maio 08, 2018

Engº ANTONIO PRUDENTE DE MORAES - 19º PRESIDENTE DA EFS - ESTRADA DE FERRO SOROCABANA.



Engº ANTONIO PRUDENTE DE MORAES - 19º PRESIDENTE DA EFS - ESTRADA DE FERRO SOROCABANA.

Antonio Prudente de Moraes


O período de 1934 a 1936 foi de grande desenvolvimento para o Estado de São Paulo: foi o período democrático vivido pelo Brasil após a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Publicamos um livro, “HISTÓRIA DA VITÓRIA POLÍTICA PAULISTA - 1934” ("http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2017/05/o-livro-da-cidadania-historia-da.html")  sobre a importância desse período democrático que marcou a PAZ entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo, com a convocação da CONSTITUINTE e a plena AUTONOMIA ADMINISTRATIVA aos governos estaduais.



As palavras de Getúlio Vargas marcaram todo o processo de reencontro da nacionalidade e do resgate da cidadania plena:

“Quero que compreendam a extensão e o significado deste ato, pois, com este decreto, entrego o governo de São Paulo aos revolucionários de 32”.

E São Paulo iria viver um período muito rico em conquistas e em desenvolvimento que teria na criação e implantação da PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO BRASIL: a USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, a sua MAIOR CONQUISTA! (http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2014/01/usp80-anos-historico_24.html).



VITÓRIA POLÍTICA PAULISTA - 1934


São Paulo sofrera derrota pelas armas, em uma guerra civil (1932) totalmente desproporcional, mas conseguiria a VITÓRIA DE SEUS IDEAIS (Autonomia Administrativa e Constituinte), em 1934, com a eleição do Engº Armando de Salles Oliveira (combatente de 32) para o governo paulista (http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2014/01/usp80-anos-historico_24.html).


Na Constituinte Paulista, os deputados mais votados de todo o Estado foram: Deputado Estadual Constituinte Dante Delmanto e Deputado Federal Constituinte Antonio Carlos de Abreu Sodré, ambos candidatos pelo Partido Constitucionalista, representando o 5º Distrito de Botucatu.

Isso teve consequências positivas para o Estado e, particularmente, para Botucatu: o importante cargo de Secretário da Educação e Saúde, foi ocupado pelo botucatuense Professor Cantídio de Moura Campos e, na destacada Estrada de Ferro Sorocabana - EFS, o indicado foi o Engº Antonio Prudente de Moraes, filho de PRUDENTE DE MORAES - 1º Governador do Estado de São Paulo e 1º Presidente Civil do Brasil, eleito pelo voto popular.

ANTONIO PRUDENTE DE MORAES

O Engº Antonio Prudente de Moraes foi batizado com o nome de Antonio de Moraes Barros, mas quando veio para São Paulo (1896) para estudar na recém-criada Escola Politécnica, mudou judicialmente seu nome para ANTONIO PRUDENTE DE MORAES, pois com vários primos com o mesmo nome haveria uma certa confusão. Os dados sobre Antonio Prudente de Moraes obtivemos no excelente livro biográfico “ROSINA e família - Reminiscências ilustradas”, de autoria de Maria de Lourdes Moraes Costa (neta de Prudente de Moraes e de Manfredo Costa - fundador da Força e Luz de Botucatu e da CPFL). O alerta foi dado pelo primo Manfredo Costa Neto em uma postagem no Facebook:



Manfredo Costa Neto Oi Armando não sei se é de seu conhecimento que vovô Antônio Prudente de Moraes (seu tio avô) foi o 19o presidente da Sorocabana de 26 de abril de 1934 a 16 de janeiro de 1936. Grande abraço.

Na matéria que fizemos sobre a EFS - Estrada de Ferro Sorocabana, já havíamos marcado a presença do Engº Antonio Prudente de Moraes na Sorocabana:

“A Sorocabana partiu para a eletrificação no final dos anos 30 e início dos anos 40, sob a gestão de Acrísio Paes Cruz ( ver destaque nesta matéria sobre esse dirigente ferroviário), sendo certo que estudos realizados no período de 1934/36, quando na administração do Engº Antonio Prudente de Moraes (filho de Prudente de Moraes, 1º Presidente Civil do Brasil), sinalizavam para a eletrificação;  já como FEPASA foi a primeira, a pioneira no Brasil em transporte de “containers”, favorecendo a exportação de produtos brasileiros.

Já em 1926, exerceu o cargo de chefe da Comissão de Estudos para Remodelação da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1933, foi escolhido pelo Governo de Armando de Salles Oliveira para ocupar o cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Café - IBC, o que facilitou a grande luta do deputado Dante Delmanto para a desapropriação pela União, da Fazenda Lageado/Edgardia, em 1934. Também em 1934 assume a Presidência da EFS - Sorocabana onde pode realizar importantes estudos para a futura eletrificação da Ferrovia, realizada na gestão de Acrísio Paes Cruz.

Em 1937, Getúlio Vargas dá o golpe e implanta o chamado ESTADO NOVO que acabava com a Democracia e a autonomia administrativa dos Estados até 1945, quando o Ditador é derrubado e o Brasil vive seu período de redemocratização.

3 comentários:

HUMBERTO MIGIOLARO disse...

Conhecendo e aprendendo - Humberto Migiolaro

Unknown disse...

Caro Armando. Adorei tão linda homenagem ao amado vô António Prudente! Muito obrigada tb pela parte que me toca c/ a menção ao livro "Rosina e Família". Que Deus o conserve por muitos anos c/ boa saúde, generosidade e sempre servindo com competência e delicadeza à preservação da memória de nossos antepassados e de tantos outros brasileiros que contribuíram p/ o desenvolvimento e a História deste País. Minha eterna gratidão por seu trabalho.

Unknown disse...

Maria de Lourdes, quanto mais leio sobre a família Prudente de Moraes que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso país, mais me orgulho de ser sua amiga. Parabéns a todos os membros dessa honrada família e especialmente a você Lù, minha eterna admiração!

Postar um comentário