julho 27, 2015

A NOVA PRAÇA ANITA GARIBALDI, em BOTUCATU!

A NOVA PRAÇA ANITA GARIBALDI







A Prefeitura Municipal de Botucatu entregou à população uma nova e muito bem cuidada praça pública: A PRAÇA ANITA GARIBALDI. Espaço pequeno mas de grande importância por seu valor histórico e por representar um local de lazer e descanso em área densamente povoada e movimentada. Na oportunidade, o Prefeito João Cury postou a seguinte mensagem na internet:

"Obrigado a todos que vieram prestigiar a inauguração da nova praça Anita Garibaldi.
Foi uma noite muito agradável e de muita emoção.
Completamente remodelada e mais acessível, a praça ficou muito linda!
Ficou muito legal a nova iluminação que valorizou e realçou ainda mais a beleza do conjunto de árvores que existiam na praça há mais de 50 anos.
Parabéns ao nosso Secretário de Obras - André Peres e a toda a sua equipe, um trabalho feito com muito carinho e bom gosto.
A participação dos membros da Igreja Nacional foi maravilhosa!"


No início de março, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, fizemos o seguinte comentário no post do dia 05 de março:

"A Administração Pública de Botucatu está - há várias gestões! – em falta com a Colônia Italiana de nossa cidade e sua História. Por iniciativa da Colônia Italiana de Botucatu, foi denominada de PRAÇA ANITA GARIBALDI, o logradouro situado entre a Avenida Floriano Peixoto e a Rua General Telles. Hoje, nem placa existe, foi destruído o monumento construído. Não há nada a registrar o nome daquela pequena praça que agora está com construções indevidas a comprometer o visual daquela área. Que o Prefeito faça a restauração da pracinha com a colocação de um busto da heroína de 2 Mundos! A restauração da Praça Rubião Jr (Jardim da Catedral) foi um sucesso. Vamos homenagear a mulher brasileira e a Colônia Italiana, deixando a PRAÇA ANITA GARIBALDI digna da tradição cultural de Botucatu. Até os Mapas da Cidade já NÃO citam a existência dessa praça; MAS, ela está lá à espera que o Poder Público lhe devolva a dignidade perdida...
6 de março de 2015 13:59"

EDITORIAL

Nada mais justo que façamos, hoje, o agradecimento formal pela realização urbanística do Poder Público. Sabemos que a prefeitura fez, tão somente, o cumprimento de sua atividade. Mas fez! E é sempre preciso que haja sempre o reconhecimento da atuação positiva voltada à comunidade.

Longe de nós acharmos que a reforma foi feita devido ao nosso posicionamento... Não. Com certeza, essa reforma e outras reformas de outras praças públicas já fazem parte da programação de obras da prefeitura. Portanto, o mérito é da prefeitura e da comunidade que esperava por esse trabalho há mais de 30 anos!

Os cumprimentos ao Prefeito Municipal, João Cury Neto e à toda equipe técnica que efetivou essa “transformação” em uma praça que estava descaracterizada.

Hoje, Botucatu já conta com as restaurações do Jardim da Catedral (Praça Rubião Jr.) e da Praça Anita Garibaldi. A Praça Coronel Moura (Jardim do Paratodos) e o Portal das Três Cruzes do Cemitério Municipal, com certeza, terão a atenção e a atuação técnica e criativa da prefeitura.
Valeu!

Abaixo, o inteiro teor do post de 05/03/2015, “Dia Internacional da Mulher & Anita Garibaldi”:

              
“HEROÍNA DE DOIS MUNDOS”

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO!

Há mais de 150 Anos, ANITA GARIBALDI encanta o imaginário popular. Na Itália ou na América do Sul, essa “HEROÍNA DE DOIS MUNDOS”, é tema de poesias, romances, novelas e filmes, além de dar nome a ruas, monumentos e cidades. Assim, nada mais justo que homenageá-la no DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 DE MARÇO! Nada melhor do que buscar as origens desta mulher corajosa, guerreira, feminina e brasileira!

                   GUERRA DOS FARRAPOS
Anita uniu-se ao revolucionário exilado e herói italiano, Giuseppe Garibaldi. Garibaldi viera para o Brasil (1837) para ajudar a criação daRepública Rio-Grandense e ao tomar a cidade portuária de Laguna, transformando-a na primeira capital da República Juliana, veio a conhecer Anita. Daí para a frente, só a morte os separou...
Apaixonada por Garibaldi e encantada com os seus ideais democráticos e liberais, Anitaaprende a lutar com espadas e a manejar com competência as armas de fogo. Surgia, aos poucos, a guerreira corajosa que acompanharia o esposo em todos os combates.

                           A grande fuga

“Durante a Batalha de Curitibanos, o casal se separa, inadvertidamente, e Anita é capturada pelo exército imperial. Presa, os oficiais a informam de que Garibaldi morreu. Anita, que estava grávida, pede então que a deixem procurar o corpo de seu companheiro entre os mortos. Sem encontrá-lo, e suspeitando que estivesse vivo, ela se aproveita de um descuido dos soldados, salta sobre um cavalo e foge em meio aos disparos de seus perseguidores. Poucos quilômetros depois, depara-se com o rio Canoas e, sem hesitar, lança-se nas águas. A perseguição cessa, pois os soldados acreditam que ela esteja morta. Mas Anita passa à outra margem e vaga durante quatro dias pela mata, sem comer ou beber. Finalmente, reencontra os rebeldes e, na cidade de Vacaria, une-se novamente a Garibaldi. Poucos meses depois nasceria o primeiro filho dos quatro que tiveram.

Posteriormente, em 1841, Anita e Garibaldi seguiram para Montevidéu. A cidade estava sitiada pelas forças do argentino Juan Manuel de Rosas, que apoiava Manuel Oribe contra o ditador Fructuoso Rivera. O casal luta ao lado de Oribe. O sítio durou cerca de nove anos, ao fim dos quais Rivera foi derrotado na batalha de Arroyo Grande”.


                    Batalha de Gianicolo

Anita e Garibaldi casaram-se em 26 de março de 1842, na paróquia de San Bernardino. Em1847Garibaldi enviou Anita à Itália, como sua embaixadora, a fim de preparar o terreno para o grande retorno de seu marido, que, acompanhado de um exército de mil homens,pretendia desembarcar na Itália para lutar na primeira guerra da independência italiana, contra a Áustria.

Depois da chegada de Garibaldi, eles seguem para Roma, onde se proclama a República Romana. A cidade, contudo, é atacada por tropas franco-austríacas, e Anita, grávida do quinto filho, luta ao lado de Garibaldi na batalha de Gianicolo. Obrigados a bater em retirada, o casal foge acompanhado de um exército de quase quatro mil soldados. São perseguidos, contudo, por forças francesas, napolitanas e espanholas.

Durante a fuga, quando chegam a San Marino, que também havia se libertado dos austríacos,Garibaldi e Anita não aceitam o salvo-conduto oferecido pelo embaixador norte-americano e decidem prosseguir na fuga. Anita, entretanto, contrai febre tifóide e não resiste. Falece na fazenda Guiccioli, perto de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

Obrigado a fugir para o exílio, que duraria dez anosGaribaldi sequer pôde acompanhar o funeral da esposa.

Chamada de Heroína dos Dois Mundos, Anita está enterrada na colina de Gianicolo, em Roma, onde ambos são homenageados com estátuas eqüestres”
(FonteEnciclopédia Mirador Internacional)

Thiago Lacerda representou Garibaldi
Giuseppe Garibaldi representa, com seu idealismo e com o papel histórico que desempenhou, um personagem grato aosbrasileirosuruguaiosargentinos, e sobretudo aos italianos, seus conterrâneos, que tiveram em sua límpida espada a simbologia da unificação da Itália.

                  COLINA DE GIANICOLO
Neste local, onde descortina-se uma bela paisagem do centro da capital italiana, travou-se uma das mais heróicas batalhas pela instauração da República em RomaGaribaldi manteve o ponto estratégico com apenas 15 mil soldados, contra 65 mil dos inimigos franceses. Registrou-se ali um dos mais sangrentos combates do longo período pela implantação da República. É conhecido oficialmente como "Passegiata del Gianicolo".

Na COLINA DE GIANICOLO, os “HERÓIS DE DOIS MUNDO” – Giuseppe e Anita Garibaldi - são homenageados com estátuas eqüestres”. Garibaldi representou a grande liderança militar e política do movimento pela UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA. Mesmo sendo republicano convicto, soube reconhecer a liderança de Vittorio Emanuele II, como Rei da Itália, para evitar a divisão da grande pátria com que sempre sonhara.

clique na imagem para aumentá-la

“A imensa escultura de bronze está colocada sobre um pedestal de alvenaria, medindo cerca de dez metros de largura e oito de altura. Sobre ele, uma mulher jovem montada no selim do cavalo a galope, patas dianteiras no ar. Com um revólver na mão direita e uma criança recém-nascida agarrada com a mão esquerda, junto ao peito, transmite uma imagem forte, até emocionante, mesclada de bravura e amor maternal. A obra, que levou dois anos para ser concluída, é de autoria do escultor Rutelli.”
“A localização privilegiada já indica o carinho que os italianos dedicam há anos a Anita Garibaldi. Está no Gianícolo, numa das Sete Colinas de Roma, na Piazza Anita Garibaldi, a 100 metros de um gigantesco pedestal construído em cimento que abriga a legendária figura de Giuseppe Garibaldi.”(idem)
              
A TRAJETÓRIA DE GIUSEPPE GARIBALDI
figura carismática de Giuseppe Garibaldi sempre esteve ligada à presença forte de Anita Garibaldi. Na retirada da Laguna, extenuado e abatido, Garibaldi não se deixou vencer pelo pessimismo. Com uma reação típica de sua bravura, o grande guerreiro deixou expressa a importância de Anita em sua vida:
“ À testa de alguns homens, resto de tantos combatentes que tinham, com justa razão, merecido o título de bravos, eu ia a cavalo. Orgulhoso do vivos, orgulhoso dos mortos... Ao meu lado, a mulher digna de toda a admiração. Que me importava, pois, não possuir senão o que tinha comigo? Que me importava servir uma República pobre, que não pagava ninguém e da qual, ainda que fosse rica, eu não teria aceitado coisa alguma?”
É muito importante relembrarmos que Giuseppe Garibaldi sempre participara das lutas políticas pela unificação da Itália. Pertenceu à “Jovem Itália”, uma sociedade secreta fundada (1831) por Giuseppe Mazzini, que se notabilizou em procurar atrair para a causa da unificação italiana a presença de expressivos segmentos da sociedade. Perseguido e exilado político, Garibaldi participou de lutas no Uruguai e no Brasil (Guerra dos Farrapos).
Foi o mais longo movimento de contestação ao Poder Central: era contra os abusivos impostos imperiais e contra as restrições à liberdade. Durou dez anos essa guerra (1835/1845). Os revoltosos contaram com o apoio dos camponeses e com o apoio da sociedade maçônica, sob o comando do Coronel Bento Gonçalves e contou com a experiência revolucionária de Giuseppe Garibaldi. No ano de 1845 foi selado um acordo entre os revolucionários e o Poder Central (Barão de Caxias, futuro Duque, foi o responsável pelo final feliz).
Os soldados rebeldes foram anistiados e incorporados ao Exército Nacional; os escravos que participaram do movimento foram alforriados; e os estancieiros foram anistiados e tiveram reconhecidas as suas lideranças na região. Segundo Érico Veríssimo, a Guerra dos Farrapos terminava“com honra para os dois lados”

               AS HOMENAGENS NO BRASIL

Essa “HEROÍNA DE DOIS MUNDO”, é tema de poesias, romances, novelas e filmes, além de dar nome a ruas, monumentos e cidades. A genialidade do famoso Joãozinho Trinta , levou para a maior festa popular brasileira – o Carnaval! – a história da “Heroína de Dois Mundos”, pela Escola de Samba Viradouro. A homenagem destacou a sua vida e a sua dedicação na luta pela liberdade empreendida por seu companheiro Giuseppe Garibaldi, no Uruguai, no Brasil e na Itália! 

A atriz Giovanna Antonelli no papel de Anita Garibaldi

Em Laguna, tem o Museu Anita Garibaldi. Praças e ruas levam seu nome por todo o Brasil e pela Lei nº 730, de 17 de junho de 1961, oGovernador do Estado de Santa Catarina, CELSO RAMOS, assinou a criação do município de ANITA GARIBALDI. Essa homenagem traduz o carinho e admiração que os catarinenses prestam a grande figura da ilustre mulher, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e famosa no Brasil e no mundo com o nome de Anita Garibaldi.
E, agora, nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, nada mais oportuno do que lembrarmos dessa brasileira ilustre e pioneira na emancipação feminina: ANITA GARIBALDI!!!



9 comentários:

Delmanto disse...

A Nova Praça ANITA GARIBALDI ! Sucesso!

Anônimo disse...

A rede Globo fez uma mini-série de grande sucesso no mundo inteiro. As “SETE MULHERES”, onde dá destaque para as figuras apaixonantes de Giuseppe e Anita Garibaldi, interpretados por Thiago Lacerda e Giovanna Antonelli. A interpretação dos dois foi sob medida e mostrou toda a grandeza daquele amor e a parceria corajosa e revolucionária dos dois. Foi inesquecível! (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Aurelio disse...
Amigo Delmanto, muito bom postar uma história dessas e ver que a luta as vezes é a única saída, Anita, minha conterrânea, que dá o nome da cidade onde nasci, Anitápolis, foi uma das poucas ou senão a única a pegar em armas partindo para o combate em nome de um ideal!
Parabéns a todas as mulheres nesse dia que é delas e a você pelo ótimo post!
Grande abraço meu amigo!!!

Anônimo disse...

É uma história muito bonita, de "amores e guerras". Apaixonante e muito bem contada em "A Casa das Sete Mulheres", com direção de Jaime Monjardim. Parabéns pela homenagem Armando, um abraço.
Patricia Delmanto.

Anônimo disse...


Djanira Genovez (Facebook) compartilhou a sua publicação.
Nosso prefeito...

Anônimo disse...

Carlos Alberto Fumes (Facebook):
muito bom ....passei e gostei

Anônimo disse...

Gabhy Soares (Facebook): Vamos inaugurando mais praças aí a hr que vc precisa de pronto socorro uma vergona vc fkr 2 ou 3 hs esperando por atendimento , e a educação as escolas que vergonha agr praça tem lucro quer dizer saúde e educação de nossas crianças ñ pk nem o pronto socorro pediatrico atende rápido que vergonha , continuem aí seus hipócritas dando importância a praças

Anônimo disse...

Mônica Gasparini (Facebook):
Ficou linda. Parabéns! Problemas temos mas uma coisa não exclui a outra. Adoro morar em local com qualidade de vida. Obrigado

Anônimo disse...

Gabhy Soares ·(Facebook):
só qualidade né
a ta de certo seu filho ñ estu8de em escola publica e nem precise de hospital publico né bm

Postar um comentário