agosto 20, 2011

Redes Sociais: Para Onde Vamos?!?

“Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...” Fernando Morais – jornalista e escritor.

Desde o início, nos propusemos a ser um FORUM CULTURAL, onde a “intelligentzia brasileira” pudesse buscar o debate aberto, eliminar suas dúvidas, partilhar suas experiências, enfim, participar, de forma efetiva, da construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do Brasil. E o surgimento, com vida própria e conseqüências marcantes, das redes sociais, tem deixado a “vanguarda pensante” de nossa sociedade com um interesse maior ainda, no entendimento desse fenômeno social e na interação que ele proporciona para as conquistas sociais e para a higienização política do país.



Redes Sociais/ Wikipédia/ leia aqui

Fórum Cultural e Político/ leia aqui

Recentemente, saiu um trabalho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, muito bem elaborado e objetivo. Já temos publicado, como complementação para os nossos debates, textos publicados por terceiros, inclusive de Cesar Maia. Na busca da compreensão dessa Revolução da Informação que está tomando o mundo de assalto, com a Rebelião dos Indignados acontecendo na Europa, a Liberdade de Imprensa passa a assumir aspectos de importante ferramenta para a manifestação cada vez maior – até de maneira imprevisível! – dos segmentos sociais mais participativos.



A Liberdade de Imprensa/ Novos Caminhos/ leia aqui

A Revolução da Informação/ leia aqui

A Revolta dos Indignados/ leia aqui

Assim, trazemos para conhecimento e debate, este trabalho de Cesar Maia. É um esforço de um militante político diferenciado e que nunca esteve preso a “fórmulas” milagrosas de ideologias que atrasaram e manietaram, por décadas, a humanidade. Só a sua busca de compreensão, já o qualifica. Vamos lá:

REDES SOCIAIS ATROPELAM A 'SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA'!
1. Um acompanhamento cuidadoso das mobilizações ocorridas nos países árabes e na Europa, que vem sendo acunhadas de "os indignados", mostra a completa ausência indutora de sindicatos, associações locais ou profissionais ou partidos políticos. Essas mobilizações têm como vetores indutores as redes sociais, as mídias sociais.2. Ou seja: a chamada 'sociedade civil organizada' perdeu sua capacidade de mobilização e liderança, vis a vis as redes sociais. Isso vale também para os partidos políticos, que se fossilizam exclusivamente na atividade parlamentar e falam para eles mesmos e para os meios de comunicação.
3. Neste aspecto, essa é a primeira mudança profunda desde a revolução francesa, ou seja, desde mais de 200 anos. Portanto, essa mudança não deve ser tratada apenas como um fato interessante para a curiosidade dos analistas. Deve ser tratada como um fato histórico que muda as relações dentro da sociedade civil, dentro da sociedade política e entre ambas. As redes sociais superam a disjuntiva entre democracia representativa, via eleições parlamentares, e democracia direta, via sociedade civil organizada.
4. Uma democracia direta eletrônica com a característica básica de ser horizontal e não ter coordenações, lideranças e organizações estáveis. Não se consegue impor um clichê, ou um nome para um segmento em ebulição nas redes sociais. Não se pode chamar de associação, sindicato ou partido, esta ou aquela rede. Não tem forma nem sede.
5. E as associações civis e políticas que imaginarem poder usar as redes sociais como instrumentos seus, vão perder tempo. Elas têm, de certa maneira, de se dissolver nas redes, resgatando sua integridade pela unidade de suas idéias, sem a pretensão de reproduzir nas redes sociais a forma de fazer política social ou partidária à qual estão acostumados.
6. Esse é um processo que já começou e que vai desenvolver no tempo, os seus caminhos, os seus métodos. Os que pensam ser um modismo serão atropelados. Os que tiverem humildade e estudarem a sua lógica vão se antecipar aos demais nessa transição de organizações verticais rígidas para redes horizontais plásticas e automobilizáveis.
7. E de tal agilidade e rapidez, que quando se estiver fazendo um estudo de caso, outros estarão surgindo. Nenhum permanente na forma e todos permanentes no método”.
(Ex-Blog de Cesar Maia/19/08)


5 comentários:

Delmanto disse...

"INDIGNEZ-VOUS!”/ INDIGNAI-VOS!

Stéphane Hessel, um francês com 93 anos (!!!) escreveu e publicou um opúsculo, de 30 páginas, com o título acima. Esse livreto está batendo o recorde de vendas na França, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos! É um chamamento cívico para que as novas gerações se mobilizem e demonstrem a sua discordância com a realidade política dos chamados países desenvolvidos e da chamada democracia tradicional (democracia meia-sola).

O “Indignai-vos” foi traduzido para várias línguas, inclusive para o português. E ganhou repercussão mundial, graças à divulgação dada pela rede virtual. Tornou-se o símbolo de um movimento que pretende ser o contraponto a tudo o que representa o atual processo de globalização.

Muito importante é a inovação na organização do movimento: NADA DE PARTIDOS POLÍTICOS!!! É, sem dúvida, uma busca ao ideal da democracia, como na Grécia! Não há no movimento europeu a representação e a delegação de poderes, nada de partidos e nem de sindicatos...

Com a presença de intelectuais, artistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais liberais, o movimento dos INDIGNADOS reconhece a necessidade de institucionalizar politicamente as mudanças necessárias e, no nosso caso, será através da sociedade organizada chegando à CONSTITUINTE, com prioridade para a Reforma Política!"

Anônimo disse...

A chamada Rebelião dos Indignados está dominando as manifestações populares nos países europeus. E é bem diferente do que ocorreu e vem ocorrendo na Ásia e na África. Lá foram as massas populares cansadas da opressão de décadas das Ditaduras cruéis e, tomando conhecimento pela rede virtual de seus direitos e, mais, tomando conhecimento de como vivem os outros povos, se revoltou e pôs e ainda vai por abaixo muitas Ditaduras! No chamado primeiro mundo (Europa) os INDIGNADOS querem mudanças constitucionais que transformem as Democracias existentes já esclerosadas e estáticas em modernas e representativas, trazendo o desenvolvimento sustentável a seus países em pleno estado de direito. O nível de desemprego na Europa está muito grande e os governantes em uma apatia rotineira sem olhar a realidade mundial e as necessidades imediatas da população. Não sendo um movimento dominado por partidos políticos, está conseguindo mobilizar a população esclarecida. Essa onda democrática a mobilizar a população PRECISA chegar ao Brasil, precisa chegar à América Latina. Vamos nos mobilizar. Só a sociedade organizada consegue mudar politicamente o país. É possível a mudança. Vamos nos ligar. A rede virtual aí está à nossa disposição. Chega de corrupção. O Brasil não pode ser o país da impunidade e dos políticos picaretas! (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

É impressionante! A adesão às redes sociais na web crescem e se multiplicam em uma velocidade nunca vista na história da comunicação de massas. Quem corre vai ficar onde está e quem ficar parado vai ser atropelado... Hoje, é preciso que a pessoa esteja atenta e procure interagir no seu local de trabalho, aonde estuda, pela internet, sei lá! O que não pode é acreditar no “papai-mamãe”, ou seja, que através dos sindicatos esclerosados ou através de partidos políticos falidos e fora da real ou em organizações maçônicas que pararam na época em que monitoravam a educação de Dom Pedro II... O mundo gira a uma velocidade – via redes sociais! – que só os que estiverem atentos conseguirão sobreviver em termos de cidadania e de construção de dias melhores com o conseqüente arquivamento desses pulhas que tomaram a Pátria de assalto. Quem viver, verá!!! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

No caso dos “Vândalos Londrinos” , a rede social funcionou da mesma forma que funcionou para derrubar cruéis ditadores ou para alertar governos estáticos e, até certo ponto, esclerosados. Mas desta vez foi para o mal, com objetivo definido: saques, depredações, quebra-quebra e incêndios...A “bolha social” da parte pobre e desprezada dos bairros distantes londrinos explodiu...E assustou. A massa ensandecida, é sabido, é incontrolável. Ela atropela quem aparece pela frente, inclusive a polícia! A Inglaterra e o mundo civilizado pararam assustados e não é para menos. Foi um aviso escrito com o desespero de jovens castrados em seus sonhos e em suas esperanças. Lição para meditação. Os mal feitos da Ásia e da África, com seus títeres derrubados, foi aplaudido por todo o mundo. A Revolta dos Indignados na Espanha, também. E agora, com a cuspida na cara da parte “bem” da sociedade e o ponta-pé certeiro no traseiro das acomodadas autoridades?!? É para parar e pensar muito. E o nosso Brasil com esses calhordas que rapinam o dinheiro do povo? E os “chefetes” que são poupados? ALERTA!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Muito bem lembrado o caso dos “Vândalos da Inglaterra”! Pela rede social, eles marcam hora e local. É uma grande armação. Todos estão acessando para o grande encontro. Impossível controlar, as autoridades tentaram controlar a internet e não conseguiram. Procuram sustar a rebelião com a força policial, não deu certo, só fez crescer a fúria dos vândalos. A sociedade, as leis, as estruturas sociais não estavam e não estão preparadas para esse tipo de enfrentamento. Urge uma saída. Eu acredito que os governos dos países chamados do primeiro mundo devam fazer uma auto-análise para ver onde estão falhando e corrigir esses erros com urgência. E qual seria a solução para a recessão concreta dos países da Europa e para os desempregos crescentes? E a “bolha social” pobre e sem perspectivas dos bairros distantes da capital da Inglaterra? Por essa ninguém esperava. É como diz o Faustão: “Se vira nos trinta!”, ou seja, tem que haver uma solução, um ponto de equilíbrio... Na verdade, os vândalos são os que se aproveitaram da facilidade das redes sociais para porem para fora os seus instintos para o mal, para a bandidagem! E agora? (danilo-gomes40@live.com)

Postar um comentário