setembro 04, 2015

7 de SETEMBRO: A importância de DOM JOÃO VI na unidade da Nação Brasileira!

7 de SETEMBRO:
A importância de DOM JOÃO VI na unidade da Nação Brasileira!



Nas próximas comemorações do 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil! – queremos fazer uma nova releitura da origem disso tudo e de como o destino do Brasil foi bem diferente da América Espanhola: retalhada em pequenas republiquetas, dividida. O Brasil, graças à vinda da Corte Portuguesa para cá, manteve a sua unidade territorial, a língua portuguesa única em todo o território, possibilitando, assim, a Independência, a República e as comemorações verde-amarelas do Dia da Independência: 7 de setembro!
Vamos ao texto:



                             1808 - 2008

200 anos da redescoberta do Brasil

"Foi o único que me enganou"
Napoleão Bonaparte, nas suas memórias escritas pouco antes de morrer no exílio

A citação é destaque no livro "1808", de Laurentino Gomes, edição Planeta, 2007. Ao procurarmos trazer o perfil definitivo de Dom João VI, em homenagem à colônia portuguesa de Botucatu, esse desabafo de Napoleão é marcante. Hoje, praticamente integrada, essa colônia foi muito importante na formação de nossa cidade. 

Ao fazermos uma interpretação sociológica da vinda da família real e da corte portuguesa para o Brasil colônia, não poderíamos cair na análise fácil e caricata dos apressados que estudaram esse evento sem a seriedade e a profundidade que ele merece. Sem graçolas e sem arroubos da análise festiva...
Aspectos individualizados, posturas ocasionais e desmembradas do contexto histórico levam qualquer interpretação a erro. O que interessa, historicamente falando, é a realidade no contexto final. É a análise imparcial dos fatos e seus resultados. 

A família real, sob o comando do então príncipe regente, acertou ou errou ao transferir-se para a sua principal e mais rica colônia? Foi uma decisão intempestiva e medrosa ou foi uma decisão idealizada e planejada? Foi uma fuga ou foi um recuo estratégico perante um inimigo momentaneamente mais poderoso?

Com certeza, hoje, podemos afirmar que a família real acertou ao optar, em 1807, pela vinda para o Brasil colônia, em uma decisão madura e estratégica.

Já em 1580, quando surgiram as primeiras ameaças ao reino é que começou a crescer a hipótese da transferência da sede do reino para a América. Assim, em 1736, 1762, 1801 e 1803 a viabilidade de planos tão ousados quanto antigos foi num crescente na corte portuguesa. No livro "1808", já citado, temos a afirmação de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, então chefe do Tesouro: "Vossa Alteza Real tem um grande império no Brasil...Portugal não é a melhor parte da monarquia, nem a mais essencial.."

Dom João VI, de personalidade tímida e insegura, soube sempre cercar-se de bons conselheiros que o levaram a um perfil de um soberano bem-sucedido, especialmente quando se analisa as outras casas reais com seus titulares destronados, perseguidos ou mortos pela implacável força napoleônica.


A exemplificar esse perfil definitivo de Dom João VI, basta lembrarmos que na vizinha Espanha, cuja casa real aceitou todas as imposições de Napoleão, a desgraça aconteceu: o rei Carlos IV que entregara seu reino sem luta e de forma subserviente viu, em pouco tempo, a traição de Napoleão invadindo a Espanha. Desesperado, ainda tentou preparar os navios para transferir-se para as colônias espanholas na América. A destempo. Tarde demais. Napoleão obrigou a ele e a seu filho e herdeiro, Fernando, que abdicassem a favor de seu irmão, José Bonaparte. A estratégia portuguesa NÃO pode ser imitada pela Espanha.

Há 200 anos atrás, o Brasil praticamente não existia como país. As capitanias eram estanques e isoladas: nem comércio comum tinham. Era estratégico: o isolamento das regiões era vital para o colonialismo. No livro citado, esse quadro fica claro: "...Cada capitania tinha o seu governante, sua pequena milícia e seu pequeno tesouro; a comunicação entre elas era precária, sendo que geralmente uma ignorava a existência da outra..." E mais: "...Mantida por três séculos isolada no atraso e na ignorância, a colônia era composta por verdadeiras ilhas escassamente habitadas, distantes e estranhas entre si."
Quando a corte real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, tudo estava por ser feito. Com uma população quase analfabeta, muito pobre e rústica, o país não era atrativo para nada.

Dom João VI mudou esse quadro. Já em sua chegada, em Salvador, criou a primeira escola de ensino superior do Brasil: a Faculdade de Medicina, na Bahia. Em 1811, foi criada a primeira fábrica de ferro, em Minas Gerais. Em 1814, era criada a Real Fábrica de São João de lpanema( siderúrgica), em Iperó/Sorocaba/SP. Dom João criou outras escolas de "..técnicas agrícolas, um laboratório de estudos e análises químicas e a Academia Real Militar, cujas funções incluíam o ensino de Engenharia Civil e Mineração. Estabeleceu ainda o Supremo Conselho Militar e de Justiça, a Intendência Geral de Polícia da Corte (mistura de Prefeitura com secretaria de segurança pública), o Erário Régio, o Conselho da Fazenda e o Corpo da Guarda Real. Mais tarde, seriam criadas a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional, o Jardim Botânico e o Real Teatro São João..." 

"...As transformações teriam seu ponto culminante em 16 de dezembro de 1815. Nesse dia, véspera da comemoração do aniversário de 81 anos da rainha Maria l, D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves e promoveu o Rio de Janeiro a sede oficial da Coroa." (da obra citada).

A verdade é que o plano de mudança da sede do império de Portugal não se limitava à formação de um país, mas, também, a afirmar essa soberania portuguesa no mundo, especialmente perante os adversários europeus, procurando punir e conquistar seus territórios na América: ainda em 1808, forças portuguesas invadiram a Guiana Francesa, que se rendeu sem resistência. Era uma espécie de "troco" à invasão francesa de Portugal... O mesmo ocorreria com a chamada Banda Oriental do Rio da Prata (Uruguai),que foi invadida em represália à postura da Espanha. É registro histórico.

O historiador português Antônio Ventura, professor da Universidade de Lisboa, definiu com maestria a importância da vinda da família real para o Brasil: "A transferência da corte, afinal, terminou sendo mais importante para o Brasil do que para Portugal. É o seu momento fundador. De 1808 a 1822, o Brasil é o centro da monarquia. E são assim criadas as condições para a independência do país. Costumo dizer aos meus alunos que, em 1822, fazer a independência do Brasil era colher um fruto maduro." (caderno +mais-n°817/Folha de São Paulo, de 25/11/2007).

O historiador mineiro José Murilo de Carvalho (autor do livro "Dom Pedro 2° - Ser ou Não Ser", Cia das Letras), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destaca que a unidade territorial é a responsável pelo Brasil de hoje. Carvalho afirma que "...O príncipe dom João podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A colônia se fragmentaria. Como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. É positiva a recuperação das imagens de dom João 6° e de Carlota Joaquina e seu resgate em relação às abordagens caricatas do tipo exibido no filme de Carla Camurati ("Carlota Joaquina - Princeza do Brazil", 1995). Sobre a Independência, o importante é discutir como ela se deu. A grande diferença em relação à América Espanhola foi a manutenção da unidade da colônia portuguesa e a monarquia. Dai veio o Brasil de hoje. Se para o bem ou para o mal, é Guimarães Rosa quem decide: "Pãos ou pães, questão de opiniães. "(caderno +mais-n° 817/Folha de São Paulo).


Brasil, 
com sua unidade territorial é a grande herança da vinda da família real portuguesa para a América. Descoberto em 1500, com certeza, o Brasil foi redescoberto em 1808. (AMD)
(Revista Peabiru nº 24 - maio/junho de 2008)

7 comentários:

Delmanto disse...

A língua portuguesa falada em todo este imenso Continente que é o Brasil. A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, transferindo para cá a sede do Reino de Portugal mudou radicalmente o destino do Brasil. Antes, isolado e não se comunicando entre suas Capitanias Hereditárias, o Brasil teria – com certeza! – um outro destino...Seríamos pequenas republiquetas, sub-desenvolvidas e até antagônicas.
Assim, a nossa homenagem a Dom João VI e à Corte Portuguesa que além de inserir o Brasil no mapa das Nações importantes à época, semeou os principais investimentos para a construção definitiva da Nação Brasileira.
Salve o 7 de Setembro!
Salve o Brasil!

Anônimo disse...

Jackie Freitas disse...
Olá Delmanto querido!
Sem dúvida alguma devemos prestar todas as honras e homenagens a essa influência portuguesa que faz parte da nossa história! Adoro Camões, Pessoa, Florbela Espanca, Eça e tantos outros nobres escritores que além deixarem escritos maravilhosos, também serviram de exemplo aos grandes escritores que temos.
Esse laço Portugal / Brasil, acredito que será eterno... um cordão umbilical que, apesar de cortado, mantém unido dois povos e suas culturas.
Grande beijo,
Jackie

Anônimo disse...

Jackie Freitas disse...
Olá Delmanto querido!
Sem dúvida alguma devemos prestar todas as honras e homenagens a essa influência portuguesa que faz parte da nossa história! Adoro Camões, Pessoa, Florbela Espanca, Eça e tantos outros nobres escritores que além deixarem escritos maravilhosos, também serviram de exemplo aos grandes escritores que temos.
Esse laço Portugal / Brasil, acredito que será eterno... um cordão umbilical que, apesar de cortado, mantém unido dois povos e suas culturas.
Grande beijo,
Jackie

Anônimo disse...

Leandro Mioni (Facebook):
pena que a linguá geral paulista se perdeu no tempo

Anônimo disse...

Leonor Melchert (Facebook):
Armando
B.Tarde! Sua ótica à respeito é bem elaborada,aprecio,mas posso fazer um questionamento?Será que se ficassemos sob o domínio dof holandeses,como dizem Calabar,foi morto por supor que seria mais vantajoso para nos
Não teriamos herdado uma formação que viesse acalentar os anseios de sermos um pais mais sólido em suas estruturas básicas?Não questiono a posição de D.João, só saliento que a vinda de degredados,etc...no início da colonização, já deixou nodoas que até hoje,custam caro

Delmanto disse...

Muito boa a sua argumentação, Leonor. Os EUA, por exemplo, tiveram uma colonização diferenciada. Como colônia inglesa não foi explorada e nem depósito de degredados. Nesse ponto, a colonização portuguesa tinha outra postura: era extrativista e, até a vinda de Dom João, mantinha as Capitanias isoladas e sem comunicação. Com Dom João VI as coisas mudaram... Passamos a Reino Unido e Sede da Coroa. Uma colonização holandesa teria sido uma boa. O período que dominaram e o espólio que deixaram - tanto em termos de benfeitorias quanto em cultura - foi marcante. Como descendente de imigrantes portugueses vindos de Braga, além do meu lado de descendência italiana, não estaria aqui se os holandeses tivessem tido melhor sorte. É isso. Obrigado por seu comentário. Grande abraço.

Anônimo disse...

Carlos Teixeira Pinto (Facebook):
O ' SE ' é um problema né ? quem veio ....fazer o que nè ? vamos respeitar , fizeram o possível .
Sou descendente de portugueses e italianos ; não me queixo .... Abração Armando .

Postar um comentário