julho 15, 2017

ABL - 45 Anos! Sucesso Cultural em Botucatu!!!

ABL - 45 Anos! Sucesso Cultural em Botucatu!!!
Gilberto e seu pai botucatuense, Jurandir Tenor...e a Catedral...

fotos Gesiel Jr.

10ª Diretoria da ABL (foto Alessandra Luchesi Oliveira)


foto Gilberto Tenor


foto Alessandra Luchesi Oliveira

foto Gilberto Tenor

foto Gilberto Tenor

A ABL - Academia Botucatuense de Letras comemorou ontem na Câmara Municipal, em Sessão Solene, o seu 45º aniversário. Com a presença maciça de seus Membros Efetivos, Honorários e Correspondentes e com a presença honrosa dos senhores vereadores e do presidente do Legislativo, Vereador Isaias Colino. A parte musical ficou pelo brilhantismo da Acadêmica Márcia Veiga Klar.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Isaias Colino, apresentou a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES à ABL, de sua autoria e de autoria do Vereador Paulo Renato, aprovado por unanimidade pelos senhores vereadores. Ficou designado o dia 9 DE JULHO - data de fundação da ABL - como o Dia da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS. Essa homenagem à ABL, sancionada pelo Prefeito Municipal, MÁRIO PARDINI, foi destacada no discurso do presidente Isaias Colino, quando historiou a parceria positiva , por tantos anos, entre a Câmara Municipal e a ABL.

A grande homenagem da Sessão Solene foi para o Comendador GILBERTO FERNANDO TENOR. Cidadão prestante na cultura paulista e que tem estado presente nos principais eventos de nossa cidade, através do CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU, sob a gestão do Acadêmico Olavo Pinheiro Godoy e com suas excelentes publicações culturais na revista PEABIRU.






Destaque-se, ainda, a oportuna palavra da Acadêmica Carmem Sílvia Martin Guimarães em exaltação ao papel das mulheres na fundação e consolidação da ABL. E o presidente reeleito, Acadêmico Newton Colenci enfatizou a importância da ABL na sociedade botucatuense, historiando seus principais eventos desde a sua fundação.

O Acadêmico José Celso Soares Vieira - Presidente Emérito da ABL - deu posse a 10ª Diretoria da ABL, encabeçada pelo confrade Newton Colenci, reeleito.

10ª DIRETORIA DA ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS:

Presidente: Newton Colenci;
1ª Vice-Presidente: Carmem Sílvia Martin Guimarães;
2º Vice-Presidente: Armando Moraes Delmanto;
1º Secretário: Olavo Pinheiro Godoy;
2º Secretário: Armando de Jesus Barbieri;
1º Tesoureiro: José Luís Mariano Oliveira;
2º Tesoureiro: Luiz Roberto Coelho Gomes;
1º Bibliotecário: José Sebastião Pires Mendes;
2º Tesoureiro: Humberto Migiolaro.

Na entrega do medalhão acadêmico ao homenageado, foi convidado o Membro Correspondente da ABL, da cidade de Avaré, Gesiel Jr. que participou juntamente com o presidente Newton Colenci. 



Em seguida, o Acadêmico Olavo Pinheiro Godoy, saudou o homenageado em brilhante e minucioso discurso, destacando as origens botucatuenses de Gilberto Tenor e sua trajetória cultural:
  
Gilberto Tenor e Olavo Godoy

É brasileiro, com ascendência em Portugal e na Itália. Pesquisador histórico, formado em Administração de Empresas: Seu nome: GILBERTO  FERNANDO TENOR.
Gilberto nasceu na histórica Sorocaba, cidade centenária, no dia 21 de junho de 1970. Seus pais Thereza e Juracy Tenor, dos Tenores de Botucatu, cujo avô Pasqualle Tenore foi, nesta terra, comerciante com armazém na Boa Vista e, um dos sócios  da Sociedade Italiana de Beneficência – Casa d’Itália  não tardaram a lhe ensinar a importância e beleza naturais  da nossa região.
Desde tenros anos, Gilberto apreciava as histórias e causos  que ouvia dos mais velhos sobre a velha Sorocaba, Avaré, Botucatu e região.
Desde então muita água rolou rio abaixo. O menino cresceu, virou homem. Entre uma e outra fase, descobriu livros e autores. Sentiu a maravilha que é criar. Já antes  dos 20 anos, conhecia de perto a literatura clássica e moderna. Frequentador dos alfarrabistas, possuí exemplares raros da historiografia regional. Historiadores como  Capistrano de Abreu, Gilberto Freire, Sergio Buarque de Holanda, lhe eram peculiares. Deu-se conta do prazer enorme que lhe davam os documentos antigos que lhe caiam nas mãos. Queria pesquisar e escrever com a propriedade técnica e sensibilidade do Cônego Luiz Castanho de Almeida e Hernâni Donato. Queria saber o que sabem esses deuses. Os deuses.
Sim, o vírus da pesquisa histórica lhe corria nas veias; verificar antigos acontecimentos, manusear documentos esquecidos em fundo de gavetas, corrigir fatos errôneos da história
E as águas rolando rio abaixo...
 Trabalhos históricos publicados em jornais, boletins e informativos no Estado de São Paulo. Cooperador na produção de livros resgatando a memória regional, principalmente na parte de reedições fac-similares de raridades como : O COLECIONADOR DE SELOS de 1896, 1897, 1898 e 1899; Almanaque de Sorocaba de 1903 e 1904;Album Photográphico de Sorocaba – Julio Durski 1879/1885 .
Artigos sobre pesquisas históricas nas cidades de Avaré, Pirajú, Botucatu- na revista Peabiru - Sorocaba e região.
Foi Diretor do Museu Histórico de Avaré onde ajudou a instalação do centro Cultural Djanira da Motta e Silva, assessorando a Secretaria de Cultura. Publicou Avaré – Como começa a história, Código de Posturas da Villa do Rio Novo, Série os Desbravadores : Capitão Tito Correa de Mello, José Theodoro de Souza e Major Vitoriano de Souza Rocha, Loja Maçônica Nazareth, etc. . .
Gilberto, meus confrades, é um ativista Cultural : membro da Academia Sorocabana de Letras, Presidente do Club Filatélico Sorocabano, Conselheiro da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos e Presidente da Sociedade Numismática Brasileira a maior entidade brasileira a promover o estudo da emblemática arte do colecionismo de moedas.
               Gilberto Fernando Tenor: Pesquisador de sensibilidade rara, filatelista e numismata de escol, entrai, por estas portas da Academia, escancaradas à renovação e a ideais novos, embora aqui se cultue e se dignifique o passado e o tradicional – ferramentas do seu ideal – Entrai, mas de tal forma que mais se nobilite, se engrandeça e multiplique, e ajudai-nos, Senhor Acadêmico, ainda com maior direito, a conduzir nossa bandeira, que agora vos é oferecida. Irrecusavelmente!
                                                                                          Obrigado !


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelo carinho e atenção. Abraço da Família Tenor (Gilberto Fernando Tenor - ABL)

Postar um comentário