maio 22, 2011

REVOLTA DOS INDIGNADOS!

“Visconde, por favor, diga ao Imperador que não posso aceitar. Estou envolvido num movimento que será vitorioso, com ele se for possível, sem ele se for necessário”


(texto de resposta de Rui Barbosa ao recusar convite do Imperador para que fosse Ministro da Justiça, pois estava lutando pela implantação da República) (Tribuna da Imprensa de 20/05/2011)

O texto de abertura deste blog nos remete ao grande Rui Barbosa que dá resposta ética ao Imperador Dom Pedro II. Primeiro, que hoje, ninguém rejeitaria um convite desses e, segundo, se recusasse, não daria a verdadeira razão da recusa. Que falta que faz homens como Rui Barbosa!

VAMOS REPETIR, ADAPTANDO PARA O BRASIL DE HOJE:

“...NÃO PODEMOS ACEITAR ESSA REALIDADE POLÍTICA MEDIOCRE. ESTAMOS ENVOLVIDOS NUM MOVIMENTO QUE SERÁ VITORIOSO, COM A CLASSE POLÍTICA ATUAL, SE FOR POSSÍVEL, SEM ELA SE FOR NECESSÁRIO!!!”

Sarney = Príncipe Salina/Mudanças Necessárias no Brasil/ aqui

A realidade mundial está se impondo de forma irreversível! De forma surpreendente, a “onda da democratização” atingiu e ainda atingirá os países que vivem sob um regime ditatorial, mas ela vai mais além. Muito mais! Quando defendíamos a necessidade dessa onda chegar até o nosso país (que não vive uma Ditadura, mas, sim, uma Democracia-meia-sola) muitos estranharam. Acharam que estávamos “forçando a barra...” Enganaram-se, ainda bem!

Revolução da Informação/Fenômeno Mundial/aqui

Disputas territorias no Oriente-Médio/Didático/Muito bom/aqui

E vamos corrigir a terminologia desse movimento social que está correndo no mundo e varrendo as podridões sociais que apresionavam e apresionam muitos povos. Não é a “onda da democratização”, é muito mais amplo o seu espectro, é a “onda democrática” a corrigir as injustiças, a derrubar Ditaduras de 30 anos ou mais, mas é, sobretudo, uma onda a corrigir as falsas democracias que funcionam como “ditaduras camufladas” deixando as respectivas populações reféns de uma Ditadura Camuflada em realidades políticas de Democracias-Meia-Solas. Como a nossa. Como a maioria dos regimes políticos da América Latina!

Para mais uma vez não acharem que estamos fantasiando a realidade do chamado terceiro mundo, vamos para a velha Europa, vamos para o chamado 1º mundo! A Espanha será o nosso exemplo!
DEMOCRACIA REAL JÁ!/veja vídeo aqui
Democracia Real, Já!/Mauro Santayana/Aqui

REVOLTA DOS INDIGNADOS ! / DEMOCRACIA REAL JÁ !




No 1º Mundo, a Espanha é a primeira e, depois, Portugal! Na Espanha, o fenômeno aparece como a REVOLTA DOS INDIGNADOS! Sim, independentemente das eleições que estão sendo realizadas, repetidas vezes, a Espanha tem presenciado, nos últimos dias, um movimento popular incomum. Esses movimentos demarcam o estado de insatisfação da população: mais de 20% de desemprego, a juventude sem perspectivas, a industria encolhendo e se desatualizando, apenas o turismo ainda mantém um desempenho bom. No entanto, ocorreram atos terroristas, as violências e as bombas que num primeiro momento se debitou ao ETA (movimento separatista basco) logo se soube ser ato de terrorismo organizado pela Al-Qaeda (porque a Espanha, sob a gestão de Zapatero, participou da Guerra e Invasão do Iraque).

Espanha: povo derrota terrorismo e elege Zapatero/aqui

Protestos e eleições na Espanha no domingo/aqui


Portanto, nada há que se confundir os atos terroristas com o movimento das massas denominado REVOLTA DOS INDIGNADOS. É um movimento pacífico que está ocorrendo nas principais cidades da Espanha sob o lema: Democracia Real Já ! Portugal, a seguir, será a bola da vez! Com sua situação gravíssima e com uma dívida assustadora, já sentiu os primeiros movimentos espontâneos da população em protesto pela grave situação econômica (a mais grave da Europa) por que passa o país.

É a movimentação democrática das massas no chamado 1º MUNDO!

A movimentação popular prenuncia mudanças maiores do que as mudanças que ocorrem em eleições...A população está cobrando uma gestão positiva para um desenvolvimento sustentável. Portugal, de modo especial, conseguiu negativar as principais atividades do governo e do empresariado. É o alerta popular. É preciso saber entender as mensagens que vem das ruas.

Os EUA já deram o seu recado: apoio aos movimentos populares dos países árabes e postura nova perante Israel.



Obama defende Estado Palestino com base em 1967/aqui

Obama recebe israelense após discurso histórico/aqui

O presidente Barack Obama fez um discurso histórico, posicionando claramente o peso dos Estados Unidos como partícipe e como apoiador de movimentos pró-democracia no mundo todo. A “creche” especial em que os EUA sempre mantiveram o estado de Israel, muda para um cenário mais real: aceitar o Estado Palestino e conviver com os palestinos e negociar o espaço físico tomado em guerras passadas (É justo? Não se sabe... É o PREÇO DA PAZ, isso se sabe!). É uma mudança radical e ainda terá seus desdobramentos, mas foi um passo importantíssimo dado pela Nação mais forte e mais poderosa do mundo, mesmo com o gigante chinês presente.

RESTA A PERGUNTA CABOCLA: Alguém tem dúvida de que o Brasil, mais dia ou menos dia, terá a sua realidade de DEMOCRACIA-MEIA-SOLA mudada e adaptada à nova realidade mundial, independentemente desta aparente apatia do povo brasileiro?!?!

3 comentários:

requeri disse...

fazem falta dignos e indignados neste brasil.
a gente ter que engolir goela abaixo, sem vaselina, um ministro, cuja integridade moral sugere suspeita, não é o que se pode nomear como digno.

o pt e seus asseclas, merecem arder no mármore do inferno.

é isso.

Anônimo disse...

O movimento popular que varre o mundo é fruto do Revolução da Informação. Os povos oprimidos passaram a ver e conhecer, via internet, como viviam e quais eram os direitos de cidadania dos povos mais ricos e independentes. E não teve e não terá volta. A mudança vai chegando, vai chegando...e explode! Tunísia, Egito, Iêmen, Síria, Marrocos e a lista vai longe. E ainda chegará às Ditaduras da América Latina e varrerá os Irmãos Castro, o Hugo Chaves, o Correa do Equador e a história repetida da Nicarágua. Mais o que não se esperava tão cedo é que no chamado 1º mundo ocorressem movimentos assim. Afastada a primeira impressão de que esses movimentos eram só para os países atrasados da Ásia e da África, essa onda cidadã chegou à Europa. Sim, o movimento independe da causa, simplesmente é um movimento do povo que cobra e exige o que o governo, na maioria das vezes, se nega ou se faz de desentendido. Na Europa, a causa é um pouco diferente: lá tem democracia, mas a gestão da coisa pública, a diretriz industrial e econômica de cada país precisa se adaptar às exigências e aos direitos da população.
Dá para ficar animado, sim. Esse “despertar” das massas chegará por aqui, e os sarneys, os renans, os Jader barbalhos, os joão paulo cunha, os Wagner Rossi,os aécios neves e tantos políticos equivocados deverão tomar outro rumo e libertar a nossa ainda jovem democracia para que parta para um desenvolvimento sustentável com as reformas estruturais necessárias. Eu tenho fé! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

O noticiário sobre a movimentação popular na Espanha é farto. No jornal “O Estado de S. Paulo!, de hoje, uma declaração de um popular nos dá bem a medida da revolta dos indignados:”Essa é uma mensagem a políticos do mundo: o povo não aceitará mais ser feito de bobo, nem no mundo árabe e nem na Europa”. Está claríssimo! A verdade é que a sociedade francesa não se sente mais representada por esses atuais partidos políticos, eles não evoluíram e esqueceram do povo... E disse mais: “Conquistamos a democracia nos anos 80. Mas fomos enganados por todos e hoje estamos pedindo a reconquista do poder pelo povo”. É tudo muito direto, muito claro. Eu só complementaria quando ele fala que a mensagem é para políticos do mundo, eu diria que é, especialmente, para a América Latina e para o Brasil. Quem viver verá. Ou alguém que exerça condignamente a sua cidadania acha que o Brasil merece o que está passando, merece essa classe política. Merece esse fisiologismo do PMDB que aprisiona a presidenta Dilma que não pode reagir porque o seu Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, não pode dar a verdadeira origem do “seu” gordo patrimônio? Sabem qual a diferença entre Palocci e o famoso PC Farias? É que o Lula tinha (mensalão) e a Dilma tem uma ampla maioria na Câmara dos Deputados e Senado Federal! O cocô é o mesmo...VERGONHA NACIONAL!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Postar um comentário