outubro 16, 2016

Dr. Antônio Delmanto é homenageado em Itaporanga.

Dr. Antônio Delmanto é homenageado em Itaporanga.

clique na imagem para ampliar

No jornal Diário (Diário da Serra/Correio da Serra), de hoje, domingo 16 de outubro de 2016, saiu matéria referente a atuação do saudoso médico botucatuense, Dr. Antônio Delmanto, com o título “Dr. Delmanto é homenageado em Itaporanga”, em artigo de Luciana Faria. Diz a reportagem “que Itaporanga homenageou o cirurgião na última quarta-feira (12), durante cerimônia em honra à memória de Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, falecido há 40 anos. O motivo foi que, possivelmente sem o auxílio do médico, o então José de Castilho não teria virado padre e, muito menos, frei.”

Explicando: “ Tudo começou lá pelos idos de 1940, quando o menino de 14 anos foi visto pelo médico botucatuense chorando no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O motivo era o lábio leporino, que o fez ser rejeitado no Seminário São José de Botucatu, dificultando o seu sonho de se tornar padre. Desde então, ele passou a freguentar sempre o santuário, mas não imaginava que a um quarteirão dali morava o Dr. Delmanto.” Realmente, o consultório era na Praça Coronel Moura, 138, defronte ao jardim.

Pelo relato de seu filho Antonio, “um dia meu pai viu aquele menino chorando e foi perguntar o que aconteceu, e ele contou. Daí ele disse, então você vem no meu consultório, com sua irmã mais velha, que eu quero ver o que eu posso fazer, e ele foi.”


Continua a reportagem: “E o que ele fez, de acordo com o documento, foi não só a cirurgia de correção do lábio leporino do ainda José de Castilho, assim como pagou hospedagem para o menino em Botucatu e um ano de tratamento.”

RESUMINDO: “Após tudo isso, em 1946, Castilho conseguiu entrar para o Seminário São Fidélis, em Piracicaba, quando passou a usar o nome de Arnaldo Maria de Itaporanga. Ele ainda é autor de um milagre já reconhecido, e está em processo de beatificação – mas em Itaporanga já é até tido como santo pela população.

REGISTRO: Meu pai, após formar-se médico no Rio de Janeiro, fez estágio na Faculdade de Medicina da USP e na Santa Casa de São Paulo, onde trabalhou com o então considerado melhor cirurgião do Brasil, o Dr. Benedito Montenegro, que viria a ser Diretor da Faculdade de Medicina da USP. Em 1937, já em Botucatu, assumiu a Direção Clínica da Misericórdia Botucatuense e passou a clinicar na cidade.

Naquela época, com poucos médicos, não havia as especialidades que hoje temos. Ele era Cirurgião Geral, e fazia operações as mais variadas além da área de ginecologia e obstetrícia, como cirurgia do estomago, cirurgia do bócio (papo), cirurgia dos lábios leporinos, cirurgia do apêndice, etc. Nos 59 anos de exercício da profissão, meu pai realizou, entre pequenas, médias e grandes cirurgias, cerca de 80 mil. Ele exerceu a Medicina como um Sacerdócio, era um vocacionado (http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2011/07/antonio-delmanto-medico-cidadao.html)

Na comemoração do DIA DO MÉDICO, dia 18 de outubro, este blog já postou matéria sobre o 1º Médico de Botucatu, Dr. Costa Leite e, agora, com muita honra, traz a matéria publicada no DIÁRIO.

É REGISTRO HISTÓRICO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário