março 18, 2018

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! ANHEMBI/SP





FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!


Verdadeiro documento histórico relatado em seus detalhes pelo saudoso Mestre, prof. JOSÉ ANTONIO SARTORI, na revista PEABIRU, nº05, de setembro/outubro/1997:

Essa matéria sobre o folclore religioso de nossa região captou toda a magia da festa e contou com a ilustração do professor Benedito Vinicio Aloise. É uma preciosidade!



FESTA DO DIVINO!!!



BANDEIRA DO DIVINO
Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do Menino ser bem-vin­da, ser louvada
Deus vos salve este devoto pela esmo­la em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome
A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva
Assim como os três Reis Magos, que se­guiram a Estrela Guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que Ele vol­tará de novo
E o Rei será bendito, Ele nascerá do povo.
(Ivan Lins e Vítor Martins)

É tradicional a FESTA DO DIVINO em Anhembi, acontecendo há 150 anos! Reúne cerca de 30 mil turistas nos meses de maio ou junho, conforme o DIA DE PENTECOSTES do ano. São três dias de festividades em devoção ao ESPÍRITO SANTO, celebrando a sua vinda sobre os apóstolos e sobre a VIRGEM MARIA durante a última ceia.

Este ano as comemorações acontecem nos dias 18,19 e 20 de maio A cidade se prepara para receber os milhares de turistas e, principalmente, a Irmandade do Divino. ANHEMBI possui, hoje, porto de navegação fluvial que faz parte da importante Hidrovia Tietê-Paraná.
clique na imagem para ampliá-la

Esta matéria sobre o nosso folclore regional(link acima), tão bem trabalhada pelo saudoso prof. José Antonio Sartori, então vice-presidente da Academia Botucatuense de Letras – ABL, foi publicada na revista PEABIRU nº 51997, com ilustrações do prof. Vinício. E essa publicação foi motivo de um feliz reencontro: há 45 anos atrás, eu organizei uma excursão de universitários da FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA para a Festa do Divino, em Anhembi.

Conseguindo um ônibus da Secretaria Estadual do Turismo, fizemos a sua lotação, em 1968, com os universitários interessados em conhecer o nosso interior e uma de suas mais expressivas festividades populares: a FESTA DO DIVINO. Fomos recepcionados pelo prefeito de então Wadih Jorge e pela família Morato do Amaral. Sucesso total e a certeza de que esse tipo de divulgação ganha o interesse e consegue a participação do pessoal acostumado apenas à “selva de pedra” das grandes capitais.
clique na imagem para ampliá-la

Praticamente depois de 30 anos (agora republicado 15 anos depois), o artigo do prof. Sartori consegue, em detalhes, reviver a envolvente festa popular de Anhembi. E, grata surpresa e coincidência, era nosso mestre de Antropologia na ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, o prof. Alceu Maynard Araújo, Membro Efetivo da Academia Paulista de Letras – APL e que viria a ser, muito tempo depois, meu Patrono na Academia Botucatuense de Letras – ABL. Famoso folclorista paulista, o prof. Alceu despertou nos universitários o interesse em conhecer as nossas tradições culturais e, hoje, do nosso turismo-raiz, fazendo a divulgação de nosso folclore.


Anhembi é um dos municípios do bem estruturado PÓLO CUESTA
 ( + Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel). “O Pólo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios.” A FESTA DO DIVINO é uma grande atração turística a valorizar o folclore regional.


2 comentários:

Delmanto disse...

Festa do Divino.
Essa é a grande festa popular/religiosa mais importante da região do Pólo Cuesta!
Na cidade de ANHEMBI será realizada nos dias 18 , 19 E 20 de maio a FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
São 150 anos de tradição do nosso folclore e que retrata com fidelidade toda a religiosidade de nosso povo. Comparecem mais de 30 mil turistas. Nos 3 dias de festividade, Anhembi se engalana para recepcionar os visitantes e a Irmandade do Espírito Santo.
Quem ainda não foi, deve ir.
E quem já foi algumas vezes, como eu, deve voltar.
É a nossa tradição.
É o FOLCLORE vivo e encantado do Pólo Cuesta!

Anônimo disse...

A festa é maravilhosa!!!! Meu avô, Durvalino Barbosa, foi presidente da Irmandade do Divino. Hoje um bisneto continua sua tradição!!! Festa de fé, emoção, pedidos e muuuuitos agradecimentos!!!!

Postar um comentário