Dom
Maurício na Academia Botucatuense de Letras - ABL
painel da Capela da Santíssima Trindade/divulgação
recebendo o medalhão acadêmico das mãos de sua genitora.
Fotos de Valéria Cuter (jornal online Acontece Botucatu)
A solenidade presidida pelo Acadêmico Newton Colenci e secretariada pelo Acadêmico Olavo Pinheiro Godoy, contou com a excelente música da CAMERATA DE BOTUCATU ETA CARINAE, sob a batuta do maestro BRUNO CESAR MIRANDA BARREIRA e com a direção de MARLENE CAMINHOTO.
O DISCURSO DE DOM MAURÍCIO GROTTO DE CAMARGO
Após a sua apresentação feita pelo Acadêmico José Celso Soares Vieira – Presidente Emérito da ABL - Dom Maurício apresentou uma profunda pesquisa sobre a vida e a obra do poeta José Martins Fontes.
Na pesquisa, o arcebispo pode conhecer e ler 10 livros do poeta, sendo que alguns deles – pura raridade! – conseguiu em suas edições originais e com a dedicatória do autor. Esses livros serão doados à biblioteca da ABL. Parnasiano, Martins Fontes teve participação na Semana de Arte Moderna de 1922, sempre com sua presença forte e respeitada, conviveu com os maiores intelectuais de sua época. Dom Maurício leu, para a plateia presente, algumas poesias tiradas desses livros. Destacou a forte personalidade de José Martins Fontes e sua bela trajetória de vida.
Sobre o arquiteto Eugênio Monteferrante Netto, Dom Maurício destacou o seu trabalho de arquiteto e urbanista no contexto da comunidade botucatuense. Citou os prédios que projetou e, principalmente, sua atuação por muito tempo como “cuidador” do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município de Botucatu. Em seu trabalho, Monteferrante, projetou o Jardim Paraíso que é considerado o bairro com a melhor infra-estrutura da cidade. O Plano Diretor do Lageado – Cartão de Visitas de Botucatu! – também é fruto da visão e dedicação de Monteferrante. Monteferrante exerceu a vereança e foi vice-prefeito de Botucatu.
O Carisma e a Vida de Dom Maurício
O acadêmico José Celso Soares Vieira apresentou o caminhar sacerdotal de Dom Maurício. Como 5º ARCEBISPO METROPOLITANO DE BOTUCATU, Dom Maurício foi escolhido pelo Santo Padre para a nossa província eclesiástica. No dia 15 de fevereiro de 2009, tomou posse aos 52 anos de idade.
Com atuação sacerdotal em Presidente Prudente, Álvares Machado, Marília, Regente Feijó e Rosana. Exerceu o cargo de Subsecretário de Pastoral da CNBB e Subsecretário Geral da CNBB (2000). Em 2000, foi eleito Bispo Coadjutor de Assis; Administrador Apostólico da Diocese de Araçatuba; Bispo Diocesano de Assis (2004/2009); Membro da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e Paz da CNBB. Em 2008, foi indicado para o Arcebispado, tomando posse como ARCEBISPO METROPOLITANO DE BOTUCATU em 2009.
Academia Botucatuense de Letras comemora 40 Anos!/leia aqui
A Academia Botucatuense de Letras & Os Purpurados!/leia aqui
2 comentários:
Quanta honra para Botucatu poder contar com um dirigente religioso do porte e com as qualidades de Dom Maurício Grotto de Camargo. Destaco a sua forma democrática e humilde com que recebe os paroquianos. Sempre solícito, sempre com uma palavra amiga...
O registro de sua posse na ABL, que contou com a presença do vice-prefeito e do presidente da câmara, além de seus familiares, do público em geral, de religiosos da Igreja Católica e de outras Igrejas, marcará o perfil de um religioso comprometido com sua comunidade e com a Nova Igreja do Papa Francisco.
Salve, Dom Maurício!
Felicidades!
Antonio Coine (Facebook):
Merecida Posse ao querido Dom Maurício que nos deu um verdadeiro banho de cultura, na noite passada quando expôs com muita inteligência e capacidade a história do nosso famoso José Martins Fontes. Parabéns ao Dom Maurício, ilustre amigo. Parabéns ao Confrade da ABL Dr. Delmanto pelo seu substancioso blog relatando esse acontecimento no seio da nossa Botucatu. Parabéns à Academia Botucatuense de Letras na escolha de tão ilustre e culto novo Acadêmico. Creio que com ele, todos de Botucatu, estamos de parabéns.
Postar um comentário