janeiro 05, 2018

TAORMINA & a TRINACLIA, um paraíso na terra... A pérola do mar Jônico!



TAORMINA & a TRINACLIA, um paraíso na terra...
A Pérola do Mar Jônico!




Uma das cidades mais lindas do mundo. Pequena. No topo do Monte Tauro. No primeiro contato fiquei apaixonado e não queria mais sair de lá...




Taormina é meta obrigatória de quem vem pela primeira vez para a Sicilia e não a incluir na sua viagem é como ir à Roma e não ver o Coliseu, ir ao Rio e não subir até o Cristo Redentor. É quase inaceitável! Por este motivo, é a cidade mais clichê da Sicilia, mas quem se importa? É um paraíso do luxo, do glamour.

Taormina é uma pequena e bela cidade da Sicilia, no sul da Itália, com pouco mais de 10 mil habitantes. Taormina é conhecida como a Pérola do Mar Jônico. Situada no Monte Tauro, a cidade é a Positano da Sicília.

Ficou famosa por seu FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA - o Taormina Film Fest - e a sua grande vedete é mesmo o magnífico anfiteatro romano e as projeções que lá acontecem.

festival de cinema mais antigo da Itália recebe alguns dos maiores nomes do cinema mundial. O maior prêmio é a fita de prata “Nastro d'Argento”, na Itália.


Passear por suas ruelas, com seu comercio variado e poder aproveitar seu doces e sua especialidades é um sonho...realizável...

“A Sicilia centrada no Mediterrâneo, cadinho histórico, ilha mitológica dos ciclopes, antiga TRINACRIA, que recebeu dos céus um dia, a gema preciosa trazida pelos ventos macios do “mezzogiorno”, lá se tornou “terra” com o nome de Sicilia. Nesse solo cercado pelas ilhas Eólias se sublimam as belezas naturais da terra e o milagre da criação.


A Sicilia arrola em sua páginas milenárias a mágica da sedução de seus mistérios, as narrativas lendárias de Homero, a lenta conquista da terra pelos heróis fenícios, pelos gregos clássicos, maometanos aguerridos na arrancada dos séculos pela invasão fanática do Continente, deixando cada qual, na grandeza da própria civilização o testemunho de seu valor. Que o digam os tesouros arqueológicos que a Ciência trouxe à superfície.
Diz o canto popular siciliano: Quem quer poesia venha à Sicilia. Além de seus maiores e modernos centros populacionais de beleza fascinadora, a ilha inteira empolga pelo testemunho de um passado artístico exuberante, com seus arredores paisagísticos em que se confundem a beleza do mar, a limpidez dos céus, a grandeza lírica dos montes em confronto com a idílica placidez das campinas” (texto da crônica de Elda Moscogliato, de 13/12/1996 - in “A GAZETA DE BOTUCATU”.

Mesmo impedido de viagens que tais, sempre me recordo de Taormina  e “viajo” gostosamente por suas floridas ruas e fico sentado no anfiteatro a ver as belezas da cidade e do Mediterrâneo...
TAORMINA !



Nenhum comentário:

Postar um comentário