março 10, 2017

PODER ECONÔMICO VENCEU MAIS UMA VEZ!!! BOTUCATU, PERDEU!


PODER ECONÔMICO
VENCEU MAIS UMA VEZ!!!
BOTUCATU, PERDEU!

fotos cedidas pelo ex-prefeito Lico Silveira
Do MDB (mandabrasa) para a ARENA apadrinhado pelo autor do AI-5 e Ministro da Justiça do Regime Militar, Gama e Silva, o prefeito eleito, Lico Silveira (eleito em março) muda para a ARENA, em abril. À partir da esquerda: Vereador Oswaldo Minicucci, prefeito Lico Silveira, Ministro Gama e Silva, Deputado Arnaldo Cerdeira, presidente da ARENA/SP, deputado Vasco Bassoi e Emílio Peduti Filho, presidente da ARENA/Botucatu.

ERA O FATÍDICO ANO DE 1968, O ANO DO AI-5 DA DITADURA MILITAR QUE ACABOU COM A DEMOCRACIA NO BRASIL. O AUTOR DO AI-5 FOI O MINISTRO GAMA E SILVA QUE ALMEJAVA SER GOVERNADOR DE SÃO PAULO.

fotos cedidas pelo ex-vereador Progresso Garcia
Novembro de 1968

NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1968, EM BOTUCATU, O MDB (MANDABRASA), CHEFIADO POR PROGRESSO GARCIA FOI BUSCAR O MAIOR ORADOR DA OPOSIÇÃO DA ÉPOCA: O JOVEM ENGº MÁRIO COVAS. ERAM “IRMÃOS” E AMBOS FORAM JANISTAS AUTÊNTICOS.

MÁRIO COVAS VEIO, EM NOVEMBRO DE 1968 A BOTUCATU E PARTICIPOU DO COMÍCIO DA OPOSIÇÃO. OPOSIÇÃO FERRENHA À DITADURA MILITAR, CONTRA GAMA E SILVA, CONTRA O PODER ECONÔMICO E CONTRA A ARENA. CONTAVA COM OS ESTUDANTES DA FCMBB EM GREVE, CONTAVA COM OS PADRES REBELDES (PRIMEIRA GREVE DE PADRES DO BRASIL) QUE NÃO ACEITAVAM A NOMEAÇÃO DO CONSERVADOR DOM ZIONI...




“Covas era líder de um bloco de pequenos partidos, entre os quais o seu, o PST (Partido Social Trabalhista). 

;">"O governo tem medo do povo", chegou a dizer. A licença para processar Moreira Alves foi de fato negada, mas a reação do regime militar foi violenta: editou o Ato Institucional número 5, um dos mais poderosos instrumentos de arbítrio que o país conheceu, fechou o Congresso, cassou mandatos.


Covas foi um dos parlamentares cassados (dia 16 de janeiro de 1969, um mês e três dias depois de editado o AI-5)”.

O MDB GANHOU AS ELEIÇÕES...MAS NÃO LEVOU!



Chegada do ministro Gama e Silva no aeroporto municipal. À partir da esquerda: dep. Vasco Bassoi, prefeito Lico Silveira, ministro Gama e Silva e Paulo Zingg (abril/1969) 

                                                                                                   fotos cedidas pelo ex-prefeito Lico Silveira
CIDADÃO BOTUCATUENSE - À partir da esquerda: Dep. Arnaldo Cerdeira - presidente da ARENA/SP, Ministro Gama e Silva, Vereador Oswaldo Minicucci - presidente da Câmara, Luiz Aparecido (LICO) da Silveira - prefeito e Dom Zioni.

Ministro Gama e Silva recebe o título de CIDADÃO BOTUCATUENSE das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Oswaldo Minicucci.
Abril de 1969

A POSSE FOI EM MARÇO E JÁ EM ABRIL O PREFEITO ELEITO MUDA PARA A ARENA APADRINHADO PELO MINISTRO GAMA E SILVA QUE RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO BOTUCATUENSE...


FOI O GRANDE GOLPE POLÍTICO EM BOTUCATU!

RESUMO: A DITADURA GANHOU EM BOTUCATU, O PODER ECONÔMICO QUE MANTEVE A CAMPANHA “OPOSICIONISTA” DO MDB TAMBÉM GANHOU E – PRINCIPALMENTE! – O POVO, ENGANADO, PERDEU!!!

OBS.: PROGRESSO GARCIA FOI ELEITO VEREADOR, PERMANECEU NO MDB/PMDB, RECUPEROU O PARTIDO E GANHOU AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM 1982...MAS ISSO JÁ É OUTRA ESTÓRIA...



Ver histórico da atuação de Gama e Silva em Botucatu:


Nenhum comentário:

Postar um comentário