dezembro 26, 2014

Papa Francisco condena a indiferença global!

Papa Francisco  condena a indiferença global!

Em suas mensagens natalinas/2015, o Papa Francisco condenou, de um modo geral, o sistema econômico que elege de forma primária o DINHEIRO como o ícone do século... 

Condenou a INDIFERENÇA dos governantes e dos poderosos com a MISÉRIA que ceifa centenas de vidas no mundo todo... Condenou as “guerras montadas” para a conquista de poder e da dominação de povos... Condenou a própria IGREJA CATÓLICA ainda imersa num “mar de cardeais dourados” que sempre foram e estão distantes da mensagem que JESUS deixou como alicerce de sua IGREJA...

O PAPA FRANCISCO foi o idealizador e quem efetivamente coordenou a recente “reconciliação” entre os EUA e Cuba! Após mais de 50 anos de isolamento, temos o reinício do diálogo e da abertura das fronteiras. Com certeza, PAPA FRANCISCO deverá receber o PRÊMIO NOBEL DA PAZ/2015...


Mais uma vez, vamos buscar o EDITORIAL QUE LHE FIZEMOS (29 DE JULHO DE 2013): “PAPA FRANCISCO E O CAPITALISMO CIDADÃO”:

PONTO DE VISTA:

Papa Francisco e o Novo Capitalismo ou Capitalismo Cidadão!

Na entrevista que o Papa Francisco deu ao jornalista Gerson Camaroti, da Globo News, foram DEFINITIVAMENTE aclarados o seus pontos de vista sobre assuntos tão importantes, como a GRAVE CRISE ECONÔMICA que abala o mundo.



Fiquei de “alma lavada” com o posicionamento firme e claro do papa. Repetidas vezes abordei o assunto em posts que poderão ser relidos (links abaixo), onde mostro a necessidade da convocação do “núcleo pensante” das melhores universidades (Oxford, Harvard, Cambridge, USP, Stanford, Bolonha e tantas outras) para que se encontre uma saída, compatível com o século XXI e de acordo com a Revolução da Informação que REVOLUCIONOU o relacionamento social através da internet e das redes sociais...





E muitos riram... Outros destacaram que seria utopia querer um CAPITALISMO CIDADÃO! Estavam e estão errados. De “per si” o Capitalismo não passa a ter um comportamento cidadão, é claro... Mas, através da SOCIEDADE ORGANIZADA, é possível, SIM, estabelecer REGRAS e LIMITES para o CAPITALISMO. E através do trabalho da “intelligentzia” das melhores universidades poderemos ter o CAPITALISMO CIDADÃOSim, senhor! 
O CAPITALISMO CIDADÃO sob as regras jurídicas e constitucionais da SOCIEDADE ORGANIZADA!

PAPA FRANCISCO E O CAPITALISMO PRIMATA
Na entrevista dada, o papa destacou que a POLÍTICA MUNDIAL É ECONOMICISTA E SEM ÉTICA. Destacou que na Europa a média de desemprego é de 25%, chegando em alguns países a alcançar 50% dos jovens e em outros, 44%. Isso É CONDENAR O FUTURO AO FRACASSO! Afinal, OS JOVENS SÃO O FUTURO DAS NAÇÕES!!!
No Brasil, felizmente, o índice de desemprego tem se mantido na média de 4,5 a 4,8%...

Essa “Política Mundial Economicista” está condenando os “extremos” da sociedade ao abandono e à desesperança! E os "extremos” são os jovens e os idosos. Essa “globolização sem ética” está condenado ao fracasso as Nações Européias! E o Papa dá ênfase ao papel do jovem na mudança social: “não me agrada o jovem que não protesta”, arrematando: “os jovens precisam ser os portadores das MUDANÇAS!!!” O Blog do Cesar Maia abordou muito bem esse tratamento dado por esse Sistema Economicista:

“A INDIFERENÇA E A POLÍTICA!

1. O Papa Francisco, em seu discurso conceitual no Theatro Municipal, construiu uma dialética pouco usual: violência e indiferença. Sublinhou que o outro lado da violência não pode ser a Indiferença –que adjetivou de egoísta. E como construtor de pontes (pontífice), ofereceu a alternativa do diálogo, a ‘cultura do encontro’, nas palavras dele.

2. Essa ênfase na crítica à Indiferença como um sentimento não cristão (anticristão), já havia sido destacada pelo Papa Bento XVI em sua trilogia sobre a vida de Jesus Cristo. Papa Francisco reforça-a, colando-a à política e à conjuntura.

3. O ex-presidente francês François Mitterand, em seu segundo governo (já com um câncer em progresso), aceitou a proposta de um documentário onde 3 vezes por semana gravaria respostas a quaisquer perguntas sobre a conjuntura, sobre ele e sobre a França. O compromisso era que só depois de sua morte, seria editado para a TV. Assim foi e se tornou um importante documento politico.

4. Numa reflexão, Mitterrand afirma com sua voz escandida: “A política desenvolveu em mim o sentimento da Indiferença”. Para quem viu e reviu o documentário, leu Bento XVI e ouviu Francisco, é inevitável correlacionar os três conceitos como um só. A política nos tempos de hoje desenvolve em seus atores o sentimento da Indiferença.

5. E esse é o maior de todos os pecados na política dos últimos anos. O que é o comportamento de Berlusconi senão a Indiferença? Ou de Dominique Strauss-Kahn? O que são esses fatos mostrados na política brasileira, em restaurantes luxuosos de Paris, em programas cercados de luxo e companhias endinheiradas, em jatinhos públicos ou privados, etc.? Corrupção? Pode ser. Mas pode não ser, quando se a entende como enriquecimento pessoal.

6. Mas é inevitável concluir, depois de ouvir Mitterand e Francisco e ler Bento XVI, que a cultura da Indiferença –indiferença com a vida das pessoas, com a opinião pública- que o ponto fulcral do comportamento político nos dias de hoje, que provoca tanta revolta, é a certeza da Indiferença dos políticos com a realidade que os cerca.

7. Indiferença com amplitude e alcance bem maiores que a corrupção (que pode não atingir pessoalmente a alguns atores), pois atinge a quase todos, quase generalizadamente. Mesmo que sem a experiência de Mitterand ou a sabedoria de Bento e Francisco, é o que passa na cabeça de todos e o que os faz rejeitar a política e os políticos e leva tantos à indignação nas ruas ou não, pelo mundo todo”. (Blog do Cesar maia, 29/07/2013)


  • Um Novo Olhar para o Capitalismo/Mundo Ocidental!!!/Leia aqui
  • Papa Francisco e o Capitalismo Cidadão!/Leia aqui
  • Aldeia Global & o Novo Modelo de Era!/Leia aqui
  • Contra a Canalha Capitalista!/Leia aqui
  • O Capital é o Cão!/Leia aqui
  • Carta aos Indignados!/Leia aqui
  • O Manifestante é a Personalidade do Ano!/Leia aqui

5 comentários:

Delmanto disse...

Al Gore, ex-vice presidente dos EUA e Felipe Gonzáles, ex-primeiro-ministro da Espanha já se posicionaram contra o que se chama de”A Ditadura de All Street”, numa alusão aos Especuladores que usam e abusam do Sistema Capitalista. Agora, o Papa Francisco se posiciona claramente e pede uma saída para essa realidade que levará a Humanidade, pelo menos por várias gerações, ao caos e à crise permanente.
É PRECISO UM BASTA!!!
E tem que partir de todos nós,conscientizados de É PRECISO MUDAR!
A SOCIEDADE ORGANIZADA pode criar REGRAS CONSTITUCIONAIS a LIMITAR e DEMOCRATIZAR o sistema capitalista!
O SOBERANO PODE TUDO!
E na atualidade o SOBERANO é o POVO!
Através de uma CONSTITUINTE ele pode APROVAR regras que limitem a ESPECULAÇÃO FINANCEIRA e que se institua um outro tipo de tratamento aos países endividados, POUPANDO, assim, GERAÇÕES E GERAÇÕES DE JOVENS, ou seja, GARANTINDO O FUTURO desses países e da HUMANIDADE!

Anônimo disse...

Nilza Stipp (Facebook):
Devemos todos orar pelo Papa !Ele vai precisar depois de mexer nessa Caixa de Marimbondos !

Anônimo disse...

Sydney Jose Castro (Facebook/Pernambuco):
Papa Francisco veio para mostrar ao mundo que o Vaticano nao eh Cidade dos Cardeais Mas Cidade dos mártires , onde os seguidores do cristianismo foram sacrificados em detrimento desses ideais

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.

Rangel de Jesus Santana (Dihitt) comentou a notícia Papa Francisco condena a indiferença global!.

Comentário:
Ele deveria pregar a verdade para seus correligionários, mas isso é quase impossível, pois qual religião no mundo tem poder de Estado e como o anti-cristo implantará seu Governo se não unir as religiões, o chamado ecumenismo.... !!! ... Só o Catolicismo Romano tem as principais prerrogativas para unir Governos e Religiões mundiais... Espero estar engando ou seus seguidores estão condenados ao tormento eterno, a menos que se convertam a Cristo, pois de cristã, ela só tem a farsa...

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.

Rangel de Jesus Santana (Dihitt) comentou a notícia Papa Francisco condena a indiferença global!.

Comentário:
Delmanto meu caro, um grande abraço e obrigado pela atenção. Um grande abraço.

Postar um comentário