janeiro 26, 2016

Carlos, o poeta X Carlos, o político...


É importante e é prazeroso mostrar as facetas desconhecidas das celebridades que marcaram a vida social, política e cultural do nosso país. E é o que faremos aqui. O poeta Carlos Drummond de Andrade expondo a sua simpatia, a sua amizade e até o seu voto. E o político Carlos Lacerda, ex-governador da Guanabara, escritor, tradutor e editor, com sua admiração explícita ao poeta.

Ambos tiveram efetiva militância política. O poeta, com o tempo, passou a dedicar-se apenas à literatura. Já o político Lacerda, percorreu um logo caminho, travando grandes embates e culminando com sua eleição para governador daGuanabara. Mas no início de suas vidas profissionais, pertenceram à turma de jovens boêmios da famosa“Taberna da Glória”, no Rio, composta por Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Vinícius de Moraes, Fernando Sabino, Carlos Lacerda, Paulo Mendes Campos e Dorival Caymmi.



E com a estrada da vida percorrida em sua maior parte, os dois colocam claramente a admiração mútua. É registro histórico. O blog do jornal “A Tribuna da Imprensa”, de 07/01/2012, traz a matéria de José Carlos Werneck.Vamos ao texto:

“Correspondências entre Lacerda e Carlos Drummond de Andrade"

No Natal de 1975, Carlos Lacerda envia bilhete aopoeta, oferecendo um livro da Nova Fronteira, editora que criou:

“Para Carlos Drummond de Andrade, que não gosta de mim, mas certamente gosta de Fernando Pessoa e há de gostar do Otávio Araújo, a Nova Fronteira oferece,Natal de 75, Carlos Lacerda”.

Resposta de Drummond para Lacerda:
“Agradeço-lhe vivamente, e à Nova Fronteira, o magnífico exemplar de ‘Ode Marítima’ de Fernando Pessoa, com que me distinguiram neste Natal. Realmente, é um fino objeto de arte, a que Otávio Araújo deu contribuição relevante, para maior glória do poeta. Parabéns à arte gráfica do nosso país. A afirmação de que ‘não gosto de você’ seria pelo menos exagerada, se não fosse, como é,totalmente errada. Ninguém é indiferente ao ‘charmeur’fascinante que você é, e mesmo os que supõem detestá-lo,no fundo gostam de você. Gostam pelo avesso, mas gostam. Quanto a mim, tenho presente que fomos bons camaradas na luta perdida da ABDE, e que lhe dei o meu voto para Governador (voto de que não me arrependi, em face dos lances criativos do seu Governo). Apenas, discordei de posteriores atitudes políticas de você, o que é coisa comum na vida, e não afeta relacionamento pessoal. Certo?”



De Lacerda para Drummond, janeiro de 1976:
“Apresso-me em responder à sua pergunta datada de 25 de dezembro. Foi bom que lhe dissesse e ótimo que você falasse, na carta. Haviam-me dito isso, e eu remordia a mágoa, pela muita admiração que lhe tenho, e não só intelectual, pois respeito também a sua maneira de ser, a sua integridade essencial. Transmiti à Nova Fronteira o seu elogio, que será por todos bem, isto é, devidamente bem recebido. Saúde e paz lhe deseja, com um abraço, o Carlos Lacerda.”

Que bonito!

É isso. A vida é assim...Às vezes, em uma troca de correspondência, quase protocolar, surge os sentimentos que derrubam as fantasias e as maledicências que surgem no dia a dia de nossas vidas.

É bonito e é REGISTRO HISTÓRICO!

5 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, até em suas correspondências, Carlos Drummond de Andrade era elegante. Escrevia gostoso, era claro e objetivo. Muito bem bolado o DIA D, em homenagem ao nosso poeta maior. Apesar de tímido e avesso às badalações, Drummond é, hoje, o poeta mais conhecido do Brasil. Ele e Mário Quintana.
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Só um Drummond para se revelar por inteiro... Poeta é poeta. E que segurança! Afinal, expôs o seu secreto garantido pela Constituição. Muito boa a matéria. Abraço.
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Por outro lado, é declarada a importância e admiração que Carlos Lacerda tem pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Militaram na esquerda, foram boêmios e depois cada um seguiu o seu caminho. E Drummond deixou clara a sua opção política por Lacerda e, mais, afirmou que ficou satisfeito com o desempenho do Lacerda. Muito interessante essa matéria. (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Muito gostoso de ler...obrigada Delmanto!

Anônimo disse...

Zilar Pereira (Facebook):
Dois Carlos que souberam se distinguir como verdadeiros brasileiros e cada um contribuiu com sua verdadeira vocação. O político, o poeta. Oxalá nossos atuais homens públicos fossem assim. Verdadeiros e corretos.

Postar um comentário