abril 02, 2016

Posse de Caio Paganini Burini na ABL e a homenagem ao Jornalismo!

Posse de Caio Paganini Burini na ABL e a homenagem ao Jornalismo!


Em Sessão Solene da ABL, realizada no Centro Brasil-Itália, em 01 de abril de 2016, tomou posse como Membro Efetivo, CAIO HENRIQUE PAGANINI BURINI, na Cadeira nº12, cujo Patrono é JULIO DE MESQUITA e seus antecessores foram OSMAR DELMANTO e MILTON MARIANNO.


Sob a presidência do Acadêmico Newton Colenci e tendo o Acadêmico Olavo Godoy como Mestre de Cerimonia, o novo acadêmico apresentou sua tese focada nas figuras de Júlio de Mesquita, Osmar Delmanto e Milton Marianno, todos com militância efetiva no jornalismo, assim como Caio Paganini Burini que, mesmo tendo cursado Veterinária, atuou no comando da rádio PRF-8 e de seu jornalismo. Caio também teve atuação educacional no Colégio Anglo de Botucatu. A saudação ao novo acadêmico foi feita pelo acadêmico Valdir Gonzales Paixão Junior, que exaltou a atuação sempre entusiástica de Caio em sua múltiplas atividades.
O presidente Newton Colenci entregou ao homenageado o Diploma de Membro Efetivo da ABL, assim como o medalhão acadêmico. A parte musical esteve a cargo da acadêmico Maria Helena Blasi Trevisani (piano) e do Maestro Bruno Cesar Miranda Barreira (violino).

JULIO DE MESQUITA


JULIO CESAR FERREIRA MESQUITA já é um ícone no jornalismo brasileiro. Teve atuação na política e na advocacia (formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), mas foi no jornalismo que se realizou e construiu uma “verdadeira universidade da comunicação” que foi o jornal “O ESTADO DE S. PAULO”. Desde a “Gazeta de Campinas”, ao depois atuou no “A Província de São Paulo”, de onde se construiu o “O ESTADÃO”, símbolo do bom jornalismo. O jornal teve participação nos principais acontecimentos políticos do país.  Faleceu em 1927, sendo sucedido na presidência desse grande jornal por seu genro, Armando de Salles Oliveira que tinha com o sogro empreendimentos de sucesso no Estado de São Paulo.
 Armando de Salles Oliveira participou, juntamente com seu cunhado Júlio de Mesquita Filho, da Revolução Constitucionalista de 1932, tendo sidos exilados. Em 1933, Getúlio Vargas compõem com os revolucionários de 32 e nomeia Armando de Salles Oliveira como Interventor do governo Estadual, para o qual foi eleito, em 1935, como Governador. Ao fundar a 1ª Universidade do Brasil, Armando de Salles Oliveira, contou com a ajuda de Paulo Duarte, Júlio de Mesquita Filho, Benedito Montenegro, Waldemar Ferreira, Zeferino Vaz, Jorge Americano, Reynaldo Porchat e outros valiosos companheiros.

OSMAR DELMANTO

Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP, sempre atuou no jornalismo, como estudante e como foca da “Folha de Botucatu”, do saudoso Pedro Chiaradia. Em 1957, Osmar participou da fundação do jornal “A Gazeta de Botucatu, com Milton Marianno, Luiz Caloi, Antonio Tillio Jr. e Sylvio de Carvalho e Silva Mattos. Milton Marianno foi o 1º Diretor do jornal (19/11/1957 – 06/04/1964); Osmar Delmanto dirigiu o jornal de 07/04/1964 a 31/01/1973; e Adolpho Dinucci Venditto a partir de 01/02/1973 até 2015, quando deixou de circular.

Nas comemorações dos 50 Anos de "A Gazeta de Botucatu", a ilustração do mestre Vinicio Aloise, vendo-se à partir da esquerda Milton Marinno, Osmar Delmanto e Adolpho Dinucci Venditto.

Osmar Delmanto foi um dos fundadores da ABL – Academia Botucatuense de Letras e, na escolha de seu patrono, escolheu JULIO DE MESQUITA, fundador do jornal “O ESTADO DE S. PAULO”. Como Julio de Mesquita, Osmar formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, como Julio de Mesquita dirigiu em sua cidade um jornal “A Gazeta” (Julio dirigiu “A Gazeta de Campinas” e Osmar dirigiu “A Gazeta de Botucatu”) e Osmar tinha Julio de Mesquita como o modelo de jornalista e democrata sempre na defesa do Estado de Direito e de um jornalismo de alto nível.

MILTON MARIANNO

Fez carreira como professor, bancário e jornalista. Atuou nas escolas da cidade , tendo exercido a diretoria do SENAC. Também foi pupilo do Mestre Pedro Chiaradia (Folha de Botucatu). Colaborou com jornais da igreja católica, em Botucatu e em Recife/Pernambuco. Como bancário, iniciou sua atividade no Banco Francês e Italiano, chegando a gerente e a Diretor do banco que já tinha uma nova denominação: SUDAMERIS. Em 1957, junto aos amigos citados, fundou “A Gazeta”, objetivando a que fosse um jornal livre das amarras políticas mas compromissado com as grandes causas de Botucatu.
A tese apresentada pelo novo membro da ABL, CAIO HENRIQUE PAGANINI BURINI mostrou a importância do jornalismo para a comunidade e o papel de destaque e liderança desses valorosos cidadãos homenageados.


9 comentários:

Anônimo disse...

Nina Pedroso (facebook):
Caio é filho da Nádia??? Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook):
Como sempre registrando a história de Botucatu ! Hoje foi a ABL !! Como é agradável saber sobre pessoas das quais sempre ouvi falar na minha infância ! Era tão comum ouvir falar delas q sua importância passava despercebida ! Mais uma vez vejo meu avô citado em seus posts e ,mais e mais , me sinto orgulhosa dele . Obrigada ! Parabéns para os Acadêmicos pelo excelente trabalho e a vc um parabéns a mais pelo registro desses momentos .

Anônimo disse...

Caio Henrique Paganini Burini (Facebook):
Estimado Confrade Delmanto, como sempre, muito a frente no jornalismo Botucatuense... em especial, destacando a Cultura de nossa cidade, de nosso Estado e de nosso País...
Parabéns pra você Armando moraes Delmanto!
Grande abraço

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto (Facebook):
Caio Henrique Paganini Burini o mais jovem da nossa querida ABL! Como sempre, Armando Moraes Delmanto com belas palavras.
Impecável a apresentação sua Bruno Cesar Miranda Barreira, meu lindo, junto com a pianista virtuosa Maria Hena Blasi Trevisani! Caio merece... Muito elogiado o seu arranjo para o hino de Botucatu, Bruno. Bjos

Anônimo disse...

Caio Henrique Paganini Burini (Facebook):
Realmente um espetáculo à parte... muito obrigado Bruno e Maria Helena... fantásticos!

Anônimo disse...

Bruno Cesar Miranda Barreira (Facebook)compartilhou
Parabéns Caio Henrique Paganini Burini e obrigado pelo convite para tocar na sua posse. Você merece estar nessa honrada cadeira de nossa estimada e querida ABL.

Martim disse...

Parabens Caio Burini por seu trabalho pelo nosso Rotary Clube e pela rádio Botucatuense. Parabens também Delmanto e Colenci pelos trabalhos rotários e da divulgação da cultura botucatuense através da Associação Botucatuense de Letras...

Anônimo disse...

Estimado amigo Armando Moraes Delmanto,

A entrada do jornalista Caio Paganini Burini, nas fileiras da ABL, vai enriquecer, sobremaneira, a trincheira dessa agremiação que é a Guardiã da Cultura Botucatuense!
Olavo Pinheiro Godoy (ABL)

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
Parabéns Prezado Dr Armando Moraes Delmanto e bem vindo Dr Caio Henrique Paganini Burini.

Postar um comentário