outubro 30, 2015

Finados! E a Prefeitura NÃO fez a lição de casa...

Finados!   
 E a Prefeitura NÃO fez a lição de casa...

É pena...
O ritmo das obras é muito devagar...
Duas Praças Públicas, ou melhor, uma praça e meia... O Jardim da Catedral e a pequenina Praça Anita Garibaldi. Isso em 7 anos de gestão!
A Praça do Paratodos e o Portal das 3 Cruzes do Cemitério Municipal, também NÃO foram feitas...
Com certeza, no próximo ano – ANO ELEITORAL! – a Prefeitura deverá entregar o prédio da Pinacoteca (antigo fórum) que se arrasta em reforma por 3 anos e também as obras complementares do ESPAÇO CULTURAL “DR. ANTONIO GABRIEL MARÃO”, na Avenida Dom Lúcio. A “maquiagem” da cidade sempre é feita no ano eleitoral: repeteco de gestões tucanas do passado... É pena...
ARQUITETO PREMIADO – Com referência à restauração do monumento premiado em concurso e que orgulha a cidade – O PORTAL DAS 3 CRUZES! – do arquiteto botucatuense (Vitoriana), Nadir Mezerani, a Prefeitura DEIXOU de fazê-la. É pena...
Da mesma forma, a Praça Coronel Moura (Jardim do Paratodos), também desse premiado arquiteto, está em estado deplorável...
Tudo é muito devagar. Conquistas? Só as do “prato feito”, ou seja, as que já estão programadas. Nenhum NOVO CURSO SUPERIOR NA UNESP! Nenhuma AVENIDA para desafogar o trânsito do centro. Mas não havia a promessa de dar CONTINUIDADE À AVENIDA VITAL BRASIL E LEVÁ-LA ATÉ A FUTURA AVENIDA MARGINAL?!?

PAROLE – PAROLE – PAROLE...

PALAVRAS – PALAVRAS – PALAVRAS...

Abaixo, o post que fizemos, 02/11/2014, reivindicando (sem resposta), a restauração do PORTAL DAS 3 CRUZES  e da PRAÇA DO PARATODOS:

Portal das Cruzes: Magnífica obra a ser RESTAURADA!

Portal das Cruzes!!!
Botucatu sente orgulho da arquitetura que embelezou o seu principal cemitério. Nos anos 60, houve um Concurso Público para a escolha do projeto para a entrada do cemitério. O vencedor foi o arquiteto NADIR MEZERANI, de família botucatuense, mais precisamente, localizada no Distrito de Vitoriana. 

E ganhamos o CEMITÉRIO DAS CRUZES: com 3 altas torres encimadas por cruzes e com o muro de concreto acompanhando em desníveis a grandiosidade das cruzes. Cruzes de Concreto!

CRUZES DE CONCRETO

Completando 50 Anos de sua inauguração festiva, a Prefeitura está em falta com esse Patrimônio de Botucatu com a total falta de manutenção adequada. Nos últimos anos, a Prefeitura tem se limitado a dar uma “mão de tinta” no muros e nas imponentes torres das cruzes. É sabido que o concreto aparente necessita para sua manutenção, impermeabilização e restauração de tratamento adequado já muito conhecido dos técnicos em restauração e, com certeza, dos funcionários especializados da Prefeitura de Botucatu.
Vamos restaurar esse nosso PATRIMÔNIO CULTURAL ! Vamos fazer uma restauração que o dignifique e, com URGÊNCIA, tirar “aquela “saia” de “mão de tinta” que foi dada para a principal Torre/Cruz!

Avenida Paulista

Esse arquiteto é internacionalmente conhecido e admirado. Foi dele o projeto de rebaixamento da famosa Avenida Paulista, em São Paulo. Fizeram apenas uma parte, mas a beleza do trabalho arquitetônico e sua praticidade não deixam dúvidas de que, pronta, essa pista rebaixada/livre seria de grande utilidade para São Paulo.


MAIS OBRAS ARQUITETÔNICAS

Pois, para Botucatu, Nadir Mezerani fez mais duas grandes obras: a nova Praça Coronel Moura e o atual  Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, com seus “iglus” que chamaram a atenção e deixaram seus usuários com o problema do super aquecimento, exatamente por não terem feito o devido isolamento térmico. Só agora estão fazendo essa necessária proteção térmica além da conclusão do projeto arquitetônico, com a construção dos espaços complementares


A reforma total da Praça Coronel Moura abalou a cidade: era um jardim romântico e que tinha a preferência dos botucatuenses. Na reforma, ganhamos uma praça de concreto, com sua concha acústica, logo apelidado de “repolhão”. Foi muito exagero. A perda do belo jardim, sim. Mas a obra do arquiteto Mezerani foi de uma criatividade especial. O certo seria que se fizesse um novo jardim em um outro local, mantendo-se o tradicional que já estava pronto e era admirado pelos botucatuenses.

“MAL CHEIRO PARATODOS”

Agora, “ajoelhou, tem que rezar”...
O que não se pode é transformar o local, abandonado, ponto de marginais, em verdadeiro “MAL CHEIRO PARATODOS”, com o “perfume” de seus precários sanitários que inunda toda a praça e o comércio no seu entorno... Até o TEATRO MUNICIPAL sofre esse descaso do serviço público.

Foco e Ritmo!

Claro que a Prefeitura Municipal agirá para solucionar esses problemas. Assim como fez com o JARDIM DA CATEDRAL que ficou espetacular. Só é preciso atentar para a obra e ter FOCO, ou seja, mantendo um RITMO de restauração condizente com um poder público ágil e eficiente. Em 6 anos, convenhamos, apenas uma restauração de Praça Pública é muito pouco...

Neste dia em que visitamos nossos entes queridos nos cemitérios de Botucatu é o momento ideal para esta solicitação QUE JÁ FIZEMOS À PREFEITURA MUNICIPAL quando da reinauguração do JARDIM DA CATEDRAL 
Deixemos as duas palavras de ordem: FOCO e RITMO!

FOCO e RITMO!!!

JARDIM DA CATEDRAL: leia aqui

8 comentários:

Delmanto disse...

Não se trata de uma obra qualquer. É O PATRIMÔNIO PÚBLICO DE BOTUCATU QUE PRECISA SER RESGUARDADO E TER A SUA MANUTENÇÃO FEITA E COM COMPETÊNCIA!
O PORTAL DAS CRUZES é obra de um arquiteto internacionalmente consagrado. Autor da Nova Avenida Paulista (rebaixada), NADIR MEZERANI precisa ter o apoio da Prefeitura Municipal para que sua obra seja motivo de orgulho dos botucatuenses e dos visitantes!
Assim como “ganhamos” um NOVO JARDIM DA CATEDRAL, queremos um NOVO PORTAL DAS CRUZES! Sempre lembrando que é preciso ter FOCO e RITMO nas obras para que elas aconteçam...
Vamos à luta!

Anônimo disse...

Nadir Mezerani disse...
Prezados Delmanto e conterraneos ,


fico imensamente grato com todos os comentarios sobre os trabalhos que tive a honra de contribuir para nossa Cidade .
São os erros e acertos que nos impõem crescimento. Oportunamente enviarei copias de publicações em livros dessas obras citadas .

É muito oportuno "ficarmos atentos " aos projetos ou mudanças indevidas que são feitas em obras publicas, quaisquer que sejam seus autores ou politicos. A Cidade é nossa. Vejam o "desastre" que a FDE fez na delicada Estação Ferroviária de Vitoriana, em frente à casa que nasci.

Quanto as obras do Portal das Cruzes lamento muito a descabida pintura. Solicito, nesta oportunidade, que nosso Prefeito João Cury oriente a "lavagem" desta triste aberração. É correto e até economico somente limpar e selar com acrilico sem brilho o concreto aparente que se encontra em perfeito estado de resistencia.

Os sanitarios da Praça Paratodos deveria ser um exemplo primoroso de conservação e de segurança monitorada. Não há melhor forma de instalação desse equipamento urbano ( ver em contraponto os sanitarios na Praça em frente a Catredral em volume saliente em pleno centro do espaço de lazer) . Peço também ao nosso Prefeito a gentileza de orientar a retirada de obra religiosa, alheia ao projeto original, que foi instalada indevidamente no centro da Praça do Paratodos

Certamente o Prefeito Joaquim Amando de Barros promoveu o " redesenho " de Botucatu. Lamento que não foi efetivada a decretação de "utilidade publica" do nucleo junto a Catedral,Forum, Santa Casa e Centros Escolares para implantar seu correto Centro Civico da Cidade, delineado no Plano Diretor em 1966

Recentemente no escritorio , um arquiteto frances ,da equipe do curador Guilherme Wisnik que reconduziu o projeto da Nova Paulista na ùltima Bienal de Arquitetura de SP, ao final da entrevista quiz saber qual era minha sensação em passar nesta obra construida . Respondi : "orgulho e tristeza simultaneos".

O conciso e consistente texto no ' Blog do Delmanto" pode traduzir o que São Paulo hoje reconhece ter perdido; mesmo assim, esta obra vem sendo objeto de constantes mutilações em sua superficie superior.

Este sintoma citado tambem existe enquanto as obras do antigo CEIM ,hoje Espaço Cultural de Botucatu, não for concluida corretamente.

Novamente agradeço as palavras e ajuda dos amigos da cidade.

Nadir Mezerani
20 de janeiro de 2015

Anônimo disse...

Maria Oliveira (Facebook):
Que bom ter alguém com conhecimento de causa e com capacidade diplomática para saber reivindicar!!

Anônimo disse...

Osvaldo Paes de Almeida (Facebook):
Quero saber onde estão as pedras portuguesas ds Catedral e da Garibaldi. O gato comeu?

Anônimo disse...

Ramiro Matuto Vióla (Facebook):
MEU PAI, DOIS PRIMOS E UM TIO E OUTROS AMIGOS...TRABALHARAM ÁRDUAMENTE DIA E NOITE NO PURO CONCRETO NA CONSTRUÇÃO DESSAS 3 CRUZES, PONTO DE REFERÊNCIA MAGNÍFICA NA ENTRADA DA NOSSA BOTUCATU E AO CEMITÉRIO PORTAL.

Anônimo disse...

Leonor Melchert (Facebook):
Valeu De.Delmanto,só que é preciso conservar as restaurações. O. Jardim da praça Rubião Jr
está com os canteiros desfalcados de vegetação, devido às pisacoes dos mesmos por elementos sem mínima educação e em consequência também de absurdos eventos que ali se concentram
.A população pisa nas flores,jogam garrafas de bebidas,etc..

Não é?

Anônimo disse...

Nadir Mezerani Arquitetura Urbanismo (Facebook):
Presados amigos de Botucatu ,grato pelas palavras .e principalmente por se preocuparem com nossa Cidade. Por ser de Vitorianinha, talvez seja avesso a ""marketing" , mas... acabo de vir de Congresso em Bonito, onde recebi honroso trofeu -Profissional 2015- " Premio Oscar Niemeyer Soares Filho". Abraços.

Delmanto disse...

É o reconhecimento profissional que destaca o já consagrado arquiteto, mas que "chancela" também Botucatu com essa premiação. Parabéns ! Botucatu tem orgulho de seus filhos empreendedores e cidadãos prestantes!

Postar um comentário