março 11, 2011

FORUM CULTURAL E POLÍTICO !

É com muito entusiasmo que já chegamos ao segundo mês de atividades do nosso Blog. A receptividade encontrada e a participação espontânea de tantos, nos anima. É um desafio, sem dúvida. Mas é um bom desafio participar ativamente de um instrumento de informação e formação nesta rede democrática online...Começamos com o site, depois o livro digital e,agora,o Blog.

Site Delmanto/aqui


Quando surge mais um veículo de comunicação é sempre motivo de festa. Quando esse veículo é destinado à valorização da cidadania, maior ainda a comemoração...

O Blog do Delmanto, para nós, assume aspectos especiais de comemoração, exatamente por ser online e estar amplamente conectado. E teria que ser algo diferente, um veículo para mudança e que trouxesse uma contribuição efetiva ao debate das idéias.
Com seu material postado dentro da tecnologia disponível, mas com uma edição “espartana”, com critério profissional, dedicação e idealismo, muito idealismo.

Voltado à renovação política e à construção da cidadania , este Blog terá a missão de provocar o debate, convocando a intelligentzia brasileira (emprestemos a expressão russa para definir parte da nossa comunidade intelectual) para a discussão de temas de interesse do país, sempre valorizando o cidadão, despertando valores e delineando novos rumos para a solução dos problemas que estão dormentes há muito tempo...

Intelligentzia Brasileira/aqui


O Blog do Delmanto pretende ser uma bandeira de luta a favor da cultura nacional, priorizando as nossas coisas, o nosso folclore, a nossa memória histórica, e mais, descortinando o futuro com audácia cívica e muita criatividade, fazendo do presente uma vivência rica no exercício pleno da cidadania.

Tivemos, nos anos 50, algumas publicações culturais e políticas que obtiveram destaque: desde a conservadora revista “Problemas Brasileiros”, do “Convivium”, sob o comando do Padre Crippa até a “Revista Brasiliense”, representante da esquerda de vanguarda, ligada à Livraria Brasiliense (fundada por Monteiro Lobato) e sob o comando de Caio Prado Jr. Mas, nessa mesma época, a publicação que mais marcou presença foi a revista “ANHEMBI”. Porta voz da intelectualidade ligada à USP e ao “Estadão”, criada em 1952, por Paulo Duarte, liderou por muito tempo o mundo cultural brasileiro.

Com nítida noção de nossa real dimensão, sem quere abranger mais que o espaço democrático que a “Revolução da Informação” trouxe para o mundo todo, transformando em realidade concreta a “Aldeia Global”, que igualou a todos no acesso à comunicação e à realidade dos cidadãos de qualquer país e em qualquer continente. A sobrevivência de qualquer Nação fora do regime democrático é, daqui para frente, uma questão de pouco tempo...

Revolução da Informação/aqui


Sempre repetimos e destacamos o acerto das palavras do jornalista e escritor Fernando Morais: “Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...” E é verdade. É a mais pura verdade!!!

Assim, o Blog do Delmanto se propõe a essa tarefa. Estaremos postando nossas idéias e nossos comentários sobre os mais diversos assuntos que interessem à renovação política e à construção da cidadania. Repetimos: é importante retomarmos a construção da democracia no Brasil. Não é mais possível convivermos com esse arremedo de democracia - verdadeira democracia meia-sola! -, enquanto a nossa população assiste, perplexa, a esse show de picaretagem política e de total desprezo pelos reais interesses nacionais. O caminho é um só: a sociedade organizada partir para a Assembléia Nacional Constituinte!

Constituinte/aqui


No Blog teremos o acesso linkado aos Blogs mais importantes do país e das mais diversas correntes políticas e, também, aos Blogs dedicados à cultura musical, à arte culinária e – grande conquista ! – aos Blogs de Portugal, Espanha e aos corajosos Blogs de Cuba.

O Blog do Delmanto pretende ser o Fórum Cultural e Político para todo cidadão prestante que esteja disposto a cerrar fileira na construção da democracia brasileira! Mesmo que vezenquando se traga ao debate político temas difíceis e que incomodem aos pacíficos de sempre. O importante é que haja uma abertura para o debate sério de temas de interesse da comunidade e de importância para vida política nacional, destacando o cidadão, despertando valores...

Liberdade de Imprensa/aqui


Muita pretensão?!?

Será?!?

Essa é a nossa disposição...

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o seu blog. A abertura que ele nos dá, com link para os mais importantes blogueiros do país é uma boa. Do Arnaldo Jabor, passando pelo Tas, pelo Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, Noblat, Rebloggando, Tutty Vasques, GeneraciónY, Desde Cuba, Guilherme Fiúza, Sidney Rezende...E mais os temas para debate, este blog é, sim, um Fórum Cultural e Político! Espero que permaneça e aglutine as lideranças dos mais variados segmentos da sociedade. Forte abraço e boa sorte!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Foi através do seu blog que eu tive meu primeiro contato com a jornalista, blogueira e dissidente cubana, Yoani Sánchez. Que moça corajosa e determinada. Em certo trecho ela diz: “O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...” Ela é além de corajosa, firme na visão futura de seu país. Sabe que Che Guevara, se vivo estivesse, estaria a caminho de Sierra Maestra para combater a Ditadura dos irmãos Castro que já dura há mais de 50 anos! A verdade é que Fidel Castro só se sentiu seguro após a saída de Che Guevara de Cuba, quando partiu um tanto decepcionado para outras lutas e outros sonhos. A juventude de todo o mundo e especialmente a cubana não pode esquecer a frase famosa de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.” Que ela continue a sua luta e amplie a sua rede revolucionária. Vamos acompanhar essa bonita história de resgate de uma Nação. Obrigada por tudo. Fé e muita luta. Conte comigo!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

regina claudia brandão disse...

... enfim!!! um instrumento que pode/deve, sem qualquer dúvida, servir para pesquisa em níveis distintos.
linguagem clara, idéias lúcidas, verdadeiras, fiéis.

obrigada. beijo.

Pastor Barbosa disse...

A dialetica sempre foi uma boa escolha para encontrar soluções.

Parabens pela iniciativa.

Pastor Barbosa.
http://www.dihitt.com.br/prdbarbosa
(pastordbarbosa.blogspot.com

Postar um comentário