março 22, 2016

DIA MUNDIAL DA ÁGUA! – 22/03/2016

Sabe de nada, inocente!


DIA MUNDIAL DA ÁGUA! – 22/03/2016

O Aqüífero Botucatu ou Aqüífero Gigante do MERCOSUL ou Aqüífero Guarani foi chamado por mais de um século de Aqüífero Botucatu pela situação extremamente favorável à exploração que apresenta na região do Pólo Cuesta .
No Dia Mundial da Água vamos conhecer um pouco do maior “mar potável subterrâneo” do mundo !

São milhares de poços artesianos explorando as águas do Aquífero Guarani (Botucatu), alguns legais mas a grande maioria ilegais. A SABESP – empresa que explora o Serviço de Água e Esgoto de inúmeros municípios paulistas, inclusive da Capital, ainda NÃO explora e disciplina esse valioso "mar de água potável". Para rememorar, vamos reproduzir, abaixo, ampla matéria publicada por este blog em 22 de março de 2013:

É um verdadeiro “mar potável” sob a terra!
O Começo: Aquífero Botucatu/ leia aqui 
Aquífero Botucatu ou Aquífero Gigante do MERCOSUL ou Aquífero Guarani foi chamado por mais de um século de Aquífero Botucatu pela situação extremamente favorável à exploração que apresenta na região do Pólo Cuesta .



O que é o Aquífero Guarani / leia aqui 

Desde o início dos anos 80 estamos divulgando e alertando para a importância do Aquífero Gigante. No início, conhecido como Aquífero de Botucatu, ao depois como Aquífero Gigante do MERCOSUL e, finalmente, como Aquífero Guarani. E vejam que apenas no Estado de Santa Catarina já há um movimento organizado inclusive com vídeo educativo para a formação dos estudantes sobre tão importante assunto.

Aquífero Guarani/veja aqui

Já escrevemos sobre a Amazônia, procurando mostrar a sua realidade e a importância de todos os brasileiros terem ciência do valor, da grandiosidade e da necessidade de sua conservação. Se a Mata Atlântica é exemplo explícito do que é devastação de uma floresta, não menos importante é atentarmos para a importância para o Brasil e para a humanidade, a conservação e o manejo adequado doAQUÍFERO GUARANI: O MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO!!!

Ele abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, no entanto, apenas o Estado de Santa Catarina está educando (vide vídeo) as suas crianças para essa realidade e mostrando a importância de cada um de nós sermos responsáveis pela conservação do Aquífero Guarani!

Guarani:Gigante Desconhecido/vídeo educativo/veja aqui

AQUÍFERO GIGANTE GUARANI é o maior reservatório de água doce do mundo, verdadeiro lençol gigante de água que remonta ao período jurássico dos dinossauros. A região que corresponde ao aquífero era um deserto imenso, cheio de dunas, correspondendo aos períodos triásico e jurássico. A transformação ocorreu em milhões de anos, quando as dunas foram cobertas por lavas vulcânicas. Os “experts” estimam em 60 a 135 milhões de anos a transformação.



AQUÍFERO GIGANTE se estende por 1,6 milhão de KM2. É maior do que a Inglaterra, França e Espanha juntas. O volume estimado desse verdadeiro “mar de água doce” é de 50 milhões de m3

Esse volume seria suficiente para abastecer uma população de 150 milhões de pessoas por cerca de 2.500 anos.

MERCOSUL OU GUARANI

AQUÍFERO GIGANTE tem uma extensão de 1,19 milhão de Km2 no território brasileiro, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, correspondendo a 15% do território nacional.

Mas esse “mar potável” já está sendo chamado deAquífero Gigante do MERCOSUL ou Aquífero Guarani.

Aquífero Guarani/Congresso Internacional / leia aqui 

Hoje, a globalização exige maior concorrência e competitividade, sendo que o uso da água subterrânea é uma tendência mundial. Assim, os governantes dos países membros do MERCOSUL estão sendo “alertados” para a importância de elegerem políticas voltadas para a exploração racional desse imenso manancial adormecido. Se dois terços desse “mar subterrâneo” ficam em território brasileiro, um terço fica localizado em território argentino, paraguaio e uruguaio. Na Argentina são 225,5 mil Km2; no Paraguai ficam 71,8 mil Km2 e 58,5 mil Km2 ficam no Uruguai. Daí a mudança da denominação para representar todo o cone sul.

MUNICIPALIZAÇÃO

Ao mesmo tempo em que ocorre a internacionalização do problema, a nível do continente sul americano, no Brasil está ocorrendo um processo irreversível de municipalização da exploração dos mananciais subterrâneos.

A pureza dessas águas e a renovação sistemática das mesmas fizeram com que a sua exploração racional se tornasse preocupação de nossas autoridades. Exatamente. Assim, os municípios de Presidente Prudente, Bauru e Ribeirão Preto estão explorando comercialmente o aqüífero. Estima-se que, em Ribeirão Preto, servido pelo lençol freático Botucatu-Pirambóia, cerca de 200 poços artesianos particulares e clandestinos explorem, sem qualquer critério, 2 milhões de litros de água por hora...

Os estudos técnicos revelam que 70% dos núcleos urbanos paulistas poderiam ser abastecidos por poços. A par da utilização desse manancial para abastecer a população, a possibilidade de explorá-lo para fins de turismo é enorme. A água que jorra em Paraguassu Paulista tem uma temperatura de 75 graus centígrados. Tanto é assim, que o IPT está fazendo estudos para os que desejarem utilizar “o precioso líquido” em projetos turísticos no oeste do Estado.

Foz do Iguaçu já está experimentando esse “boom”: seus melhores hotéis estão perfurando poços artesianos para abastecerem suas piscinas com água quente (com mil metros de profundidade tem-se água com temperaturasentre 40 e 60 graus centígrados).

Araraquara, Franca, Araçatuba, São José do Rio Preto encabeçam a lista dos municípios que pretendem utilizar esse “mar potável”, tanto para o abastecimento da população como para projetos turísticos.

A municipalização do uso da água segue a tendência natural que está dominando nosso país: devolver ao município o que por ele tem condições de ser melhor executado. Assim, também vem ocorrendo com a municipalização da saúde e da educação.


Pesquisadores da Universidade Federal do Pará anunciaram a descoberta de um AQUÍFERO GIGANTE localizado sob o Amazonas, Amapá e Pará, possuindo uma área de 437,5 mil quilômetros quadrados eespessura média de 545 metros. Seria menor em extensão, mas maior em espessura do que o Aquífero MERCOSUL ou Guarani.

A denominação provisória desse “mar potável” é de“AQUÍFERO ALTER DO CHÃO”, em referência à cidade do mesmo nome, centro turístico perto de Santarém.

PALAVRA FINAL: vamos divulgar o nosso “mar potável”!!!
• 
Atenção: Leia neste Blog (Textos Anteriores) os artigos“A Amazônia é nossa!!!” ( 07/02/2010) e “Amazônia: Perigo!!! “ ( 10/02/2010)

2 comentários:

Delmanto disse...

O saudoso mestre Agostinho Minicucci quando se referia ao Aqüífero Botucatu/Guarani, lembrava de Paraguaçu Paulista que fez um grande empreendimento aproveitando as águas sulfurosas do Aqüífero Botucatu para banhos medicinais, piscina de água quente no moderno resort enquanto nós, dizia Agostinho Minicucci, continuamos a molhar os pés no ribeirão Lavapés...ainda poluído...
É preciso que o Poder Público (leia-se Sabesp e Governo do Estado) incentive e coordene o aproveitando as águas do nosso Aqüífero. O investimento é da iniciativa privada, mas o Poder Público precisa atuar no sentido de conseguir apoio do BNDES e as liberações dos órgãos estaduais de controle do meio ambiente. Tudo dentro das normas. E o Poder Público cumprindo sua missão.
A FALTA DEÁGUA POR QUE PASSOU SÃO PAULO FOI FRUTO DA FALTA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO DO GOVERNO PAULISTA!!!
É isso.

Anônimo disse...

Estimado amigo Armando Delmanto,

Lendo o seu substancioso artigo sobre o Dia Mundial da Água, reporto às minhas caminhadas junto ao grupo "Aventureiros do Tunel". Temos, nesses últimos anos, visitado a nossa cuesta - que eu, insisto em chamar de serra - e tomado conhecimento do maravilhoso trabalho desses grupos de voluntários denominados "ONGS" na preservação de nossas matas ciliares e rios. Para ilustrar,visitamos no último dia 20/03/16 o córrego "Tijuco Preto" que se localiza perto da escola SESI. Fiquei admirado pela quantidade de água desse pequeno riacho. Perto da atual Secretária de Obras ele se junta com o Lavapés, formando um belo caudal.Nesse local, a SABESP montou uma captação de água : Foi essa água que nos salvou na última estiagem. Botucatu está cercada de pequenos córregos que, se preservados, e, bem aproveitados, alimentam vários bairros de nossa urbe. Plantamos nesse dia, mais de 100 mudas de árvores nativas na região do Tijuco Preto.
Olavo Pinheiro Godoy

Postar um comentário