setembro 26, 2015

O Universo de Tarsila do Amaral - Exposição no Pátio Higienópolis

Tarsila


Abaporu

Até domingo (27/09) estará aberta ao público a exposição “UNIVERSO DE TARSILA DO AMARAL, no Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista. Essa criativa exposição tem como curadora TARSILINHA DO AMARAL, sobrinha neta da grande pintora. Comemora-se também, antecipadamente, os 130 anos do nascimento de Tarsila (1886/2016).


Na parte central do Shopping, a exposição apresenta uma réplica cenográfica do atelier de Tarsila do Amaral, representando não apenas o seu local de trabalho mas ao mesmo tempo a casa da pintora.

Com palestras de Tarsilinha do Amaral, o público poderá ver e ler sobre a vida da pintora e fatos especiais sobre a origem de suas obras.

Tarsilinha do Amaral e o Abaporu

Tarsila do Amaral ao lado de Anita Mafaltti representam o que de melhor se produziu em pintura pelo universo feminino brasileiro, do qual são as mais destacadas representantes.

autorretrato

“Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, São Paulo, no dia 1º de setembro de 1886. Filha e neta de grandes fazendeiros de café, foi criada na fazenda São Bernardo em meio à natureza e aos animais que tanto gostava, Entretanto, apesar de morar no interior de São Paulo, Tarsila cresceu acostumada com o que  de melhor havia no Brasil e na Europa, centro cultural do mundo àquela época. Anos mais tarde, quando, já adulta, decidiu dedicar-se à pintura, expressou em sua arte tudo o que vivenciara em sua infância e juventude.
“Quero ser a pintora da minha terra”, disse Tarsila certa vez ao definir sua ambição nas artes.
E conseguiu, Hoje, não apenas Tarsila do Amaral, a Caipirinha de Capivari, é a pintora mais importante de nosso páis, como sua obra prima, o quadro ABAPORU é a tela de maior valor no mundo. (informe/divulgação)

Oswald de Andrade, pintado por Tarsila.

O quadro Apaboru que Tarsila criou, em 1928, para presentear seu marido, Oswald de Andrade, se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e ao movimento antropofágico. “Abaporu”, palavra de origem indígena, significa “homem que come carne humana”, o que veio a dar origem ao movimento antropofágico, idealizado por seu marido: a antropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras para que a arte e a cultura nacionais ganhassem um perfil mais brasileiro.
Na exposição, os presentes podem tirar fotos junto ao famoso quadro Abaporu. Na verdade, explicado por Tarsilinha Amaral, a pintora fez o quadro para presenteá-lo ao seu marido, com muita sensualidade e amor.  Na busca de um nome para o quadro, num momento em que se vivia a busca de rumos para a pintura e arte nacionais, optou-se por essa palavra indígena, Abaporu, com o significado acima.
Vale a visita.

Abaixo, a relação de suas obras:

• Pátio com Coração de Jesus (Ilha de Wright) - 1921
• A Espanhola (Paquita) - 1922
• Chapéu Azul - 1922
• Margaridas de Mário de Andrade - 1922
• Árvore - 1922
• O Passaporte (Portrait de femme) - 1922
• Retrato de Oswald de Andrade - 1922
• Retrato de Mário de Andrade - 1922
• Estudo (Nu) - 1923
• Manteau Rouge - 1923
• Rio de Janeiro - 1923
• A Negra - 1923
• Caipirinha - 1923
• Estudo (La Tasse) - 1923
• Figura em Azul (Fundo com laranjas) - 1923
• Natureza-morta com relógios - 1923
• O Modelo - 1923
• Pont Neuf - 1923
• Rio de Janeiro - 1923
• Retrato azul (Sérgio Milliet) - 1923
• Retrato de Oswald de Andrade - 1923
• Autorretrato - 1924
• São Paulo (Gazo) - 1924
• A Cuca - 1924
• São Paulo - 1924
• São Paulo (Gazo) - 1924
• A Feira I - 1924
• Morro da Favela - 1924 • Carnaval em Madureira - 1924
• Anjos - 1924
• EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) - 1924
• O Pescador - 1925
• A Família - 1925
• Vendedor de Frutas - 1925
• Paisagem com Touro I - 1925
• A Gare - 1925
• O Mamoeiro - 1925
• A Feira II - 1925
• Lagoa Santa - 1925
• Palmeiras - 1925
• Romance - 1925
• Sagrado Coração de Jesus I - 1926
• Religião Brasileira I - 1927
• Manacá - 1927
• Pastoral - 1927
• A Boneca - 1928
• O Sono - 1928
• O Lago - 1928
• Calmaria I - 1928
• Distância - 1928
• O Sapo - 1928
• O Touro - 1928
• O Ovo (Urutu) - 1928
• A Lua - 1928
• Abaporu - 1928
• Cartão Postal - 1928 • Antropofagia - 1929
• Calmaria II - 1929
• Cidade (A Rua) - 1929
• Floresta - 1929
• Sol Poente - 1929
• Idílio - 1929
• Distância - 1929
• Retrato do Padre Bento - 1931
• Operários - 1933
• Segunda Classe - 1933
• Crianças (Orfanato) - 1935/1949
• Costureiras - 1936/1950
• Altar (Reza) - 1939
• O Casamento - 1940
• Procissão - 1941
• Terra - 1943
• Primavera - 1946
• Estratosfera - 1947
• Praia - 1947
• Fazenda - 1950
• Porto I - 1953
• Procissão(Painel) - 1954
• Batizado de Macunaíma - 1956
• A Metrópole - 1958
• Passagem de nível III - 1965
• Porto II - 1966
• Religião Brasileira IV - 1970
(Wikipedia)

4 comentários:

Delmanto disse...

É um evento apaixonante. Além de mostrar didaticamente a obra dessa pioneira e revolucionária pintora, nos dá um retrato fiel de sua personalidade através das palavras de Tarsilinha do Amaral. Vale a visita. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e sua esposa estiveram visitando o Abaporu...

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Visitei e gostei!

Anônimo disse...

Lurdinha Senna (Facebook):
Vou visitar hj !Obrigada pelo convite

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Fernando Elias Biral e Lívia Cubayachi, vocês já foram??? Dr Armando Moraes Delmanto nos aproxima dos acontecimentos. Parabéns!

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