novembro 03, 2011

FHC: Um Quase Tratado sobre FHC e o PSDB


Blog Conversa Afiada/ charge do Bira

“avançamos algo mas muito pouco, tanto que nos últimos 15 anos os ricos aumentaram sua riqueza mais do que os pobres”. Fernando Henrique Cardoso (“Estadão”, 03/11/2011)

Esse trecho da matéria do jornal “O Estado de S. Paulo”, de 03/11, nos dá uma idéia do que pensa o ex-presidente. Achamos que apesar dos 16 anos (não dos 15 anos por ele citado) que o Brasil ficou estagnado nas gestões de FHC (8 anos) e LULA (8 anos), os Banqueiros ganharam EXAGERADAMENTE, os JUROS BANCÁRIOS foram os mais altos do mundo,a INDÚSTRIA NACIONAL está quase quebrada, aumentou a distância entre os mais ricos e os mais pobres e AS REFORMAS POLÍTICAS necessárias para o desenvolvimento sustentável NÃO FORAM FEITAS! Mas, hoje, não vamos MAIS UMA VEZ repetir o que pensamos sobre a gestão de FHC e do PSDB. Vamos inovar, vamos trazer algumas manifestações de cidadãos que emitiram suas opiniões nas matérias que postamos no decorrer deste ano. E, ao final, uma listagem (links) dos textos que fizemos sobre o FHC, o PSDB e a Política Nacional:

Delmanto disse...
Eu me alinho entre os que se decepcionaram com a gestão presidencial de Fernando Henrique. Eu esperava que ele fizesse um governo revolucionário, convocando as novas gerações da USP (de Direito e de Economia) e da Fundação Getúlio Vargas. Enfim, esperava dele um governo ousado, um governo de mudanças a se antecipar ao que viria tempos depois pelo mundo todo como a Onda Democrática e o movimento dos Indignados na Europa, tudo fruto da Revolução da Informação que transformou o mundo realmente na Aldeia Global.
E o que vimos? Além de por em prática uma política econômica neo-liberal que distanciou os mais ricos dos mais pobres, privilegiando os banqueiros e o capital especulativo, Fernando Henrique quebrou uma “norma pétrea” do nosso Sistema de Governo – o Presidencialismo: por pura vaidade aprovou (rascunho do mensalão) a reeleição para Presidente da República. Desde a idealização do sistema de governo, na 1ª. Constituição da República – fruto do gênio intelectual e jurídico de Rui Barbosa! – NÃO era, ou melhor, nunca foi permitida a reeleição. Deu no que deu...
Já com as privatizações, Fernando Henrique prejudicou o país, mas prejudicou principalmente, o Estado de São Paulo. Apenas para exemplificar, ao transferir o BANESPA para a União por conta da dívida de São Paulo, ele presidente e Mário Covas governador, o fizeram com tanta incompetência que a demora no acerto e o acumulo irreal de juros, nos proporcionaram uma realidade catastrófica! Isso sem falar da CPFL, privatizada (empresa modelo) a capitalistas que obtiveram apoio financeiro do BNDS (assim, até eu que não sou, seria empresário...) E outras privatizações como o desmonte da FEPASA, destruindo o transporte ferroviário de passageiros (adotado, com sucesso no mundo todo) e que fora, no Estado de São Paulo, fruto de uma luta CENTENÁRIA, que se superou a cada passo para implantar a rede ferroviária paulista (ora, como se transfere uma empresa de utilidade pública sem que sejam garantidas a prestação dos serviços e os seus bens materiais?!?) Tudo virando sucata...e quem responde por isso?
Agora, neste momento de crise de valores morais e de boa gestão da coisa pública, o ex-presidente me vem com esse mau exemplo, POR ESCRITO, publicado no tradicional jornal paulista! É lamentável. Isso leva a população à descrença de que é possível governar com seriedade, com transparência e civismo!
9 de agosto de 2011 09:31

É exatamente isso! O Fernando Henrique representa o sonho da geração de meados dos anos 60. Nós tínhamos orgulho de estarmos cursando Sociologia e Política. Na Faculdade que teve como aluno e professor o grande Darci Ribeiro, vivia o sonho de melhorar o Brasil e acabar com os maus políticos, oportunistas e desonestos. E FHC era o Norte! Sendo do interior, hoje, vejo que o que restou de nossas ferrovias é uma tristeza. E o Covas e o FHC é que fizeram essa maldade com São Paulo! Saiu, recentemente no “Estadão (11/06) a notícia de que o Ministério Público quer rever contrato da ALL (América Latina Logística) que é a concessionária das ferrovias. MOTIVO: dilapidação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. E alegando que o ABANDONO gerou R$ 40 bilhões de prejuízos. Essa, Os dois ficaram devendo a São Paulo. Hoje, não temos ferrovias decentes, as estações estão desmoronando pelo interior paulista. É um ERRO que o FHC ainda terá de explicar e muito! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)
16 de junho de 2011 09:20


O pavão está muito enfeitado. O ex-presidente Itamar Franco teve 2 escolhas antes de chegar no nome do Fernando Henrique. Com a não possibilidade dos dois primeiros nomes é que Fernando Henrique foi indicado por Itamar para ser candidato a presidente da república. Com o sucesso do Plano Real, o presidente Itamar elegeria até o José Serra se quisesse! Era tão popular o controle da inflação que até o Fernando Henrique com seu nariz empinado conseguiu se eleger. Porque ninguém esquece da surra que ele levou do Jânio Quadros quando disputou a Prefeitura da Capital, sendo apoiado pelo governador Franco Montoro e pelo prefeito “nomeado” da capital, o Mário Covas. Na ante-véspera da eleição foi tirar foto sentado na cadeira de prefeito. Suprema vaidade e prepotência. O Jânio venceu e chamou a imprensa para ver: “desinfetou” a cadeira na qual Fernando Henrique havia se sentado e “lascou” uma de sua “pérolas” inesquecíveis: “Nádegas indevidas sentaram nesta cadeira”! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)
16 de junho de 2011 09:54


O que o ex-presidente Fernando Henrique afirmou ao jornalista Kotscho, nos dá a postura política dele. Sempre se inspirou na figura do ex-presidente Juscelino Kubischek, como um modelo de democrata. É a prova provada de que FHC não é bom conhecedor de política! Juscelino teve os seus acertos mas sempre foi um oportunista e, na construção de Brasília, muito “bonzinho” com os empreiteiros que ficaram biliardários e muito bonzinhos com ele mesmo...No Golpe de 1964, Juscelino, muito esperto, querendo voltar à presidência, apoiou o militares, votou no Marechal Castelo Branco para presidente e ainda indicou o seu correligionário (PSD) e primo José Maria Alckmin para o cargo de vice-presidente dos “milicos”. O Juscelino foi tão bom exemplo que deu no que deu o governo do FHC. Sem esquecer que o Sérgio Motta (o Serjão) era o Palocci do Fernando Henrique. Resultado de tudo isso, do mau político que foi é que o PSDB já perdeu 3 eleições para o Lula e o Lula perdeu 2 eleições para o Plano Real e não para o FHC. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer. E agora vem querer defender a maconha, até no fim da carreira é preciso ter postura!(p.gomes27@yahoo.com.br)
16 de junho de 2011 10:15


falsidade intelectual, no Brasil, não tem limites! Em artigo (“Estadão”, de19/06) exageradamente exagerado para um acadêmico, o Sr. Celso Lafer, ex-ministro de FHC e sempre “protegido” pelo PSDB, cantou loas ao ex-presidente...Vejam a deslavada mentira que ele diz: “...é um raro caso, no Brasil e no mundo, de um grande intelectual que foi bem sucedido na política, alcançando a Presidência da República no primeiro turno, por voto majoritário, em duas sucessivas eleições”. Faz-me rir...A verdade verdadeira é que o presidente Itamar Franco, com o sucesso do Plano Real ELEGEU FHC para presidente. E era tanta a popularidade do Plano Real, que o presidente Itamar Franco elegeria até o José Serra presidente...rsrsrs E esse acadêmico ( é professor titular da USP!!!) diz mais mentiras: “FHC transformou a sociedade brasileira com o Plano Real...” MENTIRA! E, também, INGRATIDÃO! Nunca é citado o presidente Itamar – verdadeiro e único PAI DO REAL! E é bom lembrar a esse cidadão e intelectual (?) que o FHC foi a 3ª. Opção de Itamar. A primeira, era o Embaixador Rubens Ricupero – idealizador do Plano Real. O FHC só foi a 3ª. Opção! E, durante os seus 8 anos (lembrando que a REELEIÇÃO foi o “rascunho” do que viria a ser o MENSALÃO) não realizou as reformas necessárias ao país! É interessante o “Estadão”, com tanto passado honroso (põe passado nisso!) dê espaço a pessoas como esse bajulador cara de pau. (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)
19 de junho de 2011 14:30


Tirou daqui, ó! Na mosca. É revoltante porque eu já votei nesse cara almofadinha que vem dar uma de esperto! O Lula com todos os defeitos que tem e tem bastante foi melhor presidente que esse professorzinho que quer dar aula de “picaretagem política”. Vê se se enxerga, ô meu! Pensa que todos brasileiros são bobos e vão cair na sua conversa mole? O Serra bem que seguiu esse caminho, tentando “puxar” o saco do Lula e se ferrou. Esses Tucanos não são de nada. Nem o “sorvete de chuchu” aqui de São Paulo. Já nas próximas eleições vocês vão perder a capital e em 2014 o Lula vai eleger o futuro governador de São Paulo, acabando com esse domínio “cara de pau” do PSDB que privatizou tudo o que São Paulo tinha de bom: Banespa, CPFL, Caixa Econômica Estadual, FEPASA,Eletropaulo e vai longe! Os Tucanos PREJUDICARAM São Paulo! CHEGA!!!
(haroldo-leao@hotmail.com)
8 de agosto de 2011 19:25


Como o Poder revela as pessoas. Sim, revela, porque ninguém muda, apenas se revela. E o Fernando Henrique é essa coisa feia que saiu no jornalão dos Mesquitas. Eles se merecem. A verdade é que ele não pode atacar o Temer, o Wagner Rossi, nem o Sarney, todos conviveram com o FH desde a época do Covas e depois quando ele GANHOU a Presidência do Itamar Franco, graças ao Plano Real. E o cara nunca reconheceu nem agradeceu! Isso é genético. Ele é tão esperto que RECONHECEU como dele um filho que a “outra” teve, MAS com outro...ehehehe! Aqui se faz e aqui se paga! Mal exemplo. Era melhor ficar quieto. Queimou o filme! E é professor universitário! Ainda bem que eu votei no “velhinho”, no Plínio de Arruda Sampaio. É melhor, muito melhor do que esse “boca mole” que defende a maconha. Sai fora!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)
8 de agosto de 2011 19:39


Certas coisas, certas frases a gente nunca esquece e guarda. Essa, eu guardei. É do grande, corajoso e competente jornalista Paulo Francis. No artigo “O que é preciso saber”, no “Estadão”, de 10/11/1990, ele falava do FHC e do Serra, vejam que retrato perfeito: “Educação só pode ser de elite e uma elite é até necessária como breque ao asneirol de políticos. Dificilmente, num pais onde houvesse mais instrução, teríamos tido aquela cena grotesca de Zélia apresentando ao Senado seu plano para a dívida com apoio dos senadores, reunião de que Fernando Henrique Cardoso foi o “arquiteto”, Fernando que tem conhecimentos acima da média dos colegas, ele e José Serra, mas fascinados pelo poder, ambiciosos, fazem o jogo falso, do antiintelectualismo e populismo. Eu teria vergonha de me olhar no espelho se compactuasse com essa patuscada...”
O artigo de ontem (domingo) no “Estadão” apenas mostra o FHC como ele é: um político medroso, omisso e leniente. Sim, LENIENTE!!! (jair.castro66@yahoo.com.br)
8 de agosto de 2011 19:54


Com certeza, Delmanto, eu não cursei Ciências Sociais para ter que ouvir de alguém tido como especialista no ramo, que governo corrupto faz parte do Sistema e se o governante não for leniente com essas “pequenas mazelas”, ele quebra a estrutura e o Sistema emperra. Qual é?!? O FHC quer fazer um novo tratado, “Tratado da Leniência no Trato da Coisa Pública” ou algo parecido? Não se esqueçam da frase famosa a ele atribuída: “Esqueçam o que escrevi!” Como a dizer: o que eu escrevi como sociólogo não tem nada a ver comigo na política!” Ele desmentiu, disse que jamais havia dito aquela frase. Acontece que “por palavras e atos”, nos seus 8 anos de governo, ele deu total credibilidade à frase. Em outras palavras, ele agiu como se estivesse dizendo e repetindo, o tempo todo, aquela frase.
Seja como for, é muito grande a minha decepção. Vejam só: um país em fase de crescimento e de afirmação, tem a sorte de ter um presidente da república com a formação acadêmica do FHC e, depois da posse, passa a ver o neo-liberalismo na política econômica, a enxurrada das privatizações mal feitas e mal conduzidas, o famoso “trator” que era o Sérgio Mota passando sobre estruturas antigas e sobre oposicionistas, mas passando também por cima da cidadania estupefata!!! Agora, já em cima de seus 80 anos, depois de ter sido posto no armário pelo amigo Serra para que não prejudicasse a campanha (na opinião do Serra), volta à berlinda, carente, a defender a descriminalização da maconha... Que triste fim...O Brasil não merecia isso! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)
9 de agosto de 2011 08:42



3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem feito, Delmanto. Uma resenha de opinião popular sobre o PSDB e sobre Fernando Henrique. Esse trabalho mostra que o PSDB realmente não cumpriu a missão política à qual tinha se comprometido. Saiu do PMDB por causa do Quércia e, nas últimas eleições, acabou unido e elogiando o Quércia e o PMDB. Pura farsa. E o Serra que já havia traído o Alckmin nas eleições para a Prefeitura da Capital, trabalhando e elegendo o Kassab que era do DEM. Quer dizer, não existe ética política. E agora vem o Kassab com esse PSD, claro que sob a inspiração do Serra para utilizá-lo como “partido maria-vai-com-as-outras”...É muito triste o quadro político brasileiro. Que saudade de políticos coerentes... Que saudade do civismo e da mobilização política cidadã!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
M@riv@n comentou a notícia FHC: Um Quase Tratado sobre FHC e o PSDB.

Comentário:
Tive muita vergonha de ter um presidente como FHC. Não melhorou em nada a minha vida, mas não é isso que espero de um presidente, governador ou prefeito, não são vantagens pessoais. Da minha vida cuido eu, e se um governo não atrapalhar já está fazendo a sua parte.
Mas ser filha de um país endividado, desmoralizado internacionalmente, com um presidente prolixo, sem conteúdo e sem boas intenções, que vinha a público para nos informar que o Brasil ia mau, me enchia de vergonha ainda que eu não fosse responsável por ter sido eleito.
Eu sempre achei que os presidentes brasileiros não cumpriam a missão para a qual havia sido eleitos, se nos procuravam apenas para pedir mais sacrifícios, para informar a dificuldade de pagar as dívidas que foram feitas em nome do Brasil e que o Brasil nunca viu onde foram empregadas, se na calada da noite, como um narcodependente, vendia as riquezas do Brasil, mais uma vez sem pedir autorização ou dar satisfação do que faria do dinheiro proveniente da venda, ainda, para piorar a situação, argumentavam que "não precisávamos dessas riquezas", como se fosse ele a resolver o que queríamos para o nosso país.
Eu odiei a administração FHC, lamentei o segundo mandato conseguindo com negociatas suspeitas, como tudo que marcou essa administração, e fiquei feliz quando não conseguiu eleger seu sucessor para continuar nos humilhando, destruindo o Brasil.
Não só eu, a história nos conta, o Brasil da gestão Lula foi muito mais transparente, digno, próspero e confiável..
Tucanos Nunca mais!

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=fhc-um-quase-tratado-sobre-fhc-e-o-psdb&c=1422787

Anônimo disse...

Podem escrever e registrar. Em matéria de traição o PSDB é imbatível. O Geraldo Alckmin foi traído pelo Serra quando disputou a Prefeitura (o Serra apoiou o Kassab que era de outro partido). Agora, o Alckmin vai apoiar o Chalita que vai ser o candidato do PMDB e que é seu protegido e que foi um péssimo secretário da educação. Os traíras vão se esborrachar, porque o Lula vai lançar o ministro da educação, o Fernando Haddad, aquele advogado, formado pela USP, meio gigantão, que não é uma grande revelação, mas não é pior que o Kassab, que o Alckmin, que o Serra e muitas outras “tranqueiras” por aí. Vai ganhar a eleição e vai ter todo o apoiou da presidente Dilma e isso vai resultar na conquista do governo do estado em 1914. Vai ser a libertação do povo paulista do mando desses tucanos traíras e incompetentes. São Paulo vai mudar de ares, vai oxigenar a cidadania que está paralisada nestes quase 20 anos de domínio medíocre e prejudicial dos tucanos!
!(p.gomes27@yahoo.com.br)

Postar um comentário