julho 16, 2011

E os Indignados Brasileiros?!?


“É preciso construir um discurso político capaz de criar um novo tecido social, sistematicamente fragilizado por anos de mentiras e corrupção. Nós, cidadãos, perdemos o respeito pelos partidos políticos majoritários, mas isso não equivale a perder o nosso sentido crítico. Pelo contrário, não tememos a política. Tomar a palavra é política. Procurar alternativas de participação cidadã é política.
Uma das nossas propostas principais é uma Reforma da Lei Eleitoral que devolva, à Democracia, o seu verdadeiro sentido: um governo cidadão. Uma democracia participativa. E, para além disso, exigimos um código deontológico aos políticos que assegure boas práticas.
Fazemos finca-pé nisto: os cidadãos aqui reunidos compõem um movimento transgeracional, porque pertencemos a várias gerações condenadas a uma perda intolerável de participação nas decisões políticas que informam e moldam a sua vida quotidiana e o seu futuro.”
(Pontos acordados do manifesto plural redigido durante a madrugada de 18 de Maio, na Puerta del Sol)

E os Indignados Brasileiros?!?

Já abordamos aqui esse fenômeno cívico que foi e tem sido a movimentação dos INDIGNADOS, primeiramente na Espanha e, ao depois, em vários países europeus. Com o post “A Revolta dos Indignados”(22/05/2011), abordamos essa nova faceta dos movimentos populares. Tudo resultado da “Revolução da Informação”(post de 27.02/2011) que propiciou a que o mundo se transformasse realmente na Aldeia Global, graças à internet (twiter, orkut, facebook, jornais online, etc).

Revolta dos Indignados/ Fenômeno Mundial/ leia aqui

Revolução da Informação/Fenômeno Mundial 2/ leia aqui



O movimento dos INDIGNADOS é bem diverso do que ocorreu na Ásia e na África. Lá, era uma população sofrida, explorada e empobrecida sob o tacão de Ditaduras cruéis e duradouras (média de 25 a 40 anos). Os INDIGNADOS, ao contrário, é um movimento composto pelas elites de cada país e, aqui, mais uma vez vamos buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: Elite é a vanguarda da sociedade, é o que há de melhor, as mentes mais esclaredidas, assim, temos que o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder operário foi o Lula, o melhor do basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário foi o Antonio Ermírio de Moraes, o melhor médico foi o Adib Jatene, o melhor jurista foi o Rui Barbosa...

Pontos acordados do manifesto plural redigido durante a madrugada de 18 de Maio, na Puerta del Sol/ leia aqui

Indignados deixam a Porta do Sol/ leia aqui

Assim, vamos buscar no manifesto da Porta do Sol, a real dimensão do movimento dos INDIGNADOS:

“Depois de muitos anos de apatia, um grupo de cidadãos, de diferentes idades e extractos sociais (estudantes, professores, bibliotecários, desempregados, trabalhadores…), irritados com a falta de representação e com as traições levadas a cabo em nome da democracia, reuniram-se na Puerta del Sol em torno da ideia de Democracia Real.
A Democracia Real opõe-se ao paulatino descrédito de instituições que dizem representar os cidadãos e foram convertidas em meros agentes de administração e gestão, ao serviço das forças do poder financeiro internacional.
A democracia promovida a partir dos aparelhos burocráticos corruptos é, simplesmente, um conjunto de práticas eleitorais inócuas, em que os cidadãos têm uma participação nula”.

Essa é a nossa realidade política. É a DEMOCRACIA MEIA-SOLA em que vivemos, com a corrupção generalizada e a aparente apatia da população.

“INDIGNEZ-VOUS!”/ INDIGNAI-VOS!


Stéphane Hessel, um francês com 93 anos (!!!) escreveu e publicou um opúsculo, de 30 páginas, com o título acima. Esse livreto está batendo o recorde de vendas na França, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos! É um chamamento cívico para que as novas gerações se mobilizem e demonstrem a sua discordância com a realidade política dos chamados países desenvolvidos e da chamada democracia tradicional (democracia meia-sola).

O “Indignai-vos” foi traduzido para várias línguas, inclusive para o português. E ganhou repercussão mundial, graças à divulgação dada pela rede virtual. Tornou-se o símbolo de um movimento que pretende ser o contraponto a tudo o que representa o atual processo de globalização.

Muito importante é a inovação na organização do movimento: NADA DE PARTIDOS POLÍTICOS!!! É, sem dúvida, uma busca ao ideal da democracia, como na Grécia! Não há no movimento europeu a representação e a delegação de poderes, nada de partidos e nem de sindicatos...

Com a presença de intelectuais, artistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais liberais, o movimento dos INDIGNADOS reconhece a necessidade de institucionalizar politicamente as mudanças necessárias e, no nosso caso, será através da sociedade organizada chegando à CONSTITUINTE, com prioridade para a Reforma Política!

Blog do Onde estão os Indignados do Brasil?/Reinaldo Azevedo/ leia aqui

Por que os Brasileiros não reagem?/Blog do Augusto Nunes/ leia aqui

Os Indignados/ Sandro Vaia/ Blog do Noblat/ leia aqui

Democracia Meia-Sola/ leia aqui

Procura-se um Estadista!/ leia aqui

Daí a estranheza de analistas políticos do exterior em compreender como o Brasil ainda não foi atingido pela onda democrática dos INDIGNADOS. E deixam a pergunta que é título deste post:

E OS INDIGNADOS BRASILEIROS?!? ONDE ESTÃO?!?

9 comentários:

Anônimo disse...

A chamada Rebelião dos Indignados está dominando as manifestações populares nos países europeus. E é bem diferente do que ocorreu e vem ocorrendo na Ásia e na África. Lá foram as massas populares cansadas da opressão de décadas das Ditaduras cruéis e, tomando conhecimento pela rede virtual de seus direitos e, mais, tomando conhecimento de como vivem os outros povos, se revoltou e pôs e ainda vai por abaixo muitas Ditaduras! No chamado primeiro mundo (Europa) os INDIGNADOS querem mudanças constitucionais que transformem as Democracias existentes já esclerosadas e estáticas em modernas e representativas, trazendo o desenvolvimento sustentável a seus países em pleno estado de direito. O nível de desemprego na Europa está muito grande e os governantes em uma apatia rotineira sem olhar a realidade mundial e as necessidades imediatas da população. Não sendo um movimento dominado por partidos políticos, está conseguindo mobilizar a população esclarecida. Essa onda democrática a mobilizar a população PRECISA chegar ao Brasil, precisa chegar à América Latina. Vamos nos mobilizar. Só a sociedade organizada consegue mudar politicamente o país. É possível a mudança. Vamos nos ligar. A rede virtual aí está à nossa disposição. Chega de corrupção. O Brasil não pode ser o país da impunidade e dos políticos picaretas! (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Me ajuda aí! Me ajuda aí, faço coro ao brado jornalístico do Datena. Me ajuda aí, ô meu! Que país é este? No futebol brasileiro tem essa coisa feia e mal cheirosa que é o Ricardo Teixeira. Na política brasileira a sujeira é total, perdeu-se a vergonha, é corruptão, corruptinho e corrupto. Pode escolher. PERDEU-SE A VERGONHA! Eu quero participar, quero ter orgulho do meu país. Quero pode olhar para frente e ver que tenho esperança de um emprego e de uma participação positiva com a minha comunidade. Não quero saber dos Sarneys, dos Jaders Barbalho, dos Delúbios, dos Josés Genoínos, enfim de todos, ops!, esqueci dos Waldemar da Costa Netos, ufa! E dá-lhe Ricardo Teixeira, Aldo Rebelo, Orlando Silva, Pagot, Alfredo Nascimento...Não dá, verdadeiramente, não dá para nominar os “bandidos da pátria amada”! Eu quero participar, com a minha indignação! Quero ter orgulho de mim, da minha família e, um dia, poder dizer aos meus filhos: sua mãe NÃO se calou! EU FUI UMA INDIGNADA BRASILEIRA! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

requeri disse...

os brasileiros não sabem reagir à hipocrisia, e são capazes de eleger políticos desprovidos de qq ética. ou seja, o brasileiro aplaude e prestigia os ladrões e sabotadores e, pacificamente, se contenta com o pouco que tem.
estudantes e trabalhadores não vão às ruas contra a corrupção mas mobilizam uma cidade juntando milhões numa marcha gay, ou numa marcha evangélica, numa caminhada a favor da maconha, ou na comemoração pela conquista de uma taça num campeonato de futebol.
afinal, enfiaram goela a dentro do povo brasileiro, que este país é bom, acolhe todos, é o pais do futuro.
quem vai ter coragem de desmantelar essa estrutura???

é isso.

Delmanto disse...

É verdade, requeri. Você mostra o retrato exato da nossa realidade alienada e alienante. Mas é exatamente isso que vai mudar, eu acredito. Os povos árabes, especialmente o do Egito e da Líbia eram conhecidos por suas mansidões. Eram cordeirinhos nas mãos dos Ditadores cruéis e do mal. E isso por 35, 40 anos!!!
A força da rede virtual vem provando que os alienados estão despertando e que o lúcidos, mas mansos, estão retomando as rédeas de seus próprios destinos. No Brasil não vai ser fácil, mas vai acontecer, ou não estamos no Planeta Terra?!?
E quando acontecer, saia de baixo. A quantidade de corruptos que vai rolar...De políticos calhordas que serão execrados...De intelectuais omissos e parasitas...De muitos jovens precocemente “engolidos” por essa corrupção que vai aliciando aos poucos e, quando vê, está com o “rabo preso”, literalmente.
Eu acredito na força dessa onda democrática que está varrendo o mundo. Acredito no velhinho/moço francês que aos 93 anos lança o seu brado: “Indignez-vous!”
Acredito que a esperança vá alimentar esta nossa Nação jovem, fazendo de cada brasileiro um construtor da cidadania nacional, com desenvolvimento sustentável e em pleno Estado de Direito!
Acredito que esta Democracia Meia-Sola em que vivemos está com os dias contados e que a alvorada brasileira fará jus ao nossos heróis do passado. Valeu! Avante!!!

João Bosco Guimaraes Mafra disse...

Delmanto,

Poderemos fazer todos os tipos de manifestações contrárias a estas arbitrariedades que envolve infelizmente o Governo num todo.
Onde você mexer, sairão correndo os ratos de porão que controlam toda a maracutaia e descalabros do cotidiano governamental.
Não tem, não existe e não haverá uma Secretária, um Ministério ou um outro Departamento que não contenha podridão.
É uma pena pois somos mais de 190 milhões de brasileiros desamparados por uma minoria que não quer perder a oportunidade de estar por cima da carne seca.
Reforma são necessárias urgentes em todos os sentidos, mas urgente ainda uma REFORMA PARTIDÁRIA, REFORMA ELEITORAL.
Os desesperados políticos não se apresentam para mais nada nem para uma votação neste semestre todo, não houve, não aconteceu, aliás, me engano houve uma sim, a do aumento dos salários deles.
Delmanto, as vezes bate uma dor, porque já estive no quartel(enclausurado) mas ainda assim não tinha tanta roubalheira, tanta corrupção, tantos casos de nortes sem nenhuma prisão, isto aqui se transformou num país sem lei, ninguém mais respeita mais lei nenhuma.
Não sei não, meu amigo onde isto vai parar se NÃO TIVER UM BASTA URGENTE.

João Bosco

Delmanto disse...

Bravo, João Bosco. E isso aí. Todos estamos vendo a decadência da classe política e a descomunal falta de escrúpulos dos nomeados para os mais altos cargos até as pequenas chefias intermediárias. Isso sem contar com a atuação de pessoas que não fazem parte da estrutura ministerial como é o caso do Deputado Waldemar da Costa Neto, reincidente, conseguiu fugir do “Mensalão” e voltou todo faceiro a comandar, dentro do Ministério dos Transportes, a malversação do dinheiro público. Isso é caso de quadrilha! Por essas e por outras é que eu acredito que haverá UM BASTA! O brasileiro vai reagir. Espero que as entidades representativas, como a OAB, a CNBB e a ABI, por exemplo, encabecem uma série de providências para organizar a sociedade brasileira no caminho de uma mudança definitiva! Grande abraço, Delmanto.

Anônimo disse...

Ródrio (edsonrodrio.blogspot.com)
comentou 9 horas atrás

Maravilha de post, amigo Delmanto - é verdade. O discurso dos políticos esta cada vez mais repetitivo - todos afirmam a mesma coisa, mas ação na prática, ninguém vê. Acho que os eleitores que têm na mão um poderoso intrumento para mudar essa triste realidade devemos observar os passos de nossos representantes com mais atenção. Todos afirmam ter o caminho para melhorar a vida dos brasileiros, no entanto, nehum deles trilha esse caminho. Abração, amigo.

Delmanto disse...

Obrigado, Ródrio. Posições como a sua é que nos dão esperança de que haja um caminho novo na política brasileira. Esteja certo que o seu pensamento não é isolado e nem o post é uma mensagem que não encontra retorno. Eu acredito firmemente que haverá uma reação positiva para a higienização de nossa classe política numa primeira etapa para, depois, ser feita a Reforma Política – a Mãe de todas as outras reformas necessárias. Avante! Grande abraço, Delmanto

Anônimo disse...

Inforpaulo
(www.inforpaulo.inf.br)

comentou 9 horas atrás
No caso da Bélgica, já fez 1 ano que estão sem governo, o PIB aumentou e a despesa publica caiu

Um chamado governo provisório comanda o Pais como um grupo de gestores e tem funcionado bem no meio daquela crise toda que existe na Europa

Um abraço

Postar um comentário