abril 09, 2017

1ª Feira do Livro de Geografia – 1968 – Botucatu.


1ª Feira do Livro de Geografia – 1968 – Botucatu.


O ano de 1968, já o dissemos, foi o ano que não acabou... Mas tivemos realizações positivas... Foi o início das FEIRAS DE LIVRO, realizadas pela FUNDAÇÃO PARA O LIVRO ESCOLAR, pertencente ao Governo do Estado. Percorremos grande parte do interior paulista realizando essas feiras da FDE.

Em Botucatu, de modo particular, pudemos realizar a 1ª FEIRA DO LIVRO DE GEOGRAFIA, uma realização da FDL e da Prefeitura e Câmara Municipais de Botucatu.
Recordo, sempre, da realização dessa FEIRA DO LIVRO DE GEOGRAFIA, em 1968, praticamente 50 anos atrás...

O escritor botucatuense, Hernâni Donato, participou e prestigiou essa nossa iniciativa que contou com o apoio oficial da Prefeitura Municipal, através do prefeito Joaquim Amaral Amando de Barros, do então presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Delmanto (meu pai) e da coordenação direta do José Antonio Pinheiro Aranha (pela Prefeitura Municipal) e do prof. Álvaro José de Souza (UNIFAC), com a participação técnica e material da FUNDAÇÃO PARA O LIVRO ESCOLAR, através de seu presidente, Paulo Zingg.



Hernâni Donato, sempre nos traz lembranças boas e positivas. Esse foi nosso primeiro encontro. Voltamos juntos para São Paulo. Era o início de uma grande amizade que produziria muito para a imprensa botucatuense e para a nossa literatura.

O prof.Álvaro José de Souza, colaborador da revista PEABIRU, deixou-nos o seu testemunho sobre a realização da 1ª FEIRA DO LIVRO DE GEOGRAFIA que foi realizada ao mesmo tempo que o VIº Congresso Interuniversitário de Geografia: Botucatu mostrava, mais uma vez, o seu pioneirismo cultural. Foi um sucesso. Uma Feira inédita, sobre Geografia, com uma grande participação popular e de professores e estudantes de Geografia de todo o Estado!



“Em termos mundiais, 1968, tornou-se conhecido como o “Ano que não terminou”, mercê das inúmeras convulsões vividas principalmente em países do chamado “Primeiro Mundo”: foram as “barricadas”dos estudantes parisienses, as manifestações contra a Guerra do Vietnã, nos Estados Unidos e tantos outros problemas similares. O Brasil não escapou à convulsão: na época, lecionávamos também na PUC-São Paulo e testemunhamos a invasão do prédio da rua Monte Alegre.

Botucatu também viveu seus problemas, mas, de certa forma, a ITE fora uma “ilha de tranquilidade”. Bom ou mau? Não nos compete dizer neste relato. O certo é que, para nós, do curso de Geografia, muitas conquistas se deram. Se o ano terminou ou não, o fato é que ele está guardado, com certeza, na memória de todos os que participaram dos eventos que ocorreram

No início do ano, o Departamento de Geografia foi criado, ganhando seu estatuto e uma estrutura que não havia anteriormente. Foi o primeiro Departamento surgido na Escola. O Centro de Estudos Geográficos, órgão dos alunos do curso de Geografia já existia. Foi ele o responsável pela organização de um dos eventos mais marcantes vividos por Botucatu em termos estudantis: o VIº Congresso Interuniversitário de Geografia.




Com a ajuda do então prefeito Municipal, Joaquim Amaral Amando de Barros, os alunos e professores do curso de Geografia moblilizaram-se e receberam em Botucatu, na “Semana da Pátria”, mais de 300 estudantes de todos os cursos de Geografia do Estado de São Paulo, naquele que ficou para os Anais da UPEGE - União Paulista dos Estudantes de Geografia - como o Congresso melhor estruturado. Esteve presente em Botucatu o geógrafo de renome mundial, professor Aziz Nacib Ab’Saber, hoje no Instituto de Estudos Avançados da USP.

Estudantes de São Paulo, Bauru, Lorena, Lins, Catanduva, Rio Claro, Franca, Santos, Jaú, Araçatuba, Presidente Prudente, Campinas, Sorocaba e de outras cidades aqui estiveram; foram hospedados nos hotéis Botucatu e Peabiru, na época, os melhores da cidade e considerados de elevado padrão para o Estado. Nunca, na história dos Congressos Estudantis, fora possível proporcionar semelhante tratamento aos visitantes, acostumados à hospedagem em escolas, quartéis, alojamentos improvisados, etc.

Complementando os eventos estudantis, realizou-se no antigo prédio Banespa, cedido pela sua administração central, a 1ª Feira do Livro de Geografia, promovida pela Fundação para o Livro Escolar do Estado de São Paulo. O prédio do Banespa localizava-se onde está o atual prédio da instituição bancária (Santander), tendo sido utilizados os seus dois pavimentos. A abertura contou com a presença de inúmeras autoridades, inclusive o Dr. Paulo Zingg, Diretor da Fundação patrocinadora do evento. Essa feira do livro foi visitada por mais de 3.000 pessoas e foi a única realizada no Estado em todos os tempos. A mesma foi objeto de amplo noticiário nos jornais da Capital.”



Revista PEABIRU Nº 10, de julho/agosto/1998 – artigo “Botucatu – 1968 – Notas de um recém chegado”, prof. Álvaro José de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário