setembro 03, 2019

TESTEMUNHO PESSOAL – IBM -1986 Do Correio Eletrônico à Web-Internet...

TESTEMUNHO PESSOAL – IBM -1986
Do Correio Eletrônico à Web-Internet...




“...eu não seria a mesma se me dissessem que eu seria privada do que me oferece esse mundão sem dono que é a web/internet...”                  Requeri

É impressionante!
A adesão às redes sociais na web crescem e se multiplicam em uma velocidade nunca vista na história da comunicação de massas. Quem corre vai ficar onde está e quem ficar parado vai ser atropelado...  Hoje é preciso que a pessoa esteja atenta e procure interagir no seu local de trabalho, aonde estuda, pela internet, sei lá! O que não pode é acreditar no “papai-mamãe”, ou seja, que através dos sindicatos esclerosados ou através de partidos políticos falidos e fora da real, terá uma caminhada positiva... O mundo gira a uma velocidade que – via redes sociais! – só os que estiverem atentos conseguirão sobreviver em termos de cidadania e de construção de dias melhores com o consequente arquivamento desses pulhas que tomaram a Pátria de assalto. Quem viver, verá!!!
Sempre cito uma afirmação de um conhecido jornalista, Fernando Morais: “Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...”
Exatamente isso, com a Revolução da Informação, tudo se tornou acessível em termos de comunicação: a telefonia celular, a internet, os blogs, o Facebook, o Instagram, o Twiter (as redes sociais), as redes internacionais de televisão e demais recursos da tecnologia audiovisual levam a todos os rincões do planeta a realidade de nosso tempo.
Simples assim... Por esses poderosos meios de comunicação, as pessoas se conectam rapidamente, levando notícias, relatando online as suas expectativas e as suas esperanças. Assim, a Aldeia Global se corporifica no avanço tecnológico da comunicação via internet...

TESTEMUNHO PESSOAL 



Na CESP, a minha experiência com o “computador pessoal” foi interessante. Fora a sua utilização profissional, à época, ele só estava conectado com toda rede da empresa. Era sistema IBM, altíssima tecnologia. E ninguém tinha o seu “personal computer”.
Então, era aquela realidade: qual a vantagem de usar o PC para mandar recados para algum colega da empresa se você tinha o telefone e o PC não era rápido e nem fácil de ser utilizado?!?
Não havia a possibilidade – e ninguém imaginava que haveria ! – de comunicação tendo cada pessoa o seu PC em casa...

Foi preciso a ação criativa e inovadora de Steve Jobs e Bill Gates, cada um ao seu tempo, com “cola” ou não, a levarem democraticamente para o mundo essa importantíssima forma de comunicação que está mudando formas de governo, dando liberdade e conhecimento para populações desprezadas, enfim, transformando esse nosso planeta na verdadeira “Aldeia Global”.

Na IBM - Pedra da Gávea - RJ



No ano de 1986, trabalhando na CESP – Cia Energética Paulista, foi oferecido pela IBM aos executivos da empresa, um curso intensivo de MS DOS da IBM. O curso intensivo foi realizado no moderno Centro de Treinamento da IBM - Pedra da Gávea, um lugar apropriado para um mergulho inicial na web-internet... Pedra da Gávea é uma montanha monolítica na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, Brasil. Composta por granito e gneisse, a sua altitude é de 842 metros ...

A CESP já tinha instalado todo um sistema online pela IBM. O curso limitou-se ao básico elementar. No retorno, passamos a utilizar o PC também para recados aos colegas de trabalho, de outras áreas, com o título de “Correio Eletrônico”. Era limitadíssimo. Chato até, eu diria.

Mas este é o testemunho de alguém que vivenciou os primórdios da utilização desse tipo de comunicação e que não poderia imaginar – e acho que nem a IBM imaginou – que o “personal computer” sofreria uma evolução de tanta envergadura.
Jobs e Gates se revezaram no comando e na criação. Cada um teve o seu ciclo. A IBM – quem diria! – ficou para trás..


Steve Jobs & Bill Gates, ciclos




Saibam que a palavra "ciclo", segundo o “Aurélio”, significa série de fenômenos que se sucedem numa ordem determinada. Sequência de fenômenos que se renovam periodicamente.

“...devemos permanecer com “fome” de realização, com “fome” de criação, bem como nunca esquecendo de alimentar a “loucura” dos nossos sonhos, que são o que nos dá sentido à vida e nos faz progredir, evoluir, perseverar”. (discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford)

O que fazer com a verdade?!? Você deve saber o que fazer com ela... Steve Jobs ou Bill Gates?!?




Em todos os países, fãs, empresários, concorrentes, políticos, enfim, uma unanimidade gritante a lamentar a morte do homem que mudou o cotidiano de milhões de pessoas, com invenções, como o computador Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. E tudo começou com a criação do Apple I, graças à engenhosidade de Stephen Wozniak (sócio de Jobs), e a sua persistência e criatividade que lhe deram o crédito por iniciar a revolução do computador pessoal. À época, Jobs iniciou a sua Macintosh (1976) e Gates a sua empresa (1975).

Steve Jobs morreu, aos 56 anos, após uma longa batalha contra uma forma rara de câncer no pâncreas. Deixou uma fortuna avaliada em 7 bilhões de dólares. Teve 4 filhos de dois relacionamentos. Considerado um gênio, Jobs teve um ciclo ativo descontínuo. Afastado da Empresa Apple, em 1992, voltaria em 1997 para reinventá-la como líder do mercado com criações marcantes.




Sobre a morte de Steve Jobs, a mensagem de Bill Gates:

"Eu estou realmente triste em saber da morte de Steve Jobs. Melinda (a esposa de Bill Gates) e eu levamos nossas sinceras condolências aos seus familiares, amigos e a todos que foram tocados pelo seu trabalho.

Steve e eu nos conhecemos há mais de 30 anos e fomos colegas, competidores e amigos durante mais de metade das nossas vidas.

O mundo raramente vê alguém que cause impactos tão profundos quanto os causados por Steve, efeitos que durarão muitas gerações
Para aqueles de nós que fomos afortunados o suficiente em trabalhar com ele, foi uma honra imensa. Eu sentirei uma imensa falta de Steve."


A rivalidade entre Jobs e Gates


A rivalidade entre Jobs e Gates começa em 1977, no lançamento do Apple II. Gates, até então um joão-ninguém, é esnobado pelo colega numa feira de informática. E jura, naquele momento, destruir a Apple...

Com muita malícia, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Mac. Quando Jobs percebe, Bill já roubou sua tecnologia e criou o Windows – uma cópia deslavada do Mac.

Apple e Microsoft ficaram em campos opostos pela primeira vez no fim dos anos 1980. O lançamento do Windows, sistema da Microsoft com interface gráfica, levou a Apple a processar a empresa de Gates, em 1988.

A Apple alegava que as convenções de uso do Windows (ícones, uso do mouse para arrastar e soltar objetos, entre outras) haviam sido copiadas do Lisa e do Macintosh, computadores lançados pela Apple em 1983 e 1984.
Jobs havia deixado a Apple em 1985, mas rumores deram conta de que ele não teria ficado satisfeito ao ver muitos dos princípios do Macintosh “copiados” pelo rival.

O processo só chegou ao fim, seis anos depois, com derrota da Apple. Durante esse tempo, a empresa viu sua fatia de mercado diminuir consideravelmente. Já a Microsoft só cresceu, pois seu sistema Windows rodava não só em PCs da IBM, mas também de outros fabricantes, como HP e Compaq.
Em 1997, a Apple termina se rendendo à poderosa Microsoft
É REGISTRO HISTÓRICO!





15 comentários:

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Sonia Mereu Respeito muito grande ,por este ser humano ,super dotado . E viva a tecnologia !!!
Conseguimos com isso colocar , o nosso Presidente Bolsonaro

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Norma Da Rocha Venditto Mudou a vida de todos e o mundo.

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Nilza Coine Muito interessante! Privilégio seu Testemunhar essa conquista tecnológica.Alegria maior termos um escritor Botucatuense que nos conta esse episódio.

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Marlene Caminhoto Armandinho!
Vc é um ser privilegiado! Conseguiu viver um período de implantação tecnológica dos computadores e sua evolução para as nossas mãos com um simples toque de dedos!
Como também foi dotado da capacidade de expressar história e sentimentos através de sua escrita correta e erudita!
Vc nos proporciona sempre momentos de revisão do passado através de seu olhar personal e inteligente.
Somos capazes de estarmos virtualmente em todos os lugares do mundo e podemos nos comunicar até do espaço de forma online!
E certamente iremos presenciar muitas outras evoluções tecnológicas!
Que a humanidade consiga humanizar se tão célere como a comunicação de mídia!
Exemplos edificantes temos muitos de homens que deixaram um legado cultural para se perpetuarem como os citados!
Que nosso país consiga deter as coisas maléficas e que nosso povo tenha dignidade para viver!
Parabéns

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Maercio Sartor Que experiência eim Armando!
Parabéns por tê-la vivido e pela forma como a descreveu!

Anônimo disse...

Comentário no Facebook:

Maria Aparecida Caminoto Geiser Que experiências!

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Dionísio Sergio Meluso: Sem dúvida parabéns Armando

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Lucinha Canto: Uau, texto gratificante! Podemos assim dizer que estamos vivenciando uma grande fantasia tecnológica! Obg Armando

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de Ilza Nicoletti: Li o post ontem a noite . Muito bom , como sempre ! Nao sou uma "expert" com internet , mas quebro um galho , Aprendi com o Felipe , qdo ele morava em Boston . O skype me ajudava com as saudades e ele com a internet .tudo evoluiu tanto q acho q estou atrasada , muito atrasada! Não imagino o q seria do mundo sem internet .Valeu , Abraço . Bom dia !

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de Ana Coneglian Leccioli: Espetacular reportagem! Parabéns Armando por nos detalhar tão bem essa tecnologia que mudou o mundo! Abraços.

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de Maria Claudia Donato: "Quem corre vai ficar onde está e quem fica parado vai ser atropelado".
Ótima tradução das venturas e agruras de tentar acompanhar os avanços desses aparelhinhos hoje indispensáveis.
Me fez recordar quando utilizava o computador do escritório quase tão somente como máquina de escrever, rsrs.
Parabéns pelo saboroso texto!

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de José Roberto Picelli: Armando meu amigo, já me dou a liberdade de assim o considerar. É um prazer e uma aula ler seus posts. A cada leitura me arrependo, cada vez mais, de não ter lido mais livros, pois teria o privilégio de me aproximar um pouco mais da sua capacidade erudita.

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de Márcio Coraini: Matéria interessante
Li o livro da vida de Jobs escrito por Walter Isaacson.
Eu pensava que as viagens espaciais seriam feitas rapidamente depois da conquista da lua e , que traria conhecimentos que mudariam muito o mundo.
Esses dois gênios conseguiram fazer uma mudança que beneficiou de forma democrática toda a humanidade . Atualmente essas empresas ajudam a NASA a lançar foquetes.

Anônimo disse...

Comentário no Facebook de Nadir Mezerani: Armando , li e reli sua aula ,extraída da própria vida, belo histórico . Parabens !

Anônimo disse...

Comentário no Facebook: Alexandre N. Rodrigues: Muito interessante o relato. Eu aprendi a programar em Basic, em 1983, quando tinha 12 anos, num CP500, e no ano seguinte ganhei um TK2000, uma máquina que era muito parecida com os primeiros Macintosh da apple. Na época sonhava em ser programador de jogos, o que ninguém levava a sério e teria sido uma belíssima profissão. Depois disso tive facilidade com Pascal e Fortran na faculdade e parei de programar. Ano passado tive o prazer de aprender a programar um blockchain, muito simples, mas que me permitiu entender os rudimentos do que está acontecendo com essa tecnologia por trás do bitcoin e outras aplicações que estão surgindo. Prá quem gosta disso e quer ler a história fantástica da computação, desde o início no séc.XIX com a matriarca (sim, uma mulher) Ada Lovelace, segue um livro FANTÁSTICO: https://m.livrariacultura.com.br/.../the-innovators...

Postar um comentário