação italiana a presença de expressivos segmentos da sociedade. Perseguido e exilado político, Garibaldi participou de lutas no Uruguai e no Brasil (Guerra dos Farrapos).
Foi o mais longo movimento de contestação ao Poder Central: era contra os abusivos impostos imperiais e contra as restrições à liberdade. Durou dez anos essa guerra (1835/1845). Os revoltosos contaram com o apoio dos camponeses e com o apoio da sociedade maçônica, sob o comando do Coronel Bento Gonçalves e contou com a experiência revolucionária de Giuseppe Garibaldi. No ano de 1845 foi selado um acordo entre os revolucionários e o Poder Central (Barão de Caxias, futuro Duque, foi o responsável pelo final feliz).
Os soldados rebeldes foram anistiados e incorporados ao Exército Nacional; os escravos que participaram do movimento foram alforriados; e os estancieiros foram anistiados e tiveram reconhecidas as suas lideranças na região. Segundo Érico Veríssimo, a Guerra dos Farrapos terminava“com honra para os dois lados”
AS HOMENAGENS NO BRASIL
Essa “HEROÍNA DE DOIS MUNDO”, é tema de poesias, romances, novelas e filmes, além de dar nome a ruas, monumentos e cidades. A genialidade do famoso Joãozinho Trinta , levou para a maior festa popular brasileira – o Carnaval! – a história da “Heroína de Dois Mundos”, pela Escola de Samba Viradouro. A homenagem destacou a sua vida e a sua dedicação na luta pela liberdade empreendida por seu companheiro Giuseppe Garibaldi, no Uruguai, no Brasil e na Itália!
A atriz Giovanna Antonelli no papel de Anita Garibaldi
Em Laguna, tem o Museu Anita Garibaldi. Praças e ruas levam seu nome por todo o Brasil e pela Lei nº 730, de 17 de junho de 1961, oGovernador do Estado de Santa Catarina, CELSO RAMOS, assinou a criação do município de ANITA GARIBALDI. Essa homenagem traduz o carinho e admiração que os catarinenses prestam a grande figura da ilustre mulher, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e famosa no Brasil e no mundo com o nome de Anita Garibaldi.
E, agora, nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, nada mais oportuno do que lembrarmos dessa brasileira ilustre e pioneira na emancipação feminina: ANITA GARIBALDI!!!
9 comentários:
A Nova Praça ANITA GARIBALDI ! Sucesso!
A rede Globo fez uma mini-série de grande sucesso no mundo inteiro. As “SETE MULHERES”, onde dá destaque para as figuras apaixonantes de Giuseppe e Anita Garibaldi, interpretados por Thiago Lacerda e Giovanna Antonelli. A interpretação dos dois foi sob medida e mostrou toda a grandeza daquele amor e a parceria corajosa e revolucionária dos dois. Foi inesquecível! (ludmila.cunha@yahoo.com.br)
Aurelio disse...
Amigo Delmanto, muito bom postar uma história dessas e ver que a luta as vezes é a única saída, Anita, minha conterrânea, que dá o nome da cidade onde nasci, Anitápolis, foi uma das poucas ou senão a única a pegar em armas partindo para o combate em nome de um ideal!
Parabéns a todas as mulheres nesse dia que é delas e a você pelo ótimo post!
Grande abraço meu amigo!!!
É uma história muito bonita, de "amores e guerras". Apaixonante e muito bem contada em "A Casa das Sete Mulheres", com direção de Jaime Monjardim. Parabéns pela homenagem Armando, um abraço.
Patricia Delmanto.
Djanira Genovez (Facebook) compartilhou a sua publicação.
Nosso prefeito...
Carlos Alberto Fumes (Facebook):
muito bom ....passei e gostei
Gabhy Soares (Facebook): Vamos inaugurando mais praças aí a hr que vc precisa de pronto socorro uma vergona vc fkr 2 ou 3 hs esperando por atendimento , e a educação as escolas que vergonha agr praça tem lucro quer dizer saúde e educação de nossas crianças ñ pk nem o pronto socorro pediatrico atende rápido que vergonha , continuem aí seus hipócritas dando importância a praças
Mônica Gasparini (Facebook):
Ficou linda. Parabéns! Problemas temos mas uma coisa não exclui a outra. Adoro morar em local com qualidade de vida. Obrigado
Gabhy Soares ·(Facebook):
só qualidade né
a ta de certo seu filho ñ estu8de em escola publica e nem precise de hospital publico né bm
Postar um comentário