outubro 26, 2012

Gabriela inesquecível!!!

Ah! Aquela Gabriela é inesquecível...


A Rede Globo de Televisão fez o remake da emblemática novela “GABRIELA”, baseada no romance “GABRIELA, CRAVO E CANELA”, do consagrado romancista brasileiro, JORGE AMADO (1912/2001), lançado em 1958.

Na primeira versão, de 1975, a direção coube ao diretor Walter Avancini da obra adaptada para a televisão por Walter George Durst. Na primeira versão – a versão que marcou a televisão brasileira e revelou a artista brilhante que é Sônia Braga! Walter Avancini teve como seu auxiliar exatamente o Roberto Talma que hoje é todo poderoso na Globo e dirige um Núcleo de Dramaturgia.


Na nova versão, temos o Roberto Talma como Diretor de Núcleo, o Mauro Mendonça Filho como Diretor-Geral e Walcyr Carrasco como Diretor Executivo. Após 36 anos, a TV Globo apresenta o remake. Aliás, tem acertado nessas iniciativas, assim foi com o remake de “O ASTRO”, que sob a direção de Alcides Nogueira, foi sucesso e está representando a dramaturgia brasileira em importante premiação internacional.
A nova “Gabriela”traz toda a competência e o perfeccionismo da “Deusa Platinada”. Sônia Braga sendo, agora, substituída por Juliana Paes. Fúlvio Stefanini, com interpretação genial, sendo substituído por Marcelo Serrado que brilhou na novela anterior como “afeminado”, exagerou com bocas e caretas na interpretação do conquistador Tonico Ferreira. Nacib que teve toda a espontaneidade de Armando Bogus, teve na nova versão um Humberto Martins muito mais velho, cabelo pintado de preto graúna, mais parecendo o avô do Nacib de 1975...
E a famosa cena do telhado passou a ser o contraponto entre as duas versões, de 1975 e de 2012. É incomparável! Certas cenas de filmes ou de novelas ficam marcadas de forma emblemática no imaginário popular...

“Por isso, quando acontece uma releitura, gera-se expectativa em torno da regravação de tal momento marcante. Pense numa cena de Gabriela – a novela que consagrou Sônia Braga em 1975. Gabriela, moleca e inocente, sobe no telhado, pega a pipa que lá caiu e a levanta sorridente para a multidão lá embaixo, que está eufórica com a visão da bela mulher que expõe suas partes pudendas sem se dar conta. A cena é bonita, no melhor dos sentidos. Causa um misto de diversão – porque chega a ser engraçada – com emoção, por conta da pureza da protagonista. Marcou a TV e de lá para cá foi repetida inúmeras vezes pelos vídeo-shows da vida.”

Chega ao seu final a nova versão de “GABRIELA”, também um excelente trabalho, MAS fica a certeza de que permanecem – inesquecíveis! – os personagens da versão de 1975. É isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uiiii!!!!
Benza d’eus!
A Sônia Braga “povoou” o sonho de milhões de adolescentes e de muito marmanjo também... Ela no telhado pegando a pipa, com aquela carinha de inocente e com as maravilhosas partes pudentas expostas e - não muito! - aí é que estava a genialidade do diretor.
GABRIELA vai ficar como uma das grandes obras da televisão brasileira. E a Rede Globo está de parabéns! Faça mais remakes. Ilumine os nossos sonhos!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Quando fez a Gabriela, em 1975, a Sônia Braga estava com 25 anos. Já a Juliana Paes está com 32 anos. Sete anos não é muita diferença?!?
Cê que pensa...
Sônia estava com o frescor da juventude. Juliana, já madura, linda, mas era apenas uma belíssima mulher. A Gabriela encantada do Jorge Amado é a Sônia Braga, com música de fundo cantada pela Gal Costa.
Simples assim...
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É verdade. Tem cenas que marcam uma novela ou filme e consagram uma artista. A Maitê Proença no papel de Dona Beja, nua, na banheira, vai ficar para sempre na lembrança dos telespectadores. Que, olhos, que boca, que corpo...
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

requeri disse...

uma encheção de linguiça daquele canal de tv manipulador, enquanto não despeja tela abaixo, o famigerado bbb ...

e o povo acredita ...

é isso.

Anônimo disse...

nem dei confiança pra essa gabriela fajuta ... aquela atriz pode ser muito bonita, mas não é sonia braga ... maravilhosa!!!!
um bataclan ... é assim q escreve??? ... um puteiro q põe o moulin rouge no chinelo ... tem cabimento???? coisa mais sem medida ... jorge amado deve ter se revirado na cova umas 200 vezes ...
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Postar um comentário