novembro 02, 2018

Você resolve: o Voto é Distrital! - Uma proposta política para o futuro governo BOLSONARO !


Você resolve: o Voto é Distrital!

"A reforma política é urgentíssima. É preciso ainda pensarmos na reforma do sistema de voto. Hoje temos apenas o Brasil e a Finlândia praticando o sistema proporcional. É hora de pensarmos no voto distrital misto "
Ex-Ministro Carlos Velloso do STF

VOTO DISTRITAL

Como é:

atual sistema eleitoral contempla o voto proporcional , que são os votos válidos totais de cada partido que vão definir o número de vagas por partidos e os mais votados de cada partido serão os eleitos. Ocorre que nem sempre os candidatos mais votados são os eleitosExemplo: em um pequeno partido, determinado candidato teve grande votação, mas a somatória dos votos dos outros candidatos do partido não atinge o quociente eleitoral e, mesmo com grande votação, esse candidato não se elege. Outro exemplo: em um pequeno partido, determinado candidato tem votação surpreendente, a maior votação entre todos os candidatos de todos os partidos; assim, ele se elege e elege outros candidatos de seu partido que tiveram votação insignificante (em detrimento de candidatos bem votados de outros partidos). É o que aconteceu, algumas vezes, com o candidato Enéas.

Sistema Eleitoral/ leia aqui




O SISTEMA DO VOTO DISTRITAL MISTO:

sistema do voto distrital misto resulta da somatória do voto distrital puro com o sistema de representação proporcional. Podendo ser aplicado para as eleições de Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereadores.

Assim, o Estado de São Paulo, com 70 Deputados Federais, seria dividido, por exemplo, em 35 Distritos. Cada Distrito elegeria um candidato pelo voto distrital e o outro pela votação proporcional, quer seja o candidato indicado pelo partido, nos mesmos termos hoje vigentes (voto de legenda e quociente partidário). No caso, os eleitos poderiam ser por lista partidária fechada, ou por lista partidária aberta, onde os eleitos são os mais votados.

Voto Distrital/ leia aqui

Voto Distrital/ opinião Parlamentar/ leia aqui

E o eleitor, pelo voto distrital, tem melhores condições de acompanhar e analisar o trabalho de seu Deputado, se ele estiver ao alcance do exercício da sua cidadania, ou seja, em um determinado Distrito Eleitoral, pelo eleitor que lhe deu o voto e acompanha seu trabalho, sabe onde ele mora, às vezes o encontra na missa de domingo, sabe onde estão seus amigos e onde construiu sua vida política...

O eleitor, dessa forma, disporá de 2 votos: um para o candidato distrital e, o outro, para um candidato proporcional (ou seja, um candidato não ligado a um determinado Distrito, mas que tenha uma aceitação em todo o Estado, pela pregação que faz de forma ampla atingindo todos os Distritos).
Exemplo Didático: o candidato ideológico, ou o candidato representante sindical ou de representantes profissionais, o candidato evangélico, ou o candidato do “protesto”. Ou ainda, “pejorativamente”, o candidato “da mala preta”... Claro que uma campanha em todo o Estado seria infinitamente mais cara que uma campanha distrital.

O RODÍZIO PARLAMENTAR SACANA!!!

Representa o atual sistema eleitoral ou o sistema eleitoral majoritário, chamado de “Distritão”. Aqui, mais uma vez se aplicaria a “máxima” do Príncipe Salina: “É preciso mudar alguma coisa para tudo ficar como está...”

Sarney = Príncipe Salina/ leia aqui

É muito conhecido e “manjado” pela população, mas de combate muito difícil. Exemplo: o deputado estadual ou federal, no Estado de São Paulo, é eleito tendo por base um município do sul do estado. Pois bem, não faz nada pela região, mal aparece e, assim, resta a certeza de que não mais conseguirá votos suficientes em uma próxima eleição. O que faz o “esperto/malandro” parlamentar? Concentra a sua propaganda política tendo por base, desta vez, um município do norte do estado, onde faz muitas promessas e, naturalmente, gasta muito, muito dinheiro (poder econômico). É o “rodízio parlamentar sacana”. Se reelege e, como da outra vez, mal aparece e não faz nada. E assim vai circulando com o seu rico dinheirinho ($$$) nas várias regiões do estado e, quando tem que voltar novamente na primeira, a memória do povo é tão curta que ele pode montar a sua estratégia de enganação...


É simples assim! Todo mundo sabe que é assim...e continua...


PAÍSES QUE ADOTAM O VOTO DISTRITAL:

Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido (Inglaterra) e Alemanha.

VOCÊ RESOLVE: O VOTO É DISTRITAL!

Quer assinando a lista de adesão, quer entrando em contato com o Deputado Federal da sua região, quer escrevendo em blog ou participando das redes sociais, VOCÊ PODE RESOLVER A QUESTÃO! APOIE A IMPLANTAÇÃO DO VOTO DISTRITAL NO BRASIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário