maio 27, 2018

Trem + Caminhão = solução logística para o Transporte de Cargas no Brasil !!!


Trem  + Caminhão = solução logística para o Transporte de Cargas no Brasil !!!






O caos que o Brasil está vivendo, nos mostra com clareza, duas realidades: 1º) o erro grave do desmonte de nossa rede ferroviária e 2º) o erro de TODO o país ficar à mercê de só um meio de transporte: o RODOVIÁRIO.

EDITORIAL



TEM SOLUÇÃO:  É o plano logístico que faça todo o planejamento utilizando AMBOS OS MEIOS DE TRANSPORTE (TREM + CAMINHÃO) em toda a gigantesca área de nosso país/continente.

A PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS serviu para mostrar a necessidade urgente de um Política Governamental de Logística de Transporte para o Brasil. Ficou claro o erro históricos de governos passados em praticamente desativarem o TRANSPORTE FERROVIÁRIO no Brasil. E essa responsabilidade abrange os partidos políticos que governaram o país durante a NOVA REPÚBLICA (1988/2018), uns responsáveis pelo abandono (PSDB) e posterior privatização das Ferrovias SEM O DEVIDO CONTROLE DE QUALIDADE e os de outros partidos (PT + Coligados) por terem simplesmente deixado a situação caótica sem solução.

Há anos foi cometido um “crime de lesa pátria” pelo governo tucano paulista: A PRIVATIZAÇÃO DA FEPASA (FERROVIA PAULISTA S.A.) SEM O NECESSÁRIO CONTROLE DE QUALIDADE!!!
RESULTADO: A nossa malha ferroviária + as Estações, Garagens de Manobra, Centro de Manutenção, TUDO VIROU SUCATA... O trabalho CENTENÁRIO de gerações e gerações de paulistas, foi “jogado no lixo da história”...






DESMONTE das ferrovias paulistas lesou de forma humilhante o Estado de São Paulo. Enquanto o MUNDO todo aperfeiçoa e amplia seu sistema de transporte ferroviário, o Governo do PSDB (Mário Covas) realizou a privatização (praticamente a entrega como parte de pagamento de dívidas...) SEM CONTROLE DE QUALIDADE: Garantia da Manutenção da malha Ferroviária; Manutenção e Melhoria da malha ferroviária; Manutenção e Compra de Novos Vagões e Máquinas, enfim,GARANTIR que esse PATRIMÔNIO DO POVO PAULISTA não fosse perdido...

O DESMONTE FERROVIÁRIO NO 

BRASIL:

Infelizmente, temos que abordar a realidade brasileira. E já o fizemos em livro e em nosso site. O crime de LESA PÁTRIA que fizeram com a antiga FEPASA (união das redes ferroviárias paulistas) é assustador. Por conta de dívidas com o governo federal (presidente Fernando Henrique Cardoso) o governo de São Paulo (governadorMário Covas) entregou ao governo federal a FEPASA. A FEPASA era a maior empresa de transporte ferroviário da América Latina. Em seguida, o governo federal privatizou a FEPASA.



Na composição da FEPASA, tínhamos a Estrada de Ferro Sorocabana, com 2.014 Km; a Companhia Paulista, com 1.241 Km; a Mogiana, com 957 Km; aAraraquarense, com 431 Km; a São Paulo-Minas, com102 Km , e a Campos do Jordão, com 47 Km. E no ano de 1998, o estado era governado por Mário Covas que já fora Secretário dos Transportes e, portanto, era um conhecedor da ferrovia paulista e de sua importância para o desenvolvimento do estado. Passando a FEPASA para o governo federal, o governo do estado recebeu e recebe graves críticas. Afinal, quando se trata de patrimônio público, patrimônio do povo paulista é INDISPENSÁVEL que se resguarde, contratualmente, a continuidade e manutenção dos serviços existentes! Artigo do conceituado Prof. Marcos Cintra, da Fundação Getúlio Vargas faz parte da matéria sobre a EFS – Estrada de Ferro Sorocabana, abaixo.



A verdade é que poderíamos ter seguido o exemplo positivo de países como o Japão, a China, a Rússia, os EUA, o Canadá e toda a Europa privilegiando o transporte ferroviário, modernizando as suas redes, aumentando a bitola dos trilhos, enfim, utilizando a tecnologia para o aprimoramento...

RESUMO FINAL: Na privatização das ferrovias brasileiras o prejuízo já soma 40 bilhões, segundo o Ministério Público Federal. É praticamente o preço de um TREM BALA!!! 
dilapidação do patrimônio público é clara: 16 mil quilômetros foram desprezados, segundo o que está sendo apurado pelo Ministério Público. Hoje, 96% das ferrovias estão privatizadas e...mal privatizadas. E não é crítica fácil à gestão de Mário Covas, em São Paulo e de FHC na Presidência da República. Não há postura CONTRA a privatização, o setor de telefonia, por exemplo, foi um sucesso. A postura é radical contra a PRIVATIZAÇÃO ERRADA ou MAL FEITA!!!

LEMBRETE: a Estrada de Ferro Sorocabana totalizou 2.014 Km; a Paulista com 1.241 Km; a Mogiana com 957 Km; a Araraquarense com 431 Km; a São Paulo/Minas com 102 km e a Campos do Jordão com 47 Km!



Um comentário:

Delmanto disse...

No DIA DO FERROVIÁRIO, 30 de abril, rememoramos o "desastre" que foi a privatização, SEM CONTROLE DE QUALIDADE, da FEPASA...
O Estado de São Paulo buscou, de forma negativa, o caminho de se fazer “caixa-fácil” privatizando o patrimônio do povo paulista (1995/99) da forma mais condenável possível. E, assim, perdemos a CPFL,o BANESPA e a FEPASA (literalmente perdida), para citarmos apenas as mais expressivas. Houve crítica e ainda há. Mas nada acontece. São Paulo continua há mais de 20 anos como domínio do PSDB. O prof. Marcos Cintra, em artigo publicado nos jornais “O Estado de S. Paulo”, de 27/12/1997 e no “Jornal do Brasil”, de 16/12/1997, abordou em profundidade esse assunto, concluindo pela absoluta má gestão administrativa do Governo Paulista nessas privatizações. Foi uma análise técnica. E a dívida, pela demora e lentidão administrativa, triplicou...Por isso que, no campo político durante a última campanha eleitoral, os tucanos tiveram que engolir a frase do então presidente Lula: “Talvez se sinta arrependimento no Brasil porque bancos importantes como o Banespa foram praticamente doados, vendidos a troco de nada...”
É, como diria o Boris Casoy, LAMENTÁVEL!

30 de abril de 2016

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