julho 02, 2016

Academia Botucatuense de Letras & Os GRANDES MARCOS HISTÓRICO-CULTURAIS DE BOTUCATU !

Academia Botucatuense de Letras & Os GRANDES MARCOS HISTÓRICO-CULTURAIS DE BOTUCATU 

clique na imagem para ampliar

O Blog do Delmanto traz para a intelligentzia botucatuense uma matéria dedicada aos 44 Anos  da ABL – Academia Botucatuense de Letras, através do destaque dos GRANDES MARCOS HISTÓRICO-CULTURAIS DE BOTUCATU. Essa matéria de grande importância para a História de Botucatu, foi divulgada por ocasião da Sessão Magna realizada em 2001, no Teatro Municipal “Camillo Fernandes Dinucci”, pelas Academias Paulista e Botucatuense de Letras (revista PEABIRU nº 27).








clique nas imagens para ampliá-las


No registro dos eventos histórico-culturais de Botucatu - os maiores! - tivemos a presença da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS - APL. primeiro foi o da criação e instalação da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS -ABL.

Como sabemos, tivemos duas tentativas frustradas de instalação de Academia de Letras na cidade: a 1ª.tentativa aconteceu no ano de 1936, quando no dia 07 de agosto, intelectuais botucatuenses fizeram movimento nesse sentido. Houve reunião e até a diretoria havia sido escolhida, tendo como presidente o Sr. Homero Vaz do Amaral. Essa primeira tentativa não completou 2 anos, mas ficou a semente... Já a 2ª.tentativa foi 22 anos após, em 1958. Com um apoio maior da comunidade e do atuante Centro Cultural de Botucatu (fundado em 1942), tivemos o lançamento da segunda versão da Academia Botucatuense de Letras. Como presidente, o Dr. Trajano Pupo Júnior. Também dessa vez não teve vida longa a tentativa, restando, no entanto, precioso legado: o lema “NON OMNIS MORIAR”- (NÃO MORREREI DE TODO).

Finalmente a 3ª.tentativa: A idéia já estava madura e contava, agora, com maior apoio da “intelligentzia botucatuense” e com o apoio e prestígio de 3 membros efetivos da APL – Academia Paulista de Letras: Alceu Maynard de Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato! E de forma inédita, os 3 viriam a ser patronos da nova academia... Sim, exatamente 36 anos após a primeira tentativa e 14 anos após a segunda tentativa, a cidade de Botucatu ganhava a sua ACADEMIA DE LETRAS!


No ano de 1972 (no dia 09 de Julho, em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932), um grupo liderado por Arnaldo Reis, Sebastião da Rocha Lima, Dr. Marão, Prof. Oswaldo Minicucci, Olavo Godoi, e José Antonio Sartori entre tantos outros, muitos dos quais já haviam tido atuante participação na segunda tentativa, fundaram solenemente a ABL – Academia Botucatuense de Letras!

 Desde o início e até a sua plena consolidação, a ABL foi presidida pelo Dr. Antonio Gabriel Marão, juiz de direito aposentado e secretariada pela Profa. Elda Moscogliato. A instalação solene da ABL deu-se a 17 de março de 1973, no recinto da Câmara Municipal de Botucatu. A solenidade foi apadrinhada pelo prof. João Chiarini, presidente da Academia Piracicabana de Letras e a APL – Academia Paulista de Letras fez-se representar pelo Acadêmico César Salgado e por 3 de seus Membros Efetivos: Alceu Maynard de Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato. As Academias de Letras de Campinas, Taquaritinga e São João da Boa Vista também se fizeram representar na sessão solene.

A nova academia surgiu moderna: antecedeu em alguns anos a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS na iniciativa de ter como membro efetivo as mulheres. As Acadêmicas Elda Moscogliato e Dinorah Silva Alvarez. Além do fato inédito de contar com 3 Patronos Vivos!



São os seguintes o fundadores e membros efetivos da ABL no ano de 1973: Luiz Peres, Sebastião de Almeida Pinto, Raymundo Marcolino da Luz Cintra, Olavo Pinheiro Godoy, Aleixo Delmanto, Oswaldo Minicucci, Antonio Gabriel Marão, Arnaldo Reis, Dinorah Silva Alvarez, Antonio Pires de Campos, Elda Moscogliato, Osmar Delmanto, Bahige Fadel, Sebastião da Rocha Lima, José Antonio Sartori, Francisco Guedelha, Ignácio Loyola Vieira Novelli, Domingos Alves Meira e Trajano Pupo Júnior (A.M.D.).



clique na imagem para ampliar 

SESSÃO MAGNA CONJUNTA DA APL -ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E DA ABL - ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS. (29/03/2001).

    A programação das festividades de comemoração dos 146 anos de Botucatu começou com a SESSÃO MAGNA CONJUNTA DA APL E DA ABL, realizada no Teatro Municipal “Camillo Fernandes Dinucci”. Sucesso total. Pela primeira vez, a tradicional Academia Paulista de Letras fazia sua reunião fora da capital. Certamente, uma vitória do escritor botucatuense , membro da APL e patrono da ABL, FRANCISCO MARINS!





(Diário da Serra, sábado/domingo, 31 de março/1º de abril de 2001 – A Gazeta de Botucatu, 06/04/2001))
clique nas imagens para ampliá-las

    Na quinta-feira, dia 29/03/2001, as duas Academias realizaram memorável Sessão Magna, quando foi entregue o troféu “A Flor Roxa de Taquara-Póca”.  Com a presença de 16 acadêmicos da APL: Miguel Reale, Erwin Theodor Rosenthal – Secretário Geral representando o Presidente Israel Dias Novaes, Célio Debes, Benedito Ferri de Barros, Sólon Borges dos Reis, Anna Maria Martins, Crodowaldo Pavan, Cyro Pimentel, Fábio Lucas, Geraldo Pinto Rodrigues, Hernâni Donato, João de Scantimburgo, Lygia Fagundes Telles, Nilo Scalco, Paulo José da Costa Júnior, Francisco Marins e a bibliotecária Maria Luiza.









    A Sessão Magna durou cerca de 3 horas, sendo dirigida pelo presidente da ABL, prof. José Celso Soares Vieira. Como destaque, tivemos a leitura, pelo acadêmico Hernâni Donato, de uma poesia do príncipe dos poetas brasileiros e membro da APL, Paulo Bomfim, intitulada “EU VOU PRA BOTUCATU”.


A entrega do troféu “A Flor Roxa de Taquara-Póca” homenagem do “Convivium – Espaço Cultural Francisco Marins” aos botucatuenses merecedores desse reconhecimento: prof. Pedreti Neto (in memorian) e acadêmico Hernâni Donato. A entrega do troféu e a saudação aos homenageados coube, respectivamente, aos Drs. Adolpho Dinucci Venditto e Armando Moraes Delmanto.




OS 90 ANOS DE MIGUEL REALE

O discurso proferido pelo então Decano dos Acadêmicos da APL, o festejado Professor Miguel Reale, repercutiu muito bem entre a seleta platéia. Com uma brilhante e vibrante oratória, Reale homenageou os acadêmicos botucatuenses, Francisco Marins e Hernâni Donato e relembrou as suas passagens pela cidade de Botucatu. Professor Catedrático da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ex-Secretário da Justiça e da Educação do Estado, ex-Reitor da USP, Membro Efetivo das Academias Paulista e Brasileira de Letras, o Professor Miguel Reale, nas palavras do acadêmico João de Scantimburgo “é uma das principais figuras da inteligência brasileira”. Botucatu, com certeza, recebeu um grande presente com a visita da APL – Academia Paulista de Letras e a presença e manifestação de seus membros na festejada Sessão Magna.

SAUDAÇÃO

Saudação feita pelo Acadêmico ARMANDO MORAES DELMANTO ao escritor e historiador botucatuense HERNÂNI DONATO, em 29/03/2001, durante a SESSÃO MAGNA conjunta das ACADEMIAS PAULISTA E BOTUCATUENSE DE LETRAS, por ocasião da entrega do troféu "FLOR ROXA DE TAQUARA-PÓCA", por sua atuação positiva a favor da História de Botucatu.

-"Excelentíssimos Senhores Membros Efetivos das Academias Brasileira, Paulista e Botucatuense de Letras,
-Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas,
-Casal Anfitrião, Dr. Francisco Marins e Dona Elvira,
-Familiares do saudoso Prof. Pedreti Neto,
-Familiares do Acadêmico Hernâni Donato,
-Senhoras e Senhores.

No final do ano passado, Hernâni Donato proferiu palestra no prestigioso Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Foi um sucesso. A revista Problemas Brasileiros, de janeiro/fevereiro deste ano trouxe, como encarte, a sua palestra: "No Brasil, o Paraíso - Um mito do descobrimento". Hernâni teve a gentileza de enviar-me o texto. Pois bem, li de um só fôlego o trabalho. E, ao agradecer por carta, conclui dizendo que o trabalho era fabuloso. E destaquei com letras maiúsculas e exclamações !!! (FABULOSO!!!!!)
Pois é com esse espírito e entusiasmo que faço, hoje, a saudação a Hernâni Donato.

Caríssimos Presidentes Erwin Theodor Rosenthal e Celso Vieira, SEM EXAGERO, podemos afirmar que o trabalho intelectual de Hernâni Donato é fabuloso. FABULOSO!!!!!

Os livros de Hernâni Donato são conhecidos de todos nós.

Aliás, Hernâni Donato é uma das raríssimas UNANIMIDADES DE BOTUCATU!!!!

Começou jovem, na pré-adolescência. Juntamente com o amigo Francisco Marins teve seu primeiro trabalho publicado no suplemento juvenil do "DIÁRIO DE S.PAULO", da capital: a novela "O TESOURO". Na 5ª. Série da ESCOLA NORMAL, juntamente com Francisco Marins e com o Prof. José Sartori, que pertenceu à nossa Academia, recentemente falecido, dirigiu o jornal "O ESTUDANTE".

Aluno da ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO, agregada à USP, interrompeu os estudos para comandar um grupo que se propôs a retraçar o percurso do caminho pré-cabralino do PEABIRU, entre São Vicente e Cuzco, no Peru. O PEABIRU foi a grande paixão intelectual de Hernâni Donato. Em 1997, Hernâni publicou "SUMÉ E PEABIRU: mistérios maiores do século da descoberta", fruto de "mais de sessenta anos de pesquisa. No campo e nos textos". É, com certeza, obra única!

Na Capital, sempre atuou como homem de propaganda, de criação, de relações públicas. Presidiu a Editora Propaganda, atuou com destaque na Cia Melhoramentos, na Abril Cultural e foi um dos pioneiros da nossa televisão, produzindo um dos primeiros programas a ser campeão de audiência: "DO ZERO AO INFINITO".

Hernâni também foi um dos expoentes do jovem cinema nacional. Recebeu os prêmios SACI e GOVERNADOR DO ESTADO (1959) pela transposição para o cinema do seu romance "CHÃO BRUTO". Outro romance de Hernâni, "SELVA TRÁGICA", também cinematografado, foi exibido no Festival de Veneza.

Hernâni é botucatuense, filho de Antonio Donato e de Dona Adélia Leão Donato. É casado como Dona Nelly Martha e tem 3 filhos: Maria Cláudia, Maria Flávia e Antonio André. Hoje, é avô coruja de Bruno, Rodrigo, Fernanda e Natália.

Membro Efetivo do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO e da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, Hernâni Donato pertence a inúmeras outras Academias do Brasil e do Exterior sendo, com muita honra, PATRONO da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS. Como uma unanimidade municipal, por seu trabalho sobre a história de Botucatu, Hernâni tem o seu "ACHEGAS", como o livro oficial de nossa historiografia.

Todos os que estudam e pesquisam a história da cidade dos bons ares e das boas escolas temos, no "ACHEGAS" de Hernâni Donato o nosso norte, o nosso rumo! É o referencial histórico de Botucatu!

Mas eu gostaria de, ao homenagear Hernâni Donato por seu trabalho intelectual e, especialmente, por seu trabalho para a historiografia de Botucatu, citar dois fatos:

1) o primeiro, referente à primeira edição do "ACHEGAS" (1954), quando o então vereador Dr. SEBASTIÃO DE ALMEIDA PINTO (médico, escritor e historiador) propôs e prontamente foi atendido pelo Prefeito Municipal de Botucatu, EMÍLIO PEDUTI, dando o necessário numerário para que saísse a 1ª. Edição do livro de Hernâni. Logo após, também graças à sensibilidade desse prefeito, Hernâni Donato recebeu a incumbência para que fizesse o BRASÃO DO CENTENÁRIO!
Hernâni fez toda a criação intelectual imortalizada pela competência técnica do Prof. GASTÃO DAL FARRA. No BRASÃO DO CENTENÁRIO está tudo: desde o caminho do PEABIRU, a primeira capela, até os rios Pardo e Tietê. É uma beleza! É o retrato de Botucatu! O nosso 1º Símbolo Municipal até hoje é o preferido da população que espera seja oficializado pela municipalidade como o BRASÃO HISTÓRICO DE BOTUCATU!!

2) o segundo fato é referente à nossa história. Um dos mais importantes fatos da história de Botucatu: a criação da FACULDADE DE MEDICINA!

Esse fato, com certeza, mudou o destino de nossa cidade! Raramente não encontraremos a devida citação dos fatos de nossa história no "ACHEGAS". É Verdade! Sobre a história da conquista da FACULDADE DE MEDICINA, Hernâni começa por afirmar:

"...Por que não levar ao governo a sugestão de instalar ali (Rubião Jr) uma faculdade de medicina?A muitos, a idéia pareceu demasiada. Chegou a assustar o núcleo dirigente local. Receavam desencadear campanha que dificilmente chegaria a bom termo. Se fosse Direito... Mas a juventude adotou a ousadia. Na capital constituiu-se comissão de botucatuenses ligados à imprensa e à política para agitar o assunto, independente ou até contra o poder municipal..."
Nessa parte eu interrompo a leitura porque o texto de Hernâni, embora citando os pioneiros dessa luta, é por demais modesto...

E logo vocês compreenderão o porquê...

Busco no "MEMÓRIAS DE BOTUCATU", também fruto de muitas pesquisas e depoimentos, o final do relato:

"...Se havia o receio inicial das autoridade temerosas de uma empreitada impossível, o mesmo não ocorria com a juventude "botucuda". Nos jovens, o destaque para JOSÉ FARALDO que era jornalista dos então poderosos DIÁRIOS ASSOCIADOS, lotado no Setor de Imprensa do Palácio dos Campos Elísios, e para HERNÂNI DONATO, jornalista e escritor em ascensão que comandaram o Grupo de Ação inicial, "balançando" as estruturas, convocando as autoridades, mobilizando a população e realizando um trabalho de relações públicas (especialidade de Hernâni) junto à imprensa botucatuense e paulista...

O que aconteceu depois todos nós já sabemos...

O que aconteceu depois faz parte da história de nossa gloriosa FACULDADE DE MEDICINA, hoje pertencente à UNESP. E a história oficial da grande conquista é o exemplo e motivo para atual luta pela conquista da REITORIA da UNESP para Botucatu.

ESSE É O CENÁRIO!!!

O sempre Mestre, AGOSTINHO MINICUCCI, criou uma expressão de sucesso: CAMINHADA PEABIRUANA, que representa a caminhada de todos os botucatuenses dedicados a estudar a nossa história, valorizando-a, destacando seus principais feitos, divulgando seus heróis municipais, enfim, vivenciando a nossa cidadania.
Essa expressão é própria para o trabalho intelectual de Hernâni Donato!

CAMINHADA PEABIRUANA de Hernâni Donato foi e continua sendo um SUCESSO!

Um sucesso fabuloso!

FABULOSO!!!!

Obrigado, Hernâni!

Parabéns! Avante!"

REGISTRO HISTÓRICO:

S.P. 01.04.2001
Caro Armando Delmanto:
Você mesmo terá provado o quanto é difícil o ser "profeta na sua terra", qualquer manifestação em contrário a esse afirmar retira do orgulho o selo do pecado. Isto entra no considerar tudo o que me tem sucedido em Botucatu, especialmente no 29.03.
Muito mais fico devendo quando a ode é cantada por um solista da sua qualidade. Não mereço tanto. Bem por isso, por favor, aceite o meu agradecimento. Pelo que fez e disse. Só por isso terá valido a festa.
Abraço. Grato.

HERNÂNI.


5 comentários:

Delmanto disse...

Uma Academia de Letras “sui generis”.
Surgiu, ousadamente, com as suas particularidades e – por quê não? – com sua maturidade e avanço social: foi pioneira ao admitir, desde a sua fundação (1972) , como Membros Efetivos, duas mulheres, as acadêmicas Elda Moscogliato e Dinorah Silva e Alvarez. Assim, antecedeu, em alguns anos, idêntica iniciativa da Academia Brasileira de Letras!
Outra particularidade: tinha, desde o seu início, três Patronos vivos! Eram os botucatuenses, todos Membros Efetivos da Academia Paulista de Letras, Alceu Maynard Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato, o primeiro filho “adotivo” e os outros, botucatuenses natos. Francisco Marins foi por 2 vezes presidente da Academia Paulista de Letras e Hernâni, Secretario. Ao depois, Marins foi o Presidente Emérito da APL e Hernâni foi presidente Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Alceu Maynard Araújo, consagrado folclorista, foi Secretário da Cultura do Grande Oriente.
Mantendo a tradição, a ABL tem , hoje, a poetisa botucatuense, Maria Lúcia Dal Farra, como Patrona da Academia.
Acredito que se deva, sim, comemorar bastante um feito como esse.
É a cultura paulista e brasileira sendo preservada.
É a comunidade interiorana valorizando a atual e as futuras gerações!
Parabéns, ABL!

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook):
Oi , Armando . Boa noite !! ! Li seu post no blog e olhei todas as fotos na esperança de vê-lo em alguma delas e não encontrei . Vi tantas pessoas queridas . Li sobre tantas pessoas que foram tão importantes nas nossas vidas ! Professores , amigos de familia . Saber que tivemos o privilégip de comviver de uma forma ou de outra com eles foi emocionante . Maria Lucia Dal Farra , dona Lola , minhas queridas professoras , foi demais ! Vejo na foto o Nono Pedro já tão abatido ... para mim muito lindo e querido . Gostei muito !! Muito obrigada , mais uma vez Um grande abraço

Delmanto disse...

O Mestre Pedro Chiaradia estava - merecidamente - entre os Membros Honorários: D. Vicente Marchetti Zioni, D. Henrique Golland Trindade, Genaro Lobo, Hugo Pires, Maria José Dupret e Marina Passos!

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook):
Como me orgulho de ser neta dele !!! É muito bom saber que ele faz parte dessa história !!!

Anônimo disse...


Carmen Sílvia Martin Guimaraes (Facebook):
Magnífico!

Postar um comentário