março 18, 2018

Botucatu: a melhor ÁGUA para a melhor CERVEJA !


Botucatu: a melhor ÁGUA para a melhor CERVEJA !


Desde seus primórdios, a região de Botucatu é destacada pela qualidade de sua água. Antes mesmo da descoberta do AQUÍFERO BOTUCATU (hoje, AQUÍFERO GUARANI)  e da comprovação medicinal da água de PIAPARA (ALAMBARI).
Assim, o 1º CICLO INDUSTRIAL DE BOTUCATU, que começou no último decênio do século XIX (1890) e veio até a crise econômica de 1929/30, arruinando muitas indústrias e estagnando muitas cidades. O nosso 1º CICLO INDUSTRIAL teve como PIONEIROS os imigrantes, com destaque para então poderosa Colônia Italiana.

A fabricação de CERVEJA foi realizada pelos empreendedores italianos Alessio Varoli, Felipe de Sanctis e pelo alemão Guilherme Von Giesler, sendo certo que atingiu o auge com Petrarca Bacchi - considerado “O Matarazzo de Botucatu” - que fabricou  as marcas “Vencedora”, “Botucatuense”, “Brasileira” e Pilsen Cristal( “rivaliza com a Antárctica, na apologia da imprensa da região).






O chamado “Império Bacchi” chegou a ter inúmeras fábricas o que o levou  a montar uma Usina Hidroelétrica para suas indústrias, chegando a fornecer eletricidade para a cidade de Botucatu em concorrência à CPFL.

Usina Bacchi no Distrito de Lobo (Itatinga)

A famosa ANTÁRCTICA andou por Botucatu, criando uma vila com seu nome: VILA ANTÁRCTICA, hoje um dos mais desenvolvidos bairros da cidade. A ANTÁRCTICA chegou a comprar uma fazenda para produzir cevada.

Já em seu 3º CICLO INDUSTRIAL (à partir dos anos 70) e partindo de pesquisa ampla (1948/1995), Botucatu perdeu 2 FÁBRICAS DE CERVEJA: em 1952, a CERVEJA BRAHMA (VIENENSE) deixou de instalar uma Unidade Industrial em Botucatu por desentendimento com as autoridades municipais, indo para AGUDOS, onde instalou a sua famosa Indústria de Cerveja Brahma; a INDÚSTRIA DE CERVEJA BELCO, iniciativa dos imigrantes belgas que vieram para Botucatu após o fim do Império do Congo Belga, na África. Bem instalada, a BELCO transferiu a sua Unidade Industrial para a vizinha cidade de São Manoel (1984/85) por desentendimento com o Poder Executivo de Botucatu.



          BOTUCATU EM 2018

Hoje temos a fabricação de excelentes cervejas artesanais. Mas sempre fica a indagação do porquê não termos uma produção de cerveja de porte quando a importância da água é fundamental para a boa qualidade da cerveja.



 Fica aqui o nosso alerta para que os parlamentares que obtiveram votos em Botucatu e região se posicionem a favor de um trabalho junto à iniciativa privada para a concretização desse sonho que já foi tão presente com os pioneiros da industrialização em Botucatu.

Avante!

Basta vontade política!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário