abril 10, 2017

BOTUCATU NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS - Registro Histórico!

BOTUCATU NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS

clique na imagem para ampliá-la

Foram três os intelectuais pioneiros de Botucatu a entrarem na ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – APL: ALCEU MAYNARD ARAÚJO, FRANCISCO FERRARI MARINS E HERNÂNI DONATO!

Folclorista de renome nacional. Educador e Intelectual festejado, Alceu Maynard Araújo foi o primeiro botucatuense (ele sempre se considerou um botucatuense) a galgar os degraus da glória acadêmica, sendo o primeiro botucatuense a ingressar na Academia Paulista de Letras. Lá, abriu caminho para os outros dois botucatuenses que tanto tem valorizado Botucatu na cultura de nosso Estado: Francisco Marins e Hernâni Donato.

Em Botucatu, a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS estará completando, em 2017, seus 45 anos de existência profícua, interagindo com a sociedade botucatuense, consolidando a cultura e a história da cidade e realizando eventos culturais e literários. Nas comemorações de seus 30 anos, a ABL teve seu histórico registrado em uma Edição Especial Comemorativa da revista PEABIRU, nº 20, de julho/2002.


Posteriormente, nas edições de nº 27 e de nº 28, a revista PEABIRU registrou O MAIOR EVENTO HISTÓRICO-CULTURAL já realizado na cidade que foi a SESSÃO MAGNA conjunta da APL - ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS e da ABL - ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS, realizada pela primeira vez no interior do Estado.



clique nas imagens para ampliá-las

A Academia Paulista realizava, assim, de forma pioneira, uma Sessão fora de sua sede, na capital. E, em SESSÃO MAGNA com a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS marcava o início dessa nova modalidade interativa entre os Acadêmicos Paulistas e os Acadêmicos das cidades do interior que tão bem cultuam e promovem a cultura, a literatura, as artes e o rico folclore brasileiro.


A ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL


Tudo começou em 1972, conforme podemos ver na Edição Especial Comemorativa da revista PEABIRU, quando da comemoração dos 30 anos da ABL:

Editorial

"O passado nunca conhece o seu lugar.
O passado está sempre no presente".
                                  Mário Quintana

O 30º aniversário da ABL é um grande marco. É uma vitória! É a Botucatu cultural mostrando a sua sólida formação. Está completa mais uma caminhada peabiruana.

A Peabiru - revista botucatuense de cultura - não poderia deixar de participar, trazendo à nossa comunidade uma edição especial comemorativa de tão importante acontecimento. Desde a primeira tentativa, em 1936, até a segunda tentativa, em 1958, quando o idealismo de nossos intelectuais soube escolher o lema da Academia: " Non Omnis Moriar", ou seja, "não morrerei de todo", é que Botucatu vem tentando viabilizar a sua Entidade Cultural Maior: a sua Academia de Letras !

 Finalmente, a terceira tentativa, em 1972... 



Surgia, então, a Academia Botucatuense de Letras, sob o comando firme do Dr. Antonio Gabriel Marão à frente de ilustres botucatuenses e - grande privilégio! - contando com 3 Patronos vivos, 3 botucatuenses que representavam a nossa cultura na Academia Paulista de Letras: 
Alceu Maynard Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato.

E a ABL surgia com suas particularidades de vanguarda: tinha, além dos 3 Patronos vivos, a presença inédita de 2 mulheres como Membros Efetivos: Elda Moscogliato e Dinorah Silva e Alvarez ( e nesse aspecto, antecedeu em alguns anos iniciativa idêntica da Academia Brasileira de Letras).

A ABL tem apresentado uma atuação positiva e constante na vida de nossa sociedade. Quer como parceira do Poder Público nas datas cívicas quer como promotora da cultura, cultuando datas, divulgando nossos intelectuais e resgatando a nossa história e a atuação prestante de nossos antepassados. A ABL tem sabido representar a cultura de Botucatu. A ABL tem sabido bem representar a cultura da "Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas..."


Especialmente sobre os três intelectuais pioneiros: ALCEU MAYNARD ARAÚJO, FRANCISCO MARINS E HERNÂNI DONATO, destacamos, abaixo, os links de seus respectivos posts:

Alceu Maynard Araújo: Centenário de Nascimento!

Francisco Marins – Grande perda para Botucatu!

Hernâni Donato – Grande Escritor...Saudades...



Nenhum comentário:

Postar um comentário