maio 07, 2018

"EM CIMA DA HORA" - o jornal pioneiro da televisão de Botucatu 1998 - 2018

"EM CIMA DA HORA" - o jornal pioneiro da televisão de Botucatu
1998 - 2018






MARCO DIVISÓRIO
Apresentadores Armando Moraes Delmanto e Gisleine Gregório

Delmanto entrevistando convidados da área da saúde.

A programação local da TV SERRANA, de forma efetiva, representa um marco divisório na história da comunicação em nossa cidade. A HISTÓRIA DA IMPRENSA EM BOTUCATU terá dois períodos: ANTES  da televisão e DEPOIS da vinda da televisão para a cidade dos Bons Ares...

Nosso primeiro jornal “A GAZETA DE BOTUCATU”, surgia em 1876.

Nossa primeira rádio, a PRF-8, RÁDIO EMISSORA DE BOTUCATU, surgia em 1939.

Nossa primeira televisão – TV SERRANA – surgia no final de 1994 e, após três anos de muito empenho iniciou, em 1997, a sua consolidação com produção local variada e que procurou representar efetivamente a cidade de Botucatu e região.

OBS.: Este trabalho, atualizado, foi apresentado na Iª SEMANA CULTURAL DE BOTUCATU.

A HISTÓRIA SE REPETE !

Hoje, Botucatu, que já contou com a TV SERRANA, a TV ALPHA e, brevemente, contará com a TV CÂMARA, está definitivamente integrado nesse importante veículo de comunicação. A História da Imprensa já passa a ter outro enfoque. Mas o HISTÓRICO DA TV SERRANA, foi publicado na revista cultural PEABIRU, de maio/junho 97 – Ano I – Nº 03, com o título de “A IMPRENSA FALADA, ESCRITA E TELEVISADA EM BOTUCATU" (págs. 51 a 57)


Mas ainda ontem, neste mesmo Blog do Delmanto, à respeito das resistências ao novo SHOPPING DE BOTUCATU, publicamos o post  “NATAL FELIZ + SHOPPING BOTUCATU!”, cujo trecho referente ao assunto apresentamos abaixo:

"O SHOPPING DOS “MANOS”


Sempre tem os inimigos do progresso e do desenvolvimento. Sempre lembro que houve muita resistência quando da instalação da Luz Elétrica em Botucatu: quando instalou a luz elétrica em Botucatu, em 1905, os inimigos do Prefeito Nenê Cardoso (da família Cardoso de Almeida que implantou a Cia de Luz de Botucatu e, posteriormente, a transformou na CPFL, com sede em Campinas), reagiram...Bom, os inimigos do prefeito, os comerciantes e várias casas residenciais, ficaram por três anos, quatro anos, usando o antigo lampião a querosene. Não é brincadeira! Porque não era deles! 

Então, vimos o mesmo quando da instalação da Televisão em Botucatu. Na segunda metade dos anos 90. Ocorreu também esse fenômeno sociológico: a resistência dos contrários! Resistência a fazer publicidade na nova TV, a TV SERRANA!  Até que na virada do século, quando Botucatu já contava com outra tv – a TV ALPHA! – parece que já houve uma aceitação pacífica... É isso.

Então, os “inimigos” do novo shopping, estão denominando-o de “SHOPPING DOS “MANOS”! Não está certo...

Na capital, dependendo da localização temos a classificação dos shoppings: Classe A: Shopping Iguatemi, Shopping JK Iguatemi, Shopping Cidade Jardim, Shopping Páteo Higienópolis; Classe B: Shopping Plaza Paulista, Shopping Center Norte, Shopping Center Três, etc. Quer dizer, a localização do shopping sempre o leva a uma aceitação mais especial ou menos especial...

O SHOPPING DE BOTUCATU por estar localizado perto de bairros populares, como o Riviera e o Santa Elisa seria de fácil acesso aos jovens – denominados maldosamente de “manos”! – da região. Mas o shopping está tendo uma aceitação geral dos botucatuenses!

Não se justifica a alegação de que outros centros comerciais, em outras áreas mais nobres da cidade, terão um padrão melhor. Pode até ser, mas o pioneirismo do SHOPPING DE BOTUCATU o qualifica a ser um grande e bem sucedido centro comercial da cidade e de toda a região!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário