julho 10, 2017

Andiamo tutti a mangiare la pizza ! Da Napoli a Botucatu...


Andiamo tutti a mangiare la pizza!

Da Napoli a Botucatu...




Essa estória foi vivida com intensidade, desde meados dos anos 60. Em São Paulo imperava, soberana, a Pizzaria Speranza, onde se fazia a verdadeira pizza napolitana... Lá fizemos "estágio" por muitos anos...

Hoje, São Paulo é a Capital Brasileira da Pizza! Tem a SPERANZA, mas tem também inúmeras outras de excelente qualidade: A VERIDIANA, A BRAS, A MANZZINI E tantas outras de nível de  EXCELÊNCIA.

Em Botucatu, no início dos anos 80 não havia essa enorme quantidade de Pizzarias Dellivery. Era outra a realidade. Poucas Pizzarias, tendo à frente a tradicional pizzaria de Botucatu, a DOM LUCCIO.


Assim, entre os anos de 1980 e 1983, fomos fiéis consumidores da Pizzaria Dom Luccio. Até que, em 1982, resolvi fazer um forno de pizza. Pronto, fui buscar o CARLOS, o pizzaiolo da Dom Luccio, para dar umas aulas para mim e para meus filhos, Marcelo e Armando.


E deu certo. Os dois passaram a atuar juntos. O Marcelo no forno e preparativos e o Armandinho na preparação da massa. Foi um sucesso. Os dois passaram a fazer “pizzadas” para os amigos, sempre reservando uma redonda para os pais...

E hoje - Dia Internacional da Pizza - estamos comemorando como se deve...

Uma das grandes “pizzadas” foi na Pizzaria Manzzini, em São Paulo, com toda a família reunida, em 2013...


Mas a grande criação da PIZZA MARGUERITA - com a cores da Itália - foi em Napoles, numa homenagem à Rainha Marguerita e tinha as cores da bandeira italiana: o verde do manjericão, o vermelho do molho de tomate e o branco da mussarela (o certo é muçarela).



Hoje, em Botucatu, pode-se comer excelentes pizzas, inclusive da DOM LUCCIO, a mais tradicional de Botucatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário