maio 28, 2018

Dra. Maria José Del Papa Zacharias


Dra. Maria José Del Papa Zacharias


A ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS perdeu no último dia 23 de maio, a cidadã botucatuense, Maria José Del Papa Zacharias. Estimada e querida em Botucatu por suas atividades sociais, a Dra. Maria José foi casada com o Dr. Naime Zacharias, com quem teve dois filhos. Promotora Pública em nossa cidade teve o orgulho de ser a segunda mulher a ser aprovada, em concurso, para o Ministério Público de São Paulo.

À frente da Creche e Berçário “Criança Feliz”, juntamente com o Engº Camilo Fernandes Dinucci, desenvolveu uma atuação que marcou a assistência social em Botucatu. Muito religiosa, pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Como Membro Efetivo da ABL - Academia Botucatuense de Letras, ocupou a Cadeira nº 23, cujo Patrono era o Prof. Pedretti Neto. Com uma ampla cultura, a Dra. Maria José colaborou efetivamente para o crescimento da nossa Academia, além de exercer com brilhantismo e muita produtividade a sua atividade de Promotora Pública.

Muito amiga de minha família, ela e a senhora sua mãe eram clientes de meu pai, Antônio Delmanto. Deixa, entre seus familiares e amigos, a certeza de que soube exercer seu papel de Cidadã Botucatuense, eis que nascida em Santos havia sido homenageada pela Câmara Municipal que lhe outorgara o título de Cidadã Botucatuense.

Vamos reproduzir, em sua homenagem, publicações e artigos feitos em sua homenagem:

No “JORNAL DA CUESTA”, de 04 de março de 2004, em uma edição especial comemorativa do Dia Internacional da Mulher, era citada com destaque:




clique na imagem para ampliá-la


No ano de 1976, em artigo que fiz para o “VANGUARDA DE BOTUCATU” e que inclui em meu livro “CRÔNICAS DA MINHA CIDADE”, destaquei a importância de sua atuação na CRECHE E BERCÁRIO “CRIANÇA FELIZ”:







E no primeiro livro lançado pela ABL, o destaque de seu currículo:






E no segundo livro editado pela ABL, em 1998, temos seu belíssimo artigo "NATAL NA PRIMAVERA":








DRA. MARIA JOSÉ DEL PAPA ZACHARIAS, SAUDADES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário