novembro 16, 2011

Sinal Vermelho para presidenta Dilma!


“A reunião do G20 foi um sucesso relativo”, disse Dilma Rousseff. Havia menos gente na plateia do que na comitiva oficial

Ensinava Rui Barbosa: “...o grande mal da República, o seu mal inevitável. O mal gravíssimo e inevitável das instituições republicanas consiste em deixar exposto à ilimitada concorrência das ambições menos dignas o primeiro lugar do Estado e, desta sorte, o condenar a ser ocupado, em regra, pela mediocridade”.

Vamos começar, mais uma vez, em cima do ensinamento atualíssimo de Rui Barbosa. Sim, o mal gravíssimo e inevitável da República é condenar o primeiro lugar do Estado (a Presidência) a ser ocupado, em regra, pela mediocridade.

Algum mais acalorado e partidário pode alegar: “Mas o Fernando Henrique não é medíocre!” Concordo. FHC é um dos políticos com melhor cultura neste Brasil, MAS, no exercício da presidência foi, SIM, medíocre. É pena, mas é a verdade. Teve méritos? Teve. Manteve o Plano Real criado por Itamar Franco, mas privatizou sem controle de qualidade, fez aprovar a REELEIÇÃO (rascunho do MENSALÃO), NÃO fez as reformas indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do país e por aí vai... E o Lula, além de manter a REELEIÇÃO, viveu o MENSALÃO, etc. E, AMBOS, viajaram, viajaram, viajaram...

É a chamada síndrome do Reizinho! Quando, na verdade, não se tem notícia de algum Soberano ou Presidente da República, em qualquer país do mundo, que tenha viajado tanto... É caso para a psicologia investigar essa carência social que acometeu Fernando Henrique Cardoso e Luís Ignácio Lula da Silva... Apenas como contraponto, lembramos que Getúlio Vargas, com tanto tempo no Poder, não fez nenhuma viagem para a América do Norte e nem para os países da Europa: e não se compare Vargas com Lula e FHC...

Somente com a participação da intelligentzia brasileira é que conseguiremos levar o país para um regime democrático que lhe propicie um desenvolvimento sustentável. Nada pior do que termos governantes que só viajam e viajam e viajam. De PHD a militante sindical formado nas hostes partidárias, deslumbrados com o Poder e aplicando em suas gestões administrativas o mesmo “modelito” neo-liberal...

Sinal Vermelho para presidenta Dilma!

E chegamos ao governo da presidenta Dilma. E vemos uma quase manutenção do mesmo estilo em matéria de política externa. E essa política externa já foi definida como “DOS TRAPALHÕES”, numa referência ao assessor Marco Aurélio Garcia e ao ex-ministro das relações exteriores, Celso Amorim (denominado por Reinaldo Azevedo de MEGALONANICO).

Marco Aurélio Garcia

E a política externa conduzida por Lula foi um desastre, ganhando a alcunha de política externa “DOS TRAPALHÕES” , dando caneladas nos grandes países capitalistas, sobretudo nos Estados Unidos, e abstendo-se de condenar violadores de direitos humanos na ONU e uma nefasta aproximação com ditaduras como as de Cuba, da Venezuela, da Líbia, das Ditaduras da África e do Irã.

E para gravar na memória de todos, é bom lembrar que o Brasil, tanto na Monarquia como na República, contou com exemplares representantes que honraram a tradição de paz do país e conseguiram expressivas vitórias diplomáticas, como o Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Assis Brasil e tantos outros servidores exemplares!
Alceu de Amoroso Lima (Tristão de Ataíde), in Política & Letras, definiu bem: “Rui Barbosa era o homem cujo sonho mais vivo foi fazer do Brasil, pela força do Direito, potência Mundial; Rio Branco pensara o Brasil na América do Sul; Nabuco esboçara esse prestígio no norte do continente; Rui sonhava com o Brasil no mundo.” Foi uma Diplomacia vitoriosa!

Resumindo: a foto na abertura deste post dá a dimensão da realidade e importância do Brasil na atual conjuntura mundial. Na Reunião do G20 é risível o Brasil querer dar lição de como agir ao países que estão vivenciando a grave crise mundial. Pelo fato de os países do chamado BRICS (países emergentes, em desenvolvimento) não estarem passando por momento igual, graças ao fato de estarem alguns degraus atrás do mais desenvolvidos, não nos qualifica a donos da verdade ou de receitas miraculosas...

A foto diz da GRANDE repercussão da palestra da presidenta Dilma. O destaque dado pelo presidente Obama, pelo presidente Sarkozi e pela primeira-ministra Merkel à presidente da Argentina, Cristina Kirchner foi emblemática. Só o assessor Marco Aurélio Garcia não percebeu. O recado foi claro: a posição e os pronunciamentos do Brasil NÃO estão agradando. E o comentário da própria presidenta Dilma de que a poderosa primeira-ministra Ângela Merkel não sabe escutar dá a real dimensão de nossa política externa e a URGÊNCIA de se voltar a uma postura externa mais discreta, com menos viagens inúteis e megalomaníacas, fruto da “cabeça marxista” de um assessor especial que tem na antiga política da “guerra fria” a rota inevitável de nossa política externa, somada ao exibicionismo carente que imperou com FHC e Lula e suas viagens exibicionistas!

Ascendeu o SINAL VERMELHO, presidenta Dilma! O mundo mudou e mudou muito. O assessor Marco Aurélio Garcia está OUT! Completamente superado, fora do contexto. Vamos trabalhar na presidência. Aqui – no Brasil! – é que está e estará a grande repercussão de sua gestão. Deixe o Chanceler Patriota fazer o serviço externo!

ATENÇÃO! CUIDADO!!!



5 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, você acertou na mosca! É isso mesmo. Passamos pelo REGIME MILITAR, veio a redemocratização e, com ela , a chegada da ESQUERDA ao PODER. Que decepção!!!
Tivemos, como você já destacou em seu post “A Falsa Esquerda Brasileira”, 8 anos com Fernando Henrique Cardoso e mais 8 anos com Luís Ignácio Lula da Silva. SÃO 16 ANOS PERDIDOS!
NADA DE REFORMAS. NADA DE APRIMORAMENTO DA DEMOCRACIA. NADA!
Só houve o aprimoramento da LENIÊNCIA NAS RELAÇÕES COM O POLÍTICOS QUE FAZEM MALFEITOS!
E nas últimas eleições presidenciais, o “Apedeuta” (como o Reinaldo Azevedo chama o Lula) disse que pela primeira vez o Brasil não teria um representante da DIREITA nas Eleições Presidenciais. Cara de pau! E pra quê um representante da DIREITA se ele e o FHC “roubaram” todas as BANDEIRAS DA DIREITA e realizaram, ambos, um governo neoliberal, com o aumento da distância entre os mais pobres e os mais ricos e num período onde os BANQUEIROS NUNCA GANHARAM TANTO DINHEIRO, transformando o Brasil num excelente paraíso fiscal para os grandes ESPECULADORES DO MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL!!!
Eles foram e SÃO a DIREITA!!!
O Brasil NÃO evoluiu e passou pelo “DESMONTE” do ESTADO: as PRIVATIZAÇÕES feitas SEM CONTRÔLE DE QUALIDADE, ou seja, sem a garantia de que os serviços prestados continuariam com a mesma qualidade (o melhor exemplo foi a PRIVATIZAÇÃO da FEPASA que, entregue pelo Governo de São Paulo para o Governo Federal (FHC e Covas), foi sucateada e perdidos mais de CEM ANOS de trabalhos sérios de seguidas gerações de paulistas!)
Hoje, estamos todos vendo o que era a governabilidade dos governos de FHC e LULA. Vemos a queda, por corrupção, de vários Ministros. É a HERANÇA MALDITA deixada por Lula para a presidente Dilma! É UMA VERGONHA!!!
É preciso denunciar. Graças às redes sociais, a população se mobilizou no último 7 de Setembro! Foi só o começo. A sociedade organizada é que tem que tirar esses 2 partidos que FRACASSARAM no comando da Nação Brasileira. PT e PSDB não aplicaram nem o socialismo (PT) e nem a social democracia (PSDB) - fazendo, POR 16 ANOS! – uma administração NEOLIBERAL, com os juros mais caros do mundo (paraíso do especuladores internacionais), sem reformas e com a corrupção campeando por todo corpo estatal.
Queremos mudanças! Queremos retomar a DEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL!
(haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Esse Marco Aurélio Garcia é o conhecido “TOP-TOP” do gesto obsceno e que foi filmado. É da esquerda antiga, foi exilado, deve ter sofrido muito, mas não evoluiu. O mundo mudou completamente. A China agora é a segunda economia (capitalista) do mundo, só é comunista para tratamento com o povão. Cuba já liberou a propriedade privada para os cubanos, é gigantesca a quantidade de milionários na Rússia (antigos “atravessadores” do regime comunista). Enfim, esse assessor especial está fora de sintonia. Foi o grande defensor do Battisti, por sua ligação com a esquerda jurássica da França. É uma pessoa interessante para debates em cursos de ciências sociais e...só. Dá um tempo presidente Dilma. Vamos modernizar essa política externa!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olha, eu estou aprovando a Dilma, mas esse negócio de ficar viajando sem parar, como fez o Lula, não está com nada. O pessoal lá de fora gostava porque era exótico, ex-operário que virou presidente, etc. Mas resultado prático, nenhum. O negócio é que Executivo tem que executar, trabalhar, no dia a dia, acompanhando tudo. É o que eu quero da presidente Dilma. Por a mão na massa, não demorar tanto para por os “ratos” para fora e deixar o baixinho do Itamaraty viajar e viajar e viajar...É isso. Simples assim! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

É o “Casino Brasil” em plena atividade: os especuladores internacionais vem aplicar o seu “tutu” aqui, temos os juros mais altos do mundo! O setor produtivo da nossa economia está quebrado: é o desmonte das nossas industrias. Aumentou a diferença entre os mais ricos e os mais pobres. Já foram 16 anos dessa política neoliberal de FHC e Lula. A presidente Dilma precisa convocar as jovens inteligências da Economia/USP e da FGV/SP para que estudem uma fórmula que humanize mais o capitalismo e possa ser “jogado no lixo” esse capitalismo que está atrasando o país: um CAPITALISMO PRIMATA, UM CAPITALISMO ANIMAL!
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
M@riv@n comentou a notícia Sinal Vermelho para presidenta Dilma!.

Comentário:
Dilma sai-se muito bem na direção do pais. Serra certamente inconformado em haver perdido para uma candidata mulher, que
nunca havia exercido cargo eletivo antes, vai amargar uma
segunda derrota, desta vez ainda maior !

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=sinal-vermelho-para-presidenta-dilma&c=1435352

Postar um comentário