outubro 09, 2011

Acorda, América! Acorda!!!


"A política é a habilidade de prever o que está para acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo mês e no próximo ano. E para ter a habilidade de explicar mais tarde porque não aconteceu."
- Sir Winston Leonard Spencer-Churchill -


Na Espanha e na França é que tiveram início os movimentos dos INDIGNADOS! E os EUA eram uma estranha exceção a essa onda que estava assustando o mundo. Mas tudo mudou. Os INDIGNADOS DA AMÉRICA já são uma realidade. Com a Polícia prendendo 700 manifestantes. A palavra de ordem foi OCUPAR WALL STREET !

E no movimento dos INDIGNADOS DA AMÉRICA ficou claro que a crise não era passageira e, sim, ESTRUTURAL. O mundo ocidental capitalista precisa se reinventar. Com os longos anos de bonança, a classe média (classe termômetro) ficou acomodada. Veio uma estagnação suave, mas sempre restando a esperança de que seria, sim, possível uma evolução, uma ascensão social. Foi a paralisia da classe média. Começaram os empréstimos bancários e... a bolha explodiu (financiamento imobiliário). A Nação está tomando consciência da gravidade da situação. Os jovens já sabem que estão e ficarão sem empregos e não terão a ascensão social almejada. É o fim do sonho americano...

O protesto dos INDIGNADOS é um movimento de protesto que começou em Wall Street e já atinge 16 cidades americanas e cerca de 200 municípios se preparam para se incorporarem ao movimento. E tem recebido, desde o seu início, o apoio e colaboração das celebridades, sendo que uma delas, Yoko Ono, disse “amar esse movimento!”

São as VOZES DA AMÉRICA! Para os ativistas eram mais de 20 mil, para a polícia não chegavam a 10 mil. E os protestos eram pelo alto desemprego, quase a 10% da população ativa, pela excessiva proteção governamental aos bancos, pelos despejos, pela falta de perspectiva de um futuro melhor para a classe média e seu sonho de ascensão social. NÃO, nada vai mudar com esse sistema...Nada vai mudar!

REFUNDAÇÃO EUROPÉIA

Sobre este mesmo problema, o ex-primeiro ministro da Espanha, Felipe Gonzalez, tem exposto com precisão a sua preocupação com a movimentação dos Rebeldes Indignados e, por que não, com a própria situação econômico-financeira dos países europeus. Diz ele:

Refundação Européia: este é uma boa forma de colocar. O que você precisa ter em mente é que a União Europeia tem sido extremamente bem sucedida durante a sua existência e agora não está conseguindo lidar com a mudança vivida pelo mundo, uma mudança civilizatória. É uma crise econômica, mas também de novas partilhas do poder, de novas fronteiras do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. Estamos em uma fronteira que levamos 50 anos para perceber, quando já não somos tão relevantes, a mesma que ocorreu na mudança da sociedade agrícola e artesanal para a industrial. O Ocidente está claramente perdendo posições frente ao Oriente e, dentro do próprio Ocidente, a Europa está se tornando muito atrasada e marginalizada.

Isso, por falta de compreensão do fenômeno e pela recuperação do nacionalismo egoísta/torpe, sem inteligência. Se não adaptamos aos novos tempos o nosso modelo, que é muito bom, a irrelevância vai continuar. E o ruim é que a UE perde relevância para os cidadãos; se perde para eles, como é que vai mantê-la para os outros? O que me angustia é que a Europa não está consciente de que estamos em uma transição histórica de Era; em uma situação de emergência que não é aquela que vivemos no dia a dia, mas de mudança civilizatória, de modelo. (ex-blog de Cesar Maia 12/09/2011)


ACORDA, AMÉRICA! ACORDA !!!

Vejam que Felipe Gonzalez vai direto ao ponto: “Estamos em uma transição histórica de Era”, em uma “Mudança civilizatória, de modelo”. E neste aspecto, os EUA tem imensa responsabilidade pelo atual modelo econômico-financeiro que rege o mundo capitalista. É preciso reinventar o capitalismo ou refundar o Mundo Ocidental. E temos a certeza de que estamos em uma Transição Histórica de Era, em uma Mudança de Modelo da Civilização!

A Comunidade Européia e, agora, os Estados Unidos, precisam atentar para as manifestações das ruas, para a voz das ruas. Paira no ar a lembrança de 1968! Os jovens estão mandando os seus recados: não basta o Estado bem estruturado, é preciso atentar para a situação de seus habitantes: o nível de emprego está satisfatório? O bem estar da população, de um modo geral, está condizente com o grau de desenvolvimento do Estado? A população e a sua juventude estão com perspectivas positivas para o seus respectivos futuros?!?
A HORA É AGORA: ACORDA , AMÉRICA!!!


8 comentários:

Delmanto disse...

Com certeza esse é um aviso certeiro! No coração econômico da América: Wall Street !
Mais uma mobilização pelas redes sociais. Os Indignados da América mostraram as suas caras. Jovens, mulheres, profissionais liberais, celebridades (artistas, intelectuais, escritores, jornalistas, etc.), sindicalistas, enfim, a classe média americana se posicionando contra a realidade econômica que o mundo ocidental está vivendo. O Sonho Acabou?!? O Sonho Americano Acabou?!?
A classe média – chamada de classe termômetro – é que está no comando dos protestos e de todo o movimento.
Nem todos estão compreendendo que é UMA TRANSIÇÃO HISTÓRICA DE ERA! É verdadeiramente uma MUDANÇA CIVILIZATÓRIA, UMA MUDANÇA DE MODÊLO!
E como disse sabiamente WINSTON CHURCHILL: “A política é a habilidade de prever o que está para acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo mês e no próximo ano...”
O modelo econômico-financeiro atual está no seu limite. Consegue-se – como na gíria popular: empurrar com a barriga! -, novos caminhos, novas propostas precisam, COM URGÊNCIA, serem debatidas. Vamos buscar as jovens lideranças de Harvard, de Stanford, da FGV/SP, da USP e de outras conceituadas instituições educacionais, para que nos dêem uma solução e que seja rápida!
A VOZ DAS RUAS está ecoando com absoluta clareza. Aos líderes da Nação Americana e das Nações responsáveis da América, urge um posicionamento.
E mais uma vez repetindo: estamos no limiar de UMA TRANSIÇÃO HISTÓRICA DE ERA!
Atenção! Atenção! Atenção!

Anônimo disse...

Dentro dessa visão, Ignácio Ramonet (Le Monde) expressa as suas preocupações. Vale conecê-las:
“Existe uma falta de visibilidade geral. Acontecimentos imprevistos irrompem com força sem que nada — ou quase nada — os faça emergir. Se governar é prever, vivemos uma evidente crise de governança. Os dirigentes atuais não conseguem prever nada. A política se revela impotente. O Estado que protegia os cidadãos deixou de existir. Existe uma crise na democracia representativa: “não nos representam”, dizem com razão os “indignados”. As pessoas constatam a falência da autoridade política e reclamam que ela volte a assumir seu papel de condutora da sociedade, por ser a única que dispõe da legitimidade democrática. Insistem na necessidade de que o poder político limite o poder econômico e financeiro. Outra constatação: uma carência de liderança política em escala nacional. Os líderes atuais não estão a altura dos desafios”.
............................................................................................................................................
“Os países ricos (América do Norte, Europa e Japão) padecem do maior terremoto econômico-financeiro desde a crise de 1929. Pela primeira vez, a União Europeia vê ameaçada sua coesão e sua existência. E o risco de uma grande recessão econômica debilita a liderança internacional da América do Norte, ameaçada também pelo surgimento de novos pólos de poder (China, Índia, Brasil) em escala internacional”.
.............................................................................................................................................
“O curso da globalização parece suspenso. Cada vez mais se fala em desglobalização, de declínio… o pêndulo foi longe demais na direção neoliberal e agora poderia ir na direção contrária. Já não é mais tabu falar em protecionismo para limitar os excessos do livre comércio, e pôr fim às realocações e à desindustrialização dos Estados desenvolvidos. Chegou a hora de reinventar a política e reencantar o mundo”

O ACORDA AMÉRICA! Serve para todos nós. Vamos ACORDAR! A HORA É AGORA! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

A expansão da industria de transformação no Brasil de 2008 a 2011 foi de APENAS 1%, dá para acreditar? A industria brasileira está desaparecendo. A política cambial do governo nos últimos 10 anos está condenando à falência a industria nacional. Em outras palavras, os jovens NÃO terão empregos. Como é que um país emergente vai, por algum tempo, ter ENGANOSAMENTE a sensação de que está fora da crise. Não é verdade. Estamos completamente enfiados na crise. A nossa juventude está SEM perspectivas.
Quando chegar a hora da verdade que será quando a industria chegar ao fundo do poço, como será? Vamos viver de exportar matérias primas para a China e outros países? Vamos virar o quintal desse mundão louco? Pô, vê se acorda Brasil! Se antecipe aos acontecimentos. Vamos à luta! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

requeri disse...

no parque zucotti, o quartel general do movimento, vale tudo.
feliz do povo que pode usar essa expressão, e fazer valer tudo, de verdade!!!

protestar contra o sistema político e econômico, ou contra qualquer aporrinhação, verbalizando, cantando, ou praticando qualquer ação usual é moleza. quero ver quem é capaz de protestar agasalhando os manifestantes. é o caso da vó marsha que, de agulhas de tricot em punho, sem ferir ninguém, está dando o que falar.
ela já deu gorros, cachecóis, pares de meias que ela tricotou, confortavelmente sentada numa cadeira, debaixo de um guarda-sol de praia.
apesar da maioria dos manifestantes ser de gente jovem, tem muita gente mais velha protestando, preocupada com o futuro do país, com as desigualdades ou, como essa vó tricoteira, querendo ajudar quem faz barulho.

é isso.

Anônimo disse...

O ser humano é um prodígio em reincidir no erro. Quem não se lembra do PROER, que o ex-presidente FHC criou para socorrer os Bancos? Foi a grande farsa. Os Bancos nunca ganharam tanto dinheiro como nos governos neoliberais de FHC e Lula. E, no entanto, são tratados a pão-de-ló...Agora, o mesmo está ocorrendo na Europa e já ocorreu nos EUA com a crise dos financiamentos imobiliários. Resultado: o povo fica sem emprego, o caos econômico-financeiro continua, mas os Bancos, Ah!, esses são protegidos pelos governos descompromissados com o futuro e com o social. Está mais provado que essa não é a solução. Essa atitude não recupera o MODELO CAPITALISTA que está doente! É preciso a ação de Estadistas, de Cidadãos Prestantes que realmente estejam entendendo a Indignação que está dominando os chamados países do 1º Mundo. Acorda, América!
E nós que estamos mais ao sul, sempre lembrando de como FHC foi tão bonzinho, vamos gritar; ACORDA, BRASIL!!!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É sempre bom voltar a beber água da boa fonte. Vamos, então, ao Mestre do Direito e da Cidadania: Rui Barbosa! É dele o projeto liberal da nossa primeira Constituição da República, de 24/02/1891. Redigiu-a em 2 dias, de seu próprio punho. Modelou-a com carinho, deu-lhe formas que o seu gênio lhe inspirara. Caprichou na confecção dos seus contornos, lapidou-a com a beleza incomparável da sua arte de mestre da língua e da pureza de estilo. Para fazê-la, Rui Barbosa buscou o modelo norte-americano. Achou que nesse modelo estava o ideal para o Brasil, de acordo com a nossa índole e a nossa formação democrática. O GOVERNO DA LEI. A IMPESSOALIDADE DAS LEIS acima dos homens. Essa foi a linha mestra da construção de Rui: o seu projeto é o de uma República organizada pela Lei e da Lei interpretada pelos Tribunais. Isso, em 1891.
Com o passar dos tempos, afinal a Constituição era do século XIX, o próprio Rui passa a propugnar pela alteração constitucional, de acordo com as MUDANÇAS SOCIAIS que se verificavam em todo o mundo. Já em 1919, em sua campanha presidencial, Rui Barbosa reconhecia: “As nossas constituições tem ainda por norma as declarações de direitos consagrados no século XVII. Suas fórmulas já não correspondem exatamente à consciência jurídica do universo. A inflexibilidade individualista dessas cartas, imortais mas não imutáveis, alguma coisa tem que ceder (quando já lhes passa pelo quadrante o sol do seu terceiro século) ao sopro da socialização que agita o mundo”.
Vejam a sensibilidade do político, do homem público, do ESTADISTA!
Hoje, o que se espera dos políticos responsáveis pelos países que lideram a Economia Mundial, é essa sensibilidade!
Vamos repetir o Mestre: “alguma coisa tem que ceder...” O regime CAPITALISTA está precisando se transformar. Ele está, há muito tempo, doente. Não dá para os dirigentes continuaram “empurrando com a barriga” uma situação de tal magnitude. As fórmulas superadas de ajuda do FMI não tem conseguido sucesso na recuperação dos países assistidos, muito pelo contrário, a situação tem se agravado.
Portanto, vamos apoiar a INDIGNAÇÃO justa das populações esclarecidas. A hora é agora!
VAMOS ACORDAR”

Anônimo disse...

Gracie Maria Mattos (Facebook): SERÁ AI NO BRASIL QUE A CLASE MÉDIA FICOU ACOMODADA, PORQUE, AQUI NA VENEZUELA VIROU FAROFA FRENTE AO VENTILADOR ... JAJAJAJAJAJA

Anônimo disse...

Para se ter uma idéia da REALIDADE do COLONIALISMO ECONÔMICO-FINANCEIRO a que estamos submetidos, vejam o que saiu na Jornal Nacional:
“ Empréstimo Pessoa Física: 6,69% ao mês ou 117,51% ao ano \ Cheque Especial: 8,23% ao mês ou 158,33% ao ano \ Cartão de Crédito: 10,69% ao mês ou 238,30% ao ano”
E BANQUEIRO sorrindo. Se quebrar, por ser mau gestor, não faz mal, o governo cobre. E o bancário em greve...
Ninguém está percebendo que estamos numa MUDANÇA DE ERA! Essa mamata vai acabar....FDP!.
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Postar um comentário