julho 07, 2016

Academia Botucatuense de Letras: Olavo Pinheiro Godoy é MEMBRO EFETIVO FUNDADOR DA ABL !

Olavo Pinheiro Godoy – Membro Efetivo da ABL !!!
clique na imagem para ampliá-la
FOTO HISTÓRICA - Instalação da ABL - Academia Botucatuense de Letras - 1973. Da esquerda para a direita: Sebastião da Rocha Lima (ABL), Acadêmico Cesar Salgado (APL), Acadêmico Hernâni Donato (APL) e Olavo Godoy (ABL).

Na comemoração de seu 44º Aniversário de fundação, a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS vem realizando palestras, divulgação pela imprensa, enfim, mostrando a importância de uma ACADEMIA DE LETRAS para a comunidade botucatuense. 

Sob a presidência do acadêmico NEWTON COLENCI e secretariada pelo acadêmico OLAVO PINHEIRO GODOY estará realizando no dia 9 de Julho, na CAPELA DO SEMINÁRIO, o Culto de Ação de Graças, seguido de palestra. Destaque-se - por oportuno - que o acadêmico Olavo Pinheiro Godoy é MEMBRO EFETIVO FUNDADOR da ABL! Uma raridade. Sendo que entre os MEMBROS HONORÁRIOS  também temos o acadêmico Bahige Fadel entre os FUNDADORES DA ABL!

Olavo Pinheiro Godoy nasceu em Piraju, filho do ferroviário, Firmino Pinheiro Godoy e de Vincentina Gomes Godoy. Logo após seu nascimento, a família fixou residência em Botucatu, cidade onde reside. Aqui cresceu, estudou, constituiu família, portanto, considera-se botucatuense de corpo e alma. Cronista, colaborou no“Correio de Botucatu"“A Gazeta de Botucatu”, “Peabiru- revista botucatuense de cultura” e com outros veículos de comunicação.

 Em 1970, ganhou o prêmio de ficção no concurso“Governador do Estado” e, desde então, venceu vários outros concursos. Participou de diversas antologias no Estado de São Paulo e no Brasil. Está ligado ao Centro Cultural de Botucatu desde 1969, tendo lançado livro comemorativo dos 70 Anos do CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU, em 2012


Centro Cultural de Botucatu – 70 Anos!/ leia aqui


Olavo Pinheiro Godoy sempre esteve ligado e participando da ABL – ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS, desde a sua instalação festiva em 1973. Autor de vários livros, tem contribuído e apoiado os jovens talentos, através da APEB – Associação dos Poetas e Escritores de Botucatu, na qual coordenou as primeiras coletâneas e que hoje representa sólida presença na cultura botucatuense.


Sessão Magna da Academia Paulista de Letras e da Academia Botucatuense de Letras - 2001. Da esquerda p/ direita: acadêmica Carmem Silvia Martin Guimarães (ABL), acadêmica Lygia Fagundes Telles (APL), Olavo Godoy (ABL) e Leda Galvão de Avellar Pires (ABL).

Tendo tido o privilégio de escrever o prefácio de dois de seus livros, o “DICIONÁRIO DOS ESCRITORES BOTUCATUENSES” e, como presidente em exercício da ABL, o prefácio do livro “POETAS BOTUCATUENSES”, mostrando em ambos os textos, o perfil do escritor competente que tem prestado inúmeras colaborações para a consolidação da cultura e da história de Botucatu e de nossa região.



No lançamento do “Dicionário”, fiz este prefácio:

“A já conhecida e repetida máxima de Pitigrilli de que ninguém lê prefácio veio-me à lembrança quando o autor me solicitou que escrevesse algumas palavras para o seu trabalho...
Não é trabalho fácil... É tarefa penosa, meticulosa, difícil.
Não é nada fácil falar de assunto tão complexo quanto o de nossa história literária se não se tem crença em seu valor e em sua importância para toda uma comunidade que continuamente está construindo a sua identidade.
Não é este trabalho mero arrolamento numérico de nomes sistematicamente ordenados - não! -, ao inverso, é verdadeira construção da cidadania municipal a trazer personagens que contribuíram - cada um a sua maneira! -para a definição do perfil de nossa comunidade serrana.
Esta obra há de marcar sulco profundo em nosso meio cultural e ocupará lugar de destaque em nossa história literária.
Sabedor de seu projeto, desde o início, sempre procurei encorajá-lo, e o fiz entusiasticamente. Estava o Olavo Godoy no rumo certo e haveria de eliminar uma lacuna existente entre nós que dificultava a pesquisa voltada às nossas origens.
Só quem pesquisa e percorre os mais difíceis caminhos para a busca indispensável de dados, notícias e registros históricos, sabe o quanto é valioso um glossário meticulosamente elaborado.
'DICIONÁRIO DOS ESCRITORES BOTUCATUENSES', traz a chancela de quem é Mestre no assunto. Completamente integrado ao Centro Cultural de Botucatu, o autor tem percorrido a estrada da cultura sem pular etapas: colaborador dos saudosos Sebastião da Rocha Lima e Arnaldo Moreira Reis, e exercendo por muitos anos a presidência do Centro Cultural, oOlavo Pinheiro Godoy conhece as dificuldades e as necessidades ligadas à cultura. Tem participado de todos movimentos culturais de nossa cidade, tem amparado os jovens escritores através do Centro Cultural e tem colaborado, de forma efetiva, com todos os que tem buscado dados e feito pesquisas. A Revista Peabiru é a prova provada da importância do autor que não tem medido esforços para que a nossa caminhada peabiruana chegue a bom termo.
A verdade é que o conteúdo desta obra corresponde à expectativa que o título lhe traz... É um trabalho elogiável, sem sombra de dúvida.”

No livro sobre os Poetas Botucatuenses, vou reproduzir a capa do livro e a página do prefácio:





A presença sempre positiva do escritor Olavo Pinheiro Godoy representa o reconhecimento da ABL por aquele que a tem servido com seus trabalhos culturais e a sua dedicação sempre presente.

SUCESSO, OLAVO!

5 comentários:

Anônimo disse...

Estimado Armando,

Sensibilizado pela sua iniciativa da divulgação de meu trabalho literário/histórico em seu BLOG DO DELMANTO, agradeço a sua iniciativa. Seu trabalho de divulgação e, principalmente, proteção de nossa cultura botucuda, é apreciado além fronteiras. Diante disso, sinto-me orgulhoso de tê-lo como amigo e confrade, caminhando os mesmos caminhos em prol de uma Botucatu pujante!

Saudações acadêmicas,

Olavo Pinheiro Godoy

Anônimo disse...

Carlos Germano (Facebook):
Olavo grande personalidade botucatuense

Anônimo disse...

José Angelo Potiens (Facebook):
Grande Olavo Pinheiro Godoy!

Anônimo disse...

Antonio Coine (Facebook):
Excelente e merecida homenagem ao nosso querido Confrade Olavo Pinheiro Godoy que tanto tem contribuído com a nossa cultura.

Anônimo disse...

Antonio Fernando Pereira Pereira (Facebook):
Parabéns Acadêmicos, Parabéns Botucatu, Parabéns Olavo Godoy, esse amigo de todas as horas

Postar um comentário