fevereiro 14, 2012

Matarazzo amplia a Cultura Paulista!


Absolutamente necessário que se dê crédito a quem trabalha efetivamente por São Paulo. Deixando de lado os “carimbos” que o qualificam de “serrista”, Andrea Matarazzo tem luz própria e uma tradição de trabalho que se confunde com a grandeza de São Paulo. Tem bom relacionamento com políticos de várias origens, como os saudosos Olavo Setubal e Herbert Levy, o empresário Antonio Ermírio de Moraes, o ex-prefeito Paulo Maluf, os ex-governadores Laudo Natel e Paulo Egídio Martins e com quase toda liderança do PSDB.

Foi ministro-chefe da Secretária de Comunicações da Presidência da República na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1999/2001) e Embaixador do Brasil na Itália  (2001/2001). Já tinha sido presidente da CESP e Secretário Estadual de Energia no governo Mário Covas. A nível municipal, foi secretário de coordenação das subprefeituras, e Subprefeito da Sé e desde 2010 ocupa a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

CICCILO MATARAZZO+ANDREA MATARAZZO
=CULTURA
É importante registrar os avanços culturais em São Paulo. Esse setor tem ficado um pouco parado nos últimos anos. Então, quando um jovem secretário estadual da cultura resolve arregaçar as mangas é preciso comemorar e divulgar.

O secretário Andrea Matarazzo tem destacado que o início de tudo começou com o então governador José Serra e foi concluído com o governador Geraldo Alckmin. Tudo bem.
Mas o grande mérito é de quem idealizou e efetivou essa grande obra cultural: o prédio idealizado, em 1951, no Ibirapuera, por Oscar Niemeyer será, 62 anos depois, ocupado por um rico museu, o MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA USP!
“Considerado um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina, o MAC-USP foi criado em 1963, quando Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, doou centenas de obras de arte de sua coleção para a universidade. Sua intenção era garantir a preservação do acervo, vinculando-o à USP e, ao mesmo tempo, dar oportunidade ao público de conhecer obras tão importantes. Ligado à pesquisa universitária, o MAC-USP tem também oferecido exposições com os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, que não pertencem ao seu acervo.

A reforma do prédio começou há quatro anos, com uma delicada obra de restauro das fachadas, recuperação estrutural e adaptação do prédio, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura. Foram executadas instalações elétricas e hidráulicas, de ar-condicionado, modernização dos elevadores e instalações dos brises (quebra-sóis). Também foram construídas paredes expositivas e duas torres para escadas de segurança e de serviço, refeitos o piso e a cobertura do prédio principal. Tudo isso sem alterar as linhas traçadas por Niemeyer, cuja arquitetura foi integralmente recuperada, como no caso dos brises na fachada, previstos pelo arquiteto no projeto original. Todo o complexo é dotado de acessibilidade e equipado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia”. (divulgação MAC/USP)

A inauguração desse importante espaço cultural ocorreu em 29 de Janeiro de 2012 e foi marcada pela presença de grandes personalidades políticas e artísticas e pela abertura da exposição O Tridimensional no Acervo do MAC: uma antologia, que conta com esculturas de artistas nacionais e internacionais.

Nas palavras do próprio Secretário Estadual da Cultura, o registro histórico do importante evento:
Hoje o acervo do MAC é um dos mais importantes de arte moderna da América Latina, com mais de 10 mil obras. Agora, no belíssimo Palácio da Agricultura, uma obra de arte e arquitetura projetada por Oscar Niemeyer, terá um lugar compatível com a sua importância. Por isso, foi perfeita a ideia do então Governador José Serra de levar o Museu para o Palácio da Agricultura. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é mais uma obra de arte que poderá ser vista pelo público. Foram três anos de obras no antigo Detran, concluídas por determinação do Governador Geraldo Alckmin. Um dos objetivos foi equilibrar o cuidado com a história e a arquitetura criada por Niemeyer e, ao mesmo tempo, modernizar e equipar o prédio para abrigar as obras de maneira segura.
Como paulistano e hoje Secretário de Cultura de Estado, sinto orgulho de, com o Governador Alckmin, entregar esse presente à cidade. A abertura da nova sede do MAC é a realização de um sonho de Cicillo Matarazzo e de todos que dão valor a arte e a cultura.”
NOVO MECENAS? NOVO CICCILO MATARAZZO?!?
Claro que não! É o jovem Andrea Matarazzo ocupando seus espaços e mantendo a tradição de trabalho e de cultura da Família Matarazzo. Como sobrinho-neto do CONDE FRANCESCO MATARAZZO, vem levantando a bandeira de trabalho da família com coragem, ousadia e competência. Assim, idealizou a INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA que consiste em levar para o interior, em exposições permanentes, obras artísticas de imenso valor. Assim, já anunciou a primeira PINACOTECA fora da Capital, para o município de Botucatu, que será instalada no prédio do antigo FORUM, obra arquitetônica de RAMOS DE AZEVEDO.

7 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante, toda essa riqueza em obras de arte estava praticamente “estocada” na Cidade Universitária. A recuperação do prédio projetado por Oscar Niemeyer e a instalação do Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP, no Parque Ibirapuera é, com certeza, a maior ação pró-cultura dos últimos 30 a 40 anos! Está de parabéns o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. São Paulo saiu ganhando!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, como interiorano, não posso deixar de comemorar essa idéia sensacional do secretário Andrea Matarazzo de interiorizar a cultura. Sim, o Governo do Estado é possuidor de milhares de obras de arte e não tem espaço disponível para expô-las ao público. As PINACOTECAS no interior do estado servirão para que a nossa cultura seja levada ao conhecimento de mais paulistas, principalmente da juventude que poderá fazer visitas monitoradas. Grande iniciativa. Parabéns! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É muito raro poder contar com uma preciosidade arquitetônica como o prédio do antigo Fórum “Des. Alcides de Almeida Ferrari”, em Botucatu, que leva a assinatura de Ramos de Azevedo. Os mais belos prédios públicos da cidade de São Paulo foram projetos arquitetônicos de Ramos de Azevedo. Acertou em cheio o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo e Botucatu ganhou a primeira Pinacoteca fora da Capital!
O secretário Matarazzo está duplamente de parabéns pela inauguração, após completa recuperação do edifício projetado por Oscar Niemeyer, do MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC/USP.
O Governo do Estado de São Paulo marcou importante avanço no campo cultural. E o interior do estado ganhou uma nova perspectiva no campo das artes plásticas e das obras de arte.
Parabéns, secretário Andrea Matarazzo! Sucesso!

Anônimo disse...

Delmanto, abaixo estou transcrevendo o comentário que fiz no post “A Semana de Arte Moderna e os Italianos de São Paulo”, onde faço citação de Ciccilo Matarazzo e do Mac:
“Impossível deixar de citar dois “ítalo-paulistanos”que foram vetores da cultura paulista: Pietro Maria Bardi e Ciccilo Matarazzo Sobrinho. Do primeiro, como consultor cultural de Assis Chateaubriand, nos foi legado o MASP – Museu de Arte de São Paulo. Do segundo, tivemos as Bienais no Ibirapuera e o MAC – Museu de Arte Contemporânea que agora está instalado no Ibirapuera, no antigo prédio usado pelo Detram mas construído para essa finalidade cultural por Oscar Niemeyer.”
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Delmanto disse...

O Estado de São Paulo teve um grande líder político, o Deputado Federal José Cardoso de Almeida. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, fez brilhante carreira política. Ocupou os cargos de Secretário da Justiça de São Paulo, Secretário da Fazenda, Secretário da Segurança Pública, Presidente do Banco do Brasil, foi líder do presidente Washington Luís na Câmara dos Deputados e faleceu em Paris, 1931, para onde fora exilado após a Revolução de 1930. E o Dr. Cardoso de Almeida era cunhado do arquiteto Ramos de Azevedo. Representante de Botucatu na política paulista e nacional conseguiu, com seu prestígio político, a construção do Fórum da Comarca de Botucatu, projeto do arquiteto Ramos de Azevedo. Foi uma grande conquista para Botucatu. Ramos de Azevedo já havia projetado os principais edifícios públicos de São Paulo: a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal, o Palácio das Indústrias, o Palácio da Justiça (hoje, Museu da Justiça), o Palácio dos Correios, a Escola Normal Caetano de Campos (hoje, Secretária Estadual da Educação), o Cemitério da Consolação (frontão) e outros edifícios públicos e privados.
Assim, o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo ao destinar a primeira PINACOTECA do interior paulista para a cidade de Botucatu, restaurando o magnífico edifício projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, está resgatando a cultura paulista ao dar destinação nobre ao antigo Fórum “Des. Alcides de Almeida Ferrari”, de Botucatu.

Anônimo disse...

querido armando,
belo artigo sobre o andrea. gosto mutíssimo dele e tenho imensa admiração por seu trabalho.
na época em que maria adelaide amaral e eu escrevemos "um só coração", ele foi um príncipe. colaborou com informações preciosas sobre ciccillo matarazzo e yolanda penteado.
e, finalmente, o mac está instalado no prédio que merece.
abs,
alcides
(Alcides Nogueira)

Anônimo disse...

Interessante esse processo que está para se iniciar de Interiorização da Cultura. São Paulo já teve um ousado processo de instalação de Faculdades de Medicina no Interior idealizado e levado ao sucesso pelo saudoso Prof. Dr. Zeferino Vaz: primeiro Ribeirão Preto, depois Campinas e Botucatu e quase 30 anos depois, Marília e São José do Rio Preto. A interiorização industrial já vem se processando há um bom tempo. É a descoberta do interior paulista. A região de Ribeirão Preto já é chamada de a “Califórnia Paulista”.
Agora, levar para o interior obras de arte em uma Pinacoteca, isso é o máximo! Meus parabéns ao secretário da cultura, Andrea Matarazzo e ao Governo de São Paulo.
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário