agosto 26, 2015

A Beatriz de Chico Buarque...

A Beatriz de Chico Buarque...

Este blog tem, sempre, buscado a sua pauta, o seu tema, no site da “Tribuna da Imprensa”.Sempre atualizado, sempre abordando, de forma corajosa, os mais variados ssuntos. Mas, diariamente, traz um momento de poesia, como a minorar os horrores dos “malfeitos” quehumilham a Nação Brasileira. E, hoje, vamos transcrever a matéria dedicada ao Chico Buarque que escreveu a letra de “Beatriz”, com melodia de Edu Lobo:


sábado, 15 de setembro de 2012 | 10:01
O cantor, escritor, poeta e compositor carioca Chico Buarque de Holanda, deixou a sua genialidade invocar inspiração para fazer a letra da música “Beatriz”, tanto que foi buscar um poema de Jorge Lima, onde a personagem chamava-se Agnes e era equilibrista, mas chegou a um ponto que a letra não saía com esse nome, Agnes. Então, passado alguns dias, surgiu o nome “Beatriz”, que era a musa inspiradora de Dante Alighieri, a qual podemos notar quando Chico faz alusão ao citar na letra “comédia” e “divina”, mencionando outra obra de Dante, A Divina Comédia.
Dizem que Dante viu Beatriz uma única vez, e nunca falou com ela, nutrindo uma paixão que iria inspirar seus poemas. Beatriz é uma das canções do musical “O Grande Circo Místico”, cujo disco com o mesmo nome foi lançado, em 1983, pela Som Livre.
BEATRIZ
Edu Lobo e Chico Buarque
Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida
Olha
Será que ela é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida
Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz
Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida
(Colaboração enviada pelo poeta Paulo Peres – site Poemas & Canções)


BEATRIZ – Chico Buarque/ouça aqui

7 comentários:

Anônimo disse...

Ah...Beatriz...ou Maria... ou Narcisa ou...
Só eu sei quem tu és e só eu sei que “eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.”(Rubem Braga)
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Que bela produtividade teve a música popular brasileira nos anos 60 até meados dos anos 70... Músicas de protesto, músicas por mudanças sociais, músicas que já estavam sendo uma mudança profunda em nossa música popular... E quanta criatividade... Que riqueza de inspirações poéticas... Vendo a banda passar, a praça, pra não falar que eu não falei em flores, o que será o que será..., roda viva, pesadelo, passando pelos “olhos fundos” de Carolina... Chico Buarque representa bem todos que participaram do enriquecimento da MPB. Valeu!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Zuza Zapata disse...
Olá,
Encontrei esse blog enquanto procurava assuntos relacionados ao Chico. Muito interessante a postagem!
Abraços,
Zuza Zapata
www.zuzazapata.com.br

Anônimo disse...

Maria Thereza Cunha Delgallo (Facebook):
Acho Chico Buarque um poeta de letras e musicas lindas, embora desafine um pouco ...

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook):
Como fsazer um comentário à mesma altura ?? Impossível !! Lindíssimo !!!!

Anônimo disse...

Maria Eneida Marcondes Aiello(Facebook):
Nada como um poeta para falar de outro e vc Armando para unir as duas coisas!!!

Anônimo disse...

Jo Sant'Iago (Facebook):
Foi muito bom ler sua post, ainda de manha. Beatriz e uma das musicas que mais gosto.Cantada por Milton Nascimento, doi meu coracao.

Postar um comentário