agosto 27, 2017

CONHEÇA A AMAZÔNIA! A AMAZÔNIA É NOSSA !!!

CONHEÇA A AMAZÔNIA!
A AMAZÔNIA É NOSSA !!!




Este é um tema que requer especial atenção dos brasileiros interessados na preservação da Amazônia, pois é a região natural mais bem conservada do planeta e, por conseqüência, do Brasil.

Amazônia é a região natural ou unidade paisagística que abrange um domínio morfoclimático e fitogeográficobem definido pelos padrões de relevo, clima, drenagem de solos e vegetação.

Não bastasse a importância do rio Amazonas (maior rio em extensão do mundo, tendo 100 km a mais que o rio Nilo, no Egito), o Brasil e todo o continente sul-americano dependem da Floresta Amazônica para a regularidade do clima.

Mas é muito importante que saibamos distinguir – nós brasileiros que queremos que a Amazônia não sucumba à cobiça dos estrangeiros! – a diferença fundamental entre a “Amazônia Verdadeira” e a “Amazônia Legal”. Sim, pois o eterno jeitinho dos políticos brasileiros, na busca de incentivos para as suas respectivas regiões foi, a pouco e pouco, aumentando a área de proteção à Floresta Amazônica.

Realidade política X Realidade Legal

Resumidamente, vamos listar os dispositivos legais que foram ampliando a área a ser preservada: a Lei 1.806, de 06/01/1953, incorporou, para fins de concessão de incentivos fiscais, o Estado do Maranhão, o Estado de Goiás, na parte que hoje é o Estado do Tocantins e o Estado de Mato Grosso. Com essa norma legal a Amazônia Brasileira passou a ser chamada de Amazônia Legal: uma realidade política e não uma realidade geográfica; a Lei 5.173, de 27/10/1966, que criou a SUDAM, os limites da Amazônia Legal foram ainda mais ampliados. Com a Constituição Federal de 1988, foram criados os Estados do Tocantins, de Roraima e do Amapá.

A área de abrangência da Amazônia Legal passou a compreender, em sua totalidade, os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, ainda, parte do Maranhão

Desde então, os órgãos federais, do INPE por exemplo, passaram a incluir trechos do cerrado e da zona dos cocais como se fossem da Amazônia Verdadeira, sendo certo que são unidades estranhas ao bioma amazônico!

Amazônia Verdadeira



E para que haja uma compreensão efetiva do tema, vamos buscar a riqueza da realidade amazônica, na precisão descritiva do Almirante Roberto Gama e Silva (Estratégia de Defesa da Amazônia):“A região natural que se pode chamar de “Amazônia Verdadeira” mede 4,2 milhões de quilômetros quadrados, em números redondos, por incluir as áreas ocupadas pelo Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia (exceto o extremo sudeste, situado na Chapada dos Parecís, já no domínio dos cerrados do Brasil Central) e Roraima, além da faixa do Mato Grosso localizada aproximadamente acima do paralelo de 12o S (uns 320 mil quilômetros quadrados) e mais um triângulo encravado no novo estado do Tocantins, com base próxima ao paralelo de 6o, tendo como lados o curso do rio Araguaia, a oeste, e a linha de cumeada da serra do Estrondo, a leste (uns 60 mil quilômetros quadrados).

O Brasil herdou o imenso e riquíssimo território da nossa Amazônia graças à visão penetrante do estadista português Sebastião José de Carvalho e Melo, que viria a se tornar Conde de Oeiras e, depois, Marquês de Pombal.

Marquês de Pombal foi nomeado Primeiro-Ministro do Rei Dom José I por decreto de 5 de agosto de 1750 e nessa situação permaneceu até a morte do Rei, em 23 de fevereiro de 1776.

Durante 26 anos o Primeiro-Ministro foi o gênio que executou a obra governativa do Rei Dom José I, uma das mais profícuas de Portugal.
Segundo o historiador lusitano Joaquim Ferreira “os portugueses têm razões sobejas para venerar em Pombal o maior governante da pátria”.

Nós, brasileiros, também temos razões sobejas para considerar o Marquês de Pombal responsável pela anexação definitiva ao Brasil do território da Amazônia, com superfície superior à soma dos territórios da Índia e do Paquistão.



A Amazônia é Nossa !!!
Cabe a nós brasileiros a defesa e preservação da Amazônia, pois é a região natural mais bem conservada do planeta e, por conseqüência, do Brasil.

E, assim, é preciso que haja um movimento político organizado, objetivando o resguardo da Amazônia Verdadeira, sem o abandono das outras áreas referentes aos outros estados e com vegetação diversa da que tem afloresta amazônica. Mais uma vez, vamos buscar o ensinamento do Almirante Gama e Silva, na obra citada para maior e melhor compreensão:

“ floresta tropical úmida, a Hiléia, que recobria originalmente 3,5 milhões de quilômetros quadrados da região, ainda hoje ocupa 3,3 milhões de quilômetros quadrados, o que representa apenas 200 mil quilômetros quadrados de desmatamento (5,7% da floresta primitiva).”

Então, a nossa Floresta Amazônica está praticamente resguardada e a sua conservação (e NÃO preservação) é que será objeto de nosso próximo artigo. A Amazônia Verdadeira é objeto da cobiça de ONGs e Missões Estrangeiras. E uma estima de seu potencial econômico, o seu valor atingiria, de forma modesta, UM TRILHÃO DE DOLARES!!! Seria a melhor e maior CADERNETA DE POUPANÇA da Nação Brasileira, a render sempre através de sua conservação e de seu manejo renovável!
Essa riqueza é nossa! É minha! É sua! Participe! Defenda o Brasil!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, o brasileiro é muito bonzinho...
No Brasil é preciso ficar de antena ligada. Os índios do Brasil agora são “Nações Indígenas” e estão fazendo acordo adoidado com os gringos. Estão vendendo madeiras de lei a troco de celular e outras “coisitas” e bebidas,,, Dão os truques da floresta e os “segredos” das plantas e as ONGs estrangeiras levam pra fora e fazem a patente dos remédios e das plantas daqui. Tá tudo indo pras mãos dos gringos. Tem “Nação Indígena” com menos de 300 índios com uma área maior que o estado de Santa Catarina. O governo do Brasil, nestes últimos 20 anos, está entregando de mão beijada as nossas terras e as nossas riquezas. Hoje, o índio não quer só apito...A Amazônia que se cuide. Preste atenção, oh cara pálida!!!
luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Postar um comentário