janeiro 18, 2020

ALCIDES NOGUEIRA: FANTÁSTICO!

ALCIDES NOGUEIRA: FANTÁSTICO!


Na noite de sexta-feira (17), pudemos assistir pela TV Cultura, o programa PERSONA EM FOCO, com o escritor e dramaturgo botucatuense ALCIDES NOGUEIRA.

Valeu. Longe do mundo das novelas globais pudemos sentir e vibrar com a caminhada de Alcides na dramaturgia: foi construindo seu legado com toda sua vocação criativa e com muita, muita força interior. Alcides, com certeza, ainda terá muito trabalho a realizar na dramaturgia mas já tem, registrado, o seu perfil vencedor.

Além do da matéria abaixo sobre sua apresentação no programa PERSONA queremos, mais uma vez, recordar o início de sua atividade intelectual aqui em nossa cidade onde atuamos no jornalismo. Já naquela época Alcides era a vanguarda de nossa juventude com sua ousada e incrível criatividade...

 Depois, nas Arcadas tradicionais, quando fomos alunos de seu tio, prof. Antonio Chaves - catedrático de Direito Civil. Lembrando que Alcides fez pós-graduação em Direito Autoral na Suiça. Com certeza o Direito perdeu a oportunidade de tê-lo como um de seus expoentes, mas a cultura ganhou uma de suas mais destacadas expressões.

Para registro do trabalho de ALCIDES NOGUEIRA damos os links de seus trabalhos e que foram registrados pelo BLOG DO DELMANTO:

Persona em Foco recebe o escritor Alcides Nogueira

(in Observatório da Televisão - por Renan Vieira)

“O programa Persona em Foco, da TV Culturarecebeu o dramaturgo Alcides Nogueira, dono de um currículo composto por espetáculos que marcaram época no teatro. Ele é também autor de novelas e minisséries de grande sucesso. No programa, Alcides é entrevistado por duas companheiras de trabalho e amigas de longa data: a atriz Denise Del Vecchio, que interpretou vários personagens criados pelo artista no teatro e na televisão; e a atriz e escritora Tuna Dwek, que também atuou em séries escritas por ele. O programa é apresentado por Atilio Bari.
Nascido em Botucatu, no interior paulista, Alcides comenta sobre sua descendência de uma família quatrocentona de São Paulo. “O fato da gente nunca ter dado muita bola para isso, eu acho que isso facilitou muito. Na verdade, eu acho que tem uma vantagem, que é a gente ter essa brasilidade toda. E tem uma desvantagem, que é não ter tido a miscigenação com os imigrantes todos que vieram ao Brasil”.

No programa, o dramaturgo relembra momentos importantes de sua vida e carreira, como o ingresso no universo teatral; as épocas em que serviu ao Exército e cursou direito na Universidade São Francisco; os espetáculos de sua autoria e a adaptação para o teatro da obra Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, que ficou seis anos em cartaz.
Persona em Foco ainda exibiu uma série de depoimentos de personalidades que conviveram e trabalharam com Alcides Nogueira, como Maria Lúcia Dal Farra, Elias Andreato, João Carlos Couto, Paulo Betti, Marcos Frota, Jorge Takla, Clarice Abujamra, Cláudio Fontana, Leopoldo Pacheco e Maria Adelaide Amaral.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário